17/04/2009 - Texto e fotos: Anelisa Lopes e Fernando Pedroso / Fonte: iCarros
Acomodados nos assentos individuais, os que foram nos bancos de atrás elogiaram o espaço e o conforto. O único porém é que esses bancos são estreitos, mais adequados para crianças que para adultos. Na frente, a passageira gostou da quantidade de porta-trecos, mas também reclamou do conforto dos bancos, pois falta um ajuste lombar. Concordei com ela alguns quilômetros depois, já que nós dois chegamos a sentir dores nesta região do corpo.
A bagagem dos quatro ocupantes foram apertadas, mas couberam no porta-malas de 490 litros. Como os bancos correm, a capacidade de carga pode chegar a 597 litros, mas não foi necessário fazer este arranjo. Preferimos, então, dar prioridade ao espaço para passageiros. Amarrado ao compartimento de carga há um carrinho de feira, que ocupa espaço à toa se o carro estiver carregado. No C4 Picasso, todos os passageiros podem regular a temperatura do ar-condicionado, inclusive os dois do banco traseiro. O comando da temperatura também é feito em telas individuais nas colunas.
A minivan conta com controlador e limitador de velocidade, equipamento útil para viagens. Programei para que a C4 Picasso não passasse de 125 km/h, já prevendo o erro do velocímetro e a tolerância dos radares. Mesmo assim, não era difícil ver o grande marcador digital mostrar 126 km/h ou até 127 km/h. Tudo isso é controlado por botões no volante, que tem o miolo fixo, como no restante da linha C4. Outra vantagem na estrada é a geladeira no console central: é pequena e não gela muito, mas mantém a água das garrafas fria. Aberta, vira uma mesinha com porta-copos.
No destino, em um sítio localizado no interior do Estado, um pequeno trecho de terra foi enfrentado sem grandes dificuldades pela minivan. A altura do solo é suficiente para este tipo de piso e a suspensão macia não deixa o carro fazer leitura das imperfeições do solo. Durante os dias em que passamos lá, todos queriam conhecer a novidade. Minha irmã foi a primeira a querer andar na minivan, já que está em uma busca interminável por um carro familiar. Colocou a cadeirinha de bebê com facilidade e saiu com a filha. A impressão foi boa, mas se impressionou com o preço elevado: R$ 81.800 na versão GLX, única oferecida no Brasil por enquanto.
Veredicto as duas cumprem o que prometem, mas cada uma à sua maneira. A maior das minivans foi feita exclusivamente para transportar famílias grandes. Se este não for o seu caso, usar um carro deste tamanho todos os dias não compensa. Já a menor tem um apelo mais esportivo e traz mais praticidade no dia a dia. Ideal para quem transporta até cinco pessoas.
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