14/02/2024 - Rodrigo França / Fonte: iCarros
Em meio a tantos lançamentos de SUV, a chegada de um sedã clássico é sempre esperada para os fãs deste tipo de carro que estão cada vez mais raros no mercado. É o caso do novo Classe E que a Mercedes-Benz traz ao Brasil neste mês em versão única, a E 300 Exclusive, disponível a partir de R$ 639.900.
O modelo híbrido é impulsionado pelo motor quatro cilindros 2.0 de 258 cv de potência e 400 Nm de torque máximo, que trabalha com auxílio do sistema elétrico de 48 volts para alimentar o motor de arranque com 23 cv. O câmbio é automático de nove marchas, fazendo de 0-100 km/h em 6,3 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h.
O novo Classe E 300 Exclusive tem um visual elegante, com faróis full LED adaptativos e rodas aro 20 polegadas. Mas o grande detalhe fica por conta da estrela da Mercedes sobre o capô dando uma pegada clássica para o carro, que certamente vai agradar os entusiastas da marca e também do Classe E, que já tem 70 anos de história e está em sua 11ª geração como o sedã de luxo da Mercedes.
Mas não é só de tradição que o visual do carro chama a atenção – linhas modernas e acabamento com detalhes cromados dão um toque de esportividade ao carro. Para quem gosta de tecnologia, as maçanetas retráteis também garantem um importante diferencial.
O Classe E 2024 também traz conforto a todos seus passageiros graças a dimensões que fazem dele um carro bastante espaçoso no interior, mas ao mesmo tempo ser parecer grande demais para cidade – o peso total do veículo é de 1.855 kg (a maioria dos SUV supera as duas toneladas, por exemplo).
O carro mede 4.94m de comprimento, 1.948m de largura e 1.469m de altura. Como um bom sedã, tem boa capacidade no porta-malas, com 540 litros, garantindo bastante espaço para viagens em família, por exemplo.
Três telas e muita conectividade
Na parte interior, o Mercedes-Benz E 300 Exclusive se destaca ainda mais, com acabamento mesclando madeira e couro, trazendo aquela fundamental primeira impressão de luxo e requinte.
Também chama atenção a nova tela MBUX Superscreen, com 14.4 polegadas. Nela é possível fazer diversas configurações como ajustar o aquecimento dos bancos, trocar a cor da iluminação da cabine e aproveitar o navegador de internet “Vivaldi”.
Outra novidade é a câmera selfie e de vídeo posicionada no topo do painel. Com ela é possível gravar conteúdos, como fotos e vídeos – por segurança, estes acionamentos são feitos apenas com o veículo parado.
E quem vai aproveitar bastante essa parte de entretenimento é o passageiro ao lado do motorista, com uma terceira tela disponível, indicada para assistir vídeos via pendrive e também fazer ajustes no veículo. O display desta tela é comutável, reduzindo o brilho para que não haja distração do motorista.
Segurança para o motorista e o novo “Mercedes me Connect”
O novo Classe E é o primeiro modelo da marca a oferecer, no Brasil, o pacote de serviços Mercedes me Connect. Com ele, o automóvel estará sempre “online”, trazendo mais comodidades para o condutor.
Por meio de um aplicativo de celular, o motorista poderá abrir e fechar as portas, detectar eventuais batidas e tentativas de furto, determinar zonas máximas de uso em um serviço e valet, por exemplo, receber atualizações de softwares online e agendar manutenções de forma totalmente automática e digital.
O pacote de segurança do Classe E vem completo: controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alertas de ponto cego, assistente de manutenção de faixa e até um assistente de atenção. Esse último item funciona da seguinte forma: o carro pode detectar a distração do motorista, caso ele fique muito tempo sem as mãos no volante. O veículo emitirá um som e também um alerta visual no painel.
O novo Classe E ainda recebe câmeras 360º, sistema de som Burmester® Surround Sound System 4D, teto solar panorâmico, painel de instrumentos 3D, sistema de esterçamento do eixo traseiro auxiliando manobras e sistema de suspensão a ar – AIRMATIC.
Em nosso primeiro contato com o carro, o teste nas ruas de São Paulo mostrou como o sistema consegue proporcionar conforto ao motorista e passageiros mesmo em um asfalto mais irregular.
As retomadas também chamam atenção, mostrando a eficiência do conjunto com o motor a combustão rendendo 258 cv junto com o motor elétrico de 23cv. Isso sem contar o enorme prazer ao dirigir um carro em que cada detalhe foi pensado para o conforto do motorista, com dezenas de itens na cabine te ajudando a ter uma experiência única ao volante – estamos falando de um Mercedes-Benz afinal de contas.
Com isso, alinhando tanta tecnologia e, ao mesmo tempo, respeitando seus princípios e tradições com mais de sete décadas de história, o novo Classe E mostra que ainda há espaço para os sedãs no mercado de luxo.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro