Toyota Corolla 2020 Hybrid faz 16 km/l e custa até R$130.990

Totalmente renovado, sedã médio da Toyota traz três versões com novo motor 2.0 e duas com sistema híbrido

03/09/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Sedã médio mais vendido do Brasil e carro mais vendido no mundo, o Toyota Corolla chega em nova geração quebrando dois paradigmas. Ele é o primeiro carro híbrido produzido em solo nacional além de ser o primeiro híbrido flex do mundo. Vendido em cinco versões, o Corolla 2020 traz novidades em todos os cantos.

Híbrido ou 2.0

A nova geração foi construída sobre a nova plataforma GA-C que faz parte da família TNGA que dá vida ao Prius e ao RAV4. A base é preparada desde sua essência a receber sistema híbrido. Além disso, ela é mais leve, 60% mais rígida e tem centro de gravidade 10 mm mais baixo que a atual base usada pelo sedã médio. Isso possibilitou à Toyota instalar baterias do sistema híbrido na parte inferior da carroceria, não atrapalhando o espaço interno.

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Grande estrela da linha Corolla, o motor 1.8 flex de 101 cv e 14,5 kgfm fica ligado a dois motores elétricos que rendem juntos 72 cv e 16,6 kgfm e são posicionados na dianteira. A Toyota não divulgou potência e torque combinados. Para as versões mais baratas há o novo 2.0 Dynamic Force VVT-iE de 177 cv e 21,4 kgfm de torque – em relação ao antigo Corolla, o modelo 2020 ganhou 23 cv e 0,7 kgfm de torque.

O Toyota Corolla Hybrid tem consumo registrado na cidade de 10,9 km/l com etanol ou 16,3 km/l com gasolina. Já na estrada, os números caem: 9,9 km/l com etanol e 14,5 km/l com gasolina. Isso se deve ao uso maior do motor a combustão em detrimento das baterias do sistema híbrido.

Já o Corolla 2020 com novo motor 2.0 VVT-iE Dynamic Force faz na cidade 8 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina. Na estrada, ele registra 9,7 km/l com etanol e 13,9 km/l na gasolina. Os números são melhores do que o do atual Corolla que faz na cidade 7,4 km/l com etanol e 10,7 km/l com gasolina. Na estrada ele registra 9,1 km/l com etanol e 13,2 km/l com gasolina.

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A transmissão automática do tipo CVT é nova e agora traz dez marchas simuladas contra sete do modelo atual. A Toyota manterá o sistema de engrenagem para a primeira marcha, permitindo que o Corolla arranque com mais força e sem subir demais a rotação, como é típico dos sistemas CVT comuns.

Cinco versões

Para a nova geração, a Toyota deu uma mexida nas versões. Com a chegada do modelo híbrido, o preço médio do Corolla subiu. Além disso, todas as variantes ficaram um pouco mais caras. A versão esportiva XRS saiu de linha e pode ou não voltar nessa nova geração.

A versão de entrada GLi que antes era vendida com motor 1.8 adota o novo 2.0 e sobe R$ 20 mil no preço, partindo agora de R$ 99.990. Ele vem equipado com faróis em LED com luz diurna com acendimento automático, direção elétrica progressiva, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, sete airbags, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, bancos de couro e tecido, rodas de 16 polegadas, ar-condicionado manual e volante com comandos de som.

Versão mais vendida, a XEi ficou R$ 5 mil mais cara quando comparada à geração anterior. O Corolla XEi 2020 traz rodas de 17 polegadas, piloto automático, bancos revestidos de couro preto, modo Sport, chave presencial, faróis de neblina, retrovisor eletrocrômico e ar-condicionado digital. Por ele a Toyota cobra R$ 110.990.

O Corolla mais caro com motor 2.0 é o Altis Premium e traz teto solar, faróis Bi-LED, bancos com regulagem elétrica, rebatimento automático dos retrovisores, sensor de chuva, lanternas traseiras de LED e pacote Toyota Safety Sense (piloto automático adaptativo, farol alto automático, alerta de desvio de faixa e frenagem autônoma de emergência) como itens de série. O modelo ficou mais caro, chegando a R$ 124.990.

O Corolla Altis Hybrid de entrada sai por R$ 124.990 e se baseia no XEi 2.0, apesar de perder os paddle shifts. Ela traz rodas de liga leve de 16 polegadas, lanternas traseiras de LED, interior em couro preto ou bege, comandos de voz, painel de instrumentos com tela de 7 polegadas, piloto automático, ar-condicionado digital de duas zonas e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.

Por fim, o Toyota Corolla mais caro é o Altis Hybrid Premium de R$ 139.990. Ele traz todos os itens da versão Altis Premium 2.0, que agrega grade frontal black piano, teto solar e Toyota Safety Sense, equipamentos presentes no Altis 2.0 2020. Em comum à versão Altis 2.0 está a roda de liga leve de 17 polegadas e o revestimento interno de couro bege e marrom. 

As vendas do Toyota Corolla 2020 começaram em 2 de setembro em todas as concessionárias da marca.Para a linha 2020, o Toyota Corolla será disponível nas cores Branco Polar (sólido), Branco Perolizado e as metálicas Preto Eclipse, Prata Supernova, Vermelho Granada, Marrom Urban e a nova Cinza Celestial. 

Revisões programadas

Para quem estava preocupado que os preços das revisões do Corolla poderiam subir por conta do sistema híbrido, pode respirar aliviado. Comparativamente ao Prius, o Corolla tem as seis primeiras revisões mais baratas em todas as situações. As revisões são anuais ou a cada 10 mil km.

A primeira parada custa ao dono do Corolla Hybrid R$ 289 contra R$ 300 do Prius. Já a revisão de 60 mil km sairá por R$ 615 no Corolla contra R$ 1.215 no Prius. Somando as seis primeiras revisões, o custo total das paradas do novo Corolla será de R$ 2.900 promocionais contra R$ 4.056 do Prius. Vale lembrar que o Prius é importado e não tem motor flex como o Corolla.

Confira a tabela de preços atualizada do Toyota Corolla

GLi – R$ 99.990 (antes: R$ 79.990)
XEi – R$ 110.990 (antes: R$ 105.990)
Altis Premium – R$ 124.990 (antes: R$ 118.990)
Altis Hybrid – R$ 124.990 (versão nova)
Altis Hybrid Premium – R$ 130.990 (versão nova)

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