Volkswagen quer que ID.3 seja o Fusca de 2020

Hatch totalmente elétrico custa menos de R$ 135 mil na Europa e promete ser o novo ícone da marca

11/09/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Na história global da Volkswagen, dois modelos são de extrema importância: Fusca e Golf. Se considerado o Brasil, poderíamos colocar também o Gol nessa parada. Primeiro carro desenvolvido desde o início para ser elétrico, o Volkswagen ID.3 promete ser o Fusca de 2020 e ter o mesmo peso que hoje tem o Golf no mundo.

Construído sobre a plataforma modular MEB para carros 100% elétricos, o ID.3 tem porte de Golf mas seu entre-eixos de 2,76 m é apenas 3 cm menor do que o de um Tiguan. Isso só foi possível graças à instalação das rodas nas extremidades do hatch, privilegiando assim o espaço interno.

Minivan?

Esteticamente o ID.3 segue a escola Chevrolet Bolt de design para carros elétricos: ares de minivan, capô curto e carroceria aerodinâmica. A dianteira traz faróis conectados por um friso cromado que também da o tom ao logo da marca. Pequenos furos no para-choque dão ar de conceito ao ID.3, logo acima das aberturas de ar reais.

Veja aqui ofertas de carros da Volkswagen na sua cidade

Equipado com rodas de liga leve de até 20 polegadas, o ID.3 tem uma pegada diferente do Golf. Em comum a ambos está a coluna C grossa e sem janelas. Na traseira, a inspiração vem do up! TSI com tampa traseira pintada em preto. As lanternas finas tem prolongamentos que invadem a tampa do porta-malas mas não são luminosos, tal qual o T-Cross.

Não parece Volks

Dificilmente ao olhar o interior do ID.3 você notará que esse é um Volkswagen. O volante é o mesmo do T-Cross europeu e só. Todo o design é voltado para as telas, tanto da central multimídia flutuante quanto do painel de instrumentos afixado na coluna de direção.

Até elementos mundanos aos Volkswagen são diferentes no ID.3. A começar pela manopla de câmbio rotativa instalada ao lado do painel de instrumentos. O hatch elétrico ainda tem botões na lateral esquerda para comandos dos faróis, não mais o seletor redondo típico da marca. A VW ainda decorou os pedais com símbolos de pause (freio) e start (acelerador).

Três sabores

A Volkswagen oferecerá diferentes versões do ID.3 com autonomias diferentes. O motor de 200 cv e 31,6 kgfm é comum a todos. Segundo a Volkswagen ele chega aos 160 km/h de velocidade máxima.

Simule hoje as parcelas do seu próximo carro

O modelo básico traz baterias de 45 kWh e autonomia de 330 km. O ID.3 intermediário vem com conjunto de 58 kW e autonomia para até 420 km. Por fim a versão mais cara chega com 550 km de autonomia providos por baterias de 77 kWh. A marca garante que em carregadores de 100 kWh é possível recuperar 290 km de autonomia em meia hora.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro