Nova Honda CG Titan 150.
1/6
Demorou, mas finalmente a injeção eletrônica de combustível chegou ao veículo mais vendido do Brasil: a Honda CG 150 Titan. O modelo 2009 ganhou o sistema para atender à terceira fase do Promot, programa de controle de emissões de poluentes por motocicletas, que entra em vigor em janeiro do próximo ano. Mas não é essa a única novidade da CG. Além de um novo quadro e algumas alterações em sua ciclística e motor, a popular Honda recebeu um novo desenho da carenagem no farol à rabeta com as setas integradas à lanterna.
Apesar da ansiedade em pilotar a best-seller do Brasil em 2007 foram vendidas 413.308 unidades da Honda CG 150, contra 269.131 exemplares do carro mais vendido, o VW Gol , as mudanças estéticas foram tantas que, antes de montar na moto e acordar o motor injetado, gastei alguns minutos para analisar o novo design.
Segundo os engenheiros da Honda, a carenagem do farol foi um pedido dos consumidores, que queriam um desenho que lembrasse a CB 600F Hornet. Analisando a carenagem, a Hornet ficou só mesmo na inspiração. A nova Titan 150 lembra mesmo suas primas indianas fabricadas pela Hero Honda e deve dividir opiniões. É a máxima gosto não se discute, porém a resposta final quem dará é o consumidor nos números de vendas.
Embutido na nova (e polêmica) carenagem estão as setas e também o painel, bastante similar ao anterior com dois mostradores circulares: um com velocímetro e hodômetro e outro com indicador do nível de combustível e luzes de advertência. Outra mudança foi no desenho e na capacidade do tanque de combustível, agora com melhor encaixe para as pernas do piloto e capacidade para 16,1 litros (contra 14 litros da anterior).
As tampas laterais agora são pintadas em prata fosco, independentemente da cor da moto a nova Titan está disponível nas cores azul metálico, vermelha, preta e prata metálica. A traseira também é prata fosca com detalhe em preto. Bastante afilada traz as setas integradas à lanterna.
Hora de acelerarCom mais de 5 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento em 1976, a Honda CG é um projeto mais que consagrado praticamente unanimidade quando o assunto é robustez e funcionalidade. Líder de mercado no Brasil, o departamento de desenvolvimento da Honda não poupou esforços para fazer uma moto ainda melhor.
Hora de subir e conferir, na prática, todas as mudanças feitas. De cara a injeção eletrônica torna mais fácil ligar o motor e aposenta de vez o afogador. Nem é preciso esperar o motor esquentar basta girar o punho e sair acelerando sem engasgos. Mesmo com motor frio, a moto não morre de jeito nenhum.