entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Nova geração do Ford Explorer volta a ter tração traseira

Um dos maiores SUVs da Ford retorna uma tradição que possuía quando foi vendido no Brasil nos anos 1990

11/01/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Originalmente construído a partir do mesmo chassi da picape Ranger, depois convertido em um SUV urbano com tração dianteira e carroceria monobloco, o Ford Explorer retorna (parcialmente) às suas origens na sexta geração. Usando plataforma modular dos modelos da Lincoln, o SUV mantém a construção monobloco, mas volta a ter tração traseira. Mirando no segmento de luxo, o Explorer ficou ainda mais sofisticado.

Leia mais:
Conceito da Ford de 14 anos atrás será produzido em breve
Ford vende menos que Toyota e Renault em dezembro
10 versões legais não vendidas no Brasil de carros nacionais

Visualmente pode parecer somente mais uma reestilização pesada feita sobre a geração ainda vendida nos EUA, mas o Explorer 2020 é totalmente novo. A dianteira é marcada pela larga grade frontal integrada ao conjunto óptico retangular. O desenho robusto do para-choque da ao novo Explorer uma postura mais off-road.

Confira aqui ofertas de carros da Ford perto de você

A carroceria quadrada tem linhas fortes e marcantes. Como na geração anterior, o Explorer tem teto com efeito visual flutuante, artifício das colunas dianteira e traseira pintadas em preto. Na lateral, a coluna C lembra a do Land Rover Discovery Sport, enquanto a traseira guarda diversas semelhanças com a geração anterior, em especial no formato das lanternas.

Central multimídia ou tablet?

Além da mudança de tração, a maior alteração da nova geração do Explorer aconteceu no interior. O painel tem estilo robusto, com comandos físicos do ar-condicionado e do rádio concentrados na porção central do console. A manopla de câmbio rotativa veio do Fusion. Na versão topo de linha Platinum, toda porção superior do painel é forrada de couro, enquanto nas demais variantes é usado um material macio ao toque.

Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui

Em tecnologia, o SUV ganhou painel de instrumentos totalmente digital com tela de 12,3 polegadas, acompanhada pela central multimídia com tela na posição horizontal com 10 polegadas. Usando o mesmo sistema SYNC3 presente no EcoSport e no Ka, a central é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

SUV de luxo da Ford

Desde a versão de entrada, o novo Ford Explorer será equipado com ar-condicionado digital de duas zonas e internet 4G com roteador WiFi à bordo. A versão intermediária XLT agrega revestimento de couro, banco do motorista com regulagem elétrica de 10 posições, enquanto o do passageiro traz apenas 4 regulagens elétricas. Além disso, a variante traz botão de partida, painel de instrumentos parcialmente digital  com tela de 6,5 polegadas e entradas USB para carregamento de celulares na segunda fileira de bancos.

Subindo para o Explorer Limited, o SUV ganha revestimento de couro perfurado nos bancos, luzes internas decorativas, volante revestido de couro com aquecimento, bancos dianteiros e da segunda fileira com aquecimento, terceira fileira eletricamente rebatível, sistema de som B&O com 14 alto-falantes, carregamento de celular sem fio, cortinas na fileira traseira e banco do passageiro com 10 ajustes elétricos.

Por fim, o Explorer Platium traz grade frontal diferenciada, rodas cromadas, painel revestido de couro, painel de instrumentos totalmente digital, acabamento em madeira, bancos revestidos de couro com costura tri-diamante, teto solar duplo e abertura remota dos vidros dianteiros. O modelo ainda pode receber frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e park assist de segunda geração, capaz de controlar aceleração, frenagem e marchas sem intervenção do motorista.

Motorização

O novo Ford Explorer será equipado com motores da família EcoBoost. As versões de entrada usam o mesmo 2.3 quatro cilindros turbo que equipa Mustang e Focus RS com 304 cv e 42,8 kgfm de torque. O modelo intermediário usa o V6 3.0 turbo de 370 cv e 52,4 kgfm de torque. Haverá também um Explorer híbrido e uma versão esportiva ST, mas as especificações mecânicas de ambos ainda não foram reveladas. Tração, por padrão é traseira, mas há opção 4x4.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.