17/04/2009 - Texto e fotos: Anelisa Lopes e Fernando Pedroso / Fonte: iCarros
Na parte da frente, o espaço é abundante. Na parte de trás, um dos passageiros reclamou do formato do banco, que chega a incomodar se a fileira toda estiver ocupada. Os encostos de cabeça também não são muito anatômicos. O sorteado para ir no banquinho lá de trás ficou um pouco intimidado no começo, mas viajou tranquilamente em função da baixa estatura. Para não reclamar do calor, há regulagem do ar-condicionado na parte de trás e saída do sistema no porta-malas.
Apesar dos sete anos, fez duas observações a respeito do carro: acesso um pouco complicado em função de os bancos ficarem no porta-malas e o fato de o carro foi feito para levar crianças, mas não tem DVD player. Neste caso, não seria possível instalar o mimo no teto, já que é panorâmico fixo (opcional, custa R$ 4.600).
Na estrada, foi possível testar todos os modos de condução, em função do congestionamento até a cidade de Atibaia (SP). No modo drive, o funcionamento do carro é mais moroso. Com as trocas manuais, fica mais prazeroso de se deslocar em meio ao trânsito. O que foi bastante sentido durante o trajeto foi o conjunto da suspensão, bem rígido. Em algumas valetas, mesmo em baixa velocidade, os ocupantes sentem trancos.
O 2,0 litros de 143 cv de potência leva bem os 1.560 quilos do Grand Picasso, mesmo porque, um veículo deste porte e com a finalidade de transportar a família não deve ter como principal mérito um excelente desempenho; conforto e espaço estão em primeiro lugar. E isso o carro tem de sobra.
Além dos sensores de estacionamento, o motorista dispõe de um sistema de auxílio à baliza, que é capaz de medir o espaço da vaga para indicar ao motorista se o veículo cabe ou não. A tecnologia é bastante útil para não perder tempo fazendo manobras para descobrir se a banheira vai caber na vaga. Para estacionar, a grande área envidraçada também ajuda na visibilidade. Se o sol atrapalha a visão, é possível descer o para-sol e utilizar as cortinas de cortesia, embutidas nas portas traseiras e nas janelas de trás.
Veículo: C4 Picasso GLX
Motorista: Fernando Pedroso
Destino: Piraju SP
Distância: 300 quilômetros de São Paulo
Rodovia: Castelo Branco
Número de passageiros: três adultos mais o condutor
20h
Hora de pegar a estrada. A rodovia Castelo Branco tem bom asfalto e limite de 120 km/h. Como é de se esperar na véspera de um feriado prolongado, pegamos trânsito no começo do percurso, mas nada cansativo graças ao câmbio automático do C4 Picasso. Quando a pista ficou livre, depois do primeiro pedágio, em Itapevi (SP), acelerei com vontade, mas a transmissão de quatro marchas não se mostrou harmônica ao bom motor de 2,0 litros de 143 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 20 kgfm a 4.000 giros. A impressão é que o carro quer andar, mas o sistema não deixa. O peso do carro, de 1.511 quilos quando está vazio, também não ajuda na arrancada.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro