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Cinco pelo preço (quase) de sete

Minivans da Citroën esbanjam conforto e espaço; vale mais levar a C4 Picasso ou a Grand C4 Picasso?

17/04/2009 - Texto e fotos: Anelisa Lopes e Fernando Pedroso / Fonte: iCarros

Na parte da frente, o espaço é abundante. Na parte de trás, um dos passageiros reclamou do formato do banco, que chega a incomodar se a fileira toda estiver ocupada. Os encostos de cabeça também não são muito anatômicos. O “sorteado” para ir no banquinho lá de trás ficou um pouco intimidado no começo, mas viajou tranquilamente em função da baixa estatura. Para não reclamar do calor, há regulagem do ar-condicionado na parte de trás e saída do sistema no porta-malas.

Apesar dos sete anos, fez duas observações a respeito do carro: acesso um pouco complicado em função de os bancos ficarem no porta-malas e o fato de “o carro foi feito para levar crianças, mas não tem DVD player”. Neste caso, não seria possível instalar o mimo no teto, já que é panorâmico fixo (opcional, custa R$ 4.600).

Na estrada, foi possível testar todos os modos de condução, em função do congestionamento até a cidade de Atibaia (SP). No modo drive, o funcionamento do carro é mais moroso. Com as trocas manuais, fica mais prazeroso de se deslocar em meio ao trânsito. O que foi bastante sentido durante o trajeto foi o conjunto da suspensão, bem rígido. Em algumas valetas, mesmo em baixa velocidade, os ocupantes sentem trancos.

O 2,0 litros de 143 cv de potência leva bem os 1.560 quilos do Grand Picasso, mesmo porque, um veículo deste porte e com a finalidade de transportar a família não deve ter como principal mérito um excelente desempenho; conforto e espaço estão em primeiro lugar. E isso o carro tem de sobra.

Além dos sensores de estacionamento, o motorista dispõe de um sistema de auxílio à baliza, que é capaz de medir o espaço da vaga para indicar ao motorista se o veículo cabe ou não. A tecnologia é bastante útil para não perder tempo fazendo manobras para descobrir se a banheira vai caber na vaga. Para estacionar, a grande área envidraçada também ajuda na visibilidade. Se o sol atrapalha a visão, é possível descer o para-sol e utilizar as cortinas de cortesia, embutidas nas portas traseiras e nas janelas de trás.

Veículo: C4 Picasso GLX
Motorista: Fernando Pedroso
Destino: Piraju – SP
Distância: 300 quilômetros de São Paulo
Rodovia: Castelo Branco
Número de passageiros: três adultos mais o condutor

20h
Hora de pegar a estrada. A rodovia Castelo Branco tem bom asfalto e limite de 120 km/h. Como é de se esperar na véspera de um feriado prolongado, pegamos trânsito no começo do percurso, mas nada cansativo graças ao câmbio automático do C4 Picasso. Quando a pista ficou livre, depois do primeiro pedágio, em Itapevi (SP), acelerei com vontade, mas a transmissão de quatro marchas não se mostrou harmônica ao bom motor de 2,0 litros de 143 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 20 kgfm a 4.000 giros. A impressão é que o carro quer andar, mas o sistema não deixa. O peso do carro, de 1.511 quilos quando está vazio, também não ajuda na arrancada.

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