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Civic vence Sentra no duelo dos manuais

Sedãs médios com câmbio manual têm apelo esportivo; com este equipamento, o Honda se comporta melhor que o Nissan

11/08/2008 - Texto: Fernando Pedroso / Fotos: Fernando Pedroso e Anelisa Lopes / Fonte: iCarros

Para muitos, o câmbio manual está atrelado à esportividade. Se reunir um bom motor e um visual moderno, o pacote estará completo, mesmo em um sedã, configurado normalmente como carro familiar. Colocamos frente a frente os dois modelos que se encaixam bem neste perfil: Nissan Sentra S e Honda Civic LXS. Ambos são agressivos no desenho, com destaque para o Honda. Os faróis afilados, o perfil alongado e a traseira curta caíram no gosto dos jovens. O Sentra já é um pouco mais conservador, com faróis quadrados, mas está bem mais moderno que o seu modelo antecessor. A traseira mantém o que dizia a propaganda veiculada na época do lançamento da nova geração no País e espanta o estilo ‘tiozão’, graças às lanternas com molduras cromadas. Cabine são bem diferentes nos dois modelos No interior, o Civic é mais arrojado. O painel tem iluminação azul e está disposto em dois andares. O conta-giros fica bem à frente do motorista. O velocímetro digital está na altura dos olhos. O acabamento é caprichado, mas apresenta algumas rebarbas em locais onde não deveriam existir, como no volante e no porta-mapas das portas. O Nissan tem um estilo mais comum na cabine, com iluminação em laranja e painel tradicional. A única coisa que pode ser chamada de esportiva é o volante revestido de couro com costura vermelha. O acabamento é mais bem cuidado em comparação ao rival. O espaço interno se equivale nos dois competidores. O Civic ganha um ponto por ter o assoalho plano; quem senta no meio do banco traseiro se acomodar melhor. Os dois pecam pelo porta-malas. O Honda tem apenas 340 litros. A capacidade é reduzida devido ao estepe alto, obrigatório no Brasil. Em outros países, este pneu sobressalente é bem mais fino, deixando o bagageiro maior. O Sentra tem uma divisória no compartimento de bagagem, que pode ser retirada. Sem ela, a capacidade total é de 442 litros. Civic se comporta melhor; Sentra é mais confortável O Nissan Sentra é mais confortável que o Honda Civic. Sua suspensão é macia e não transmite as imperfeições do solo para os passageiros. Mas quem compra um sedã com câmbio manual quer um carro mais esportivo e a vantagem do Nissan se transforma em uma falha. O Civic vai pelo lado contrário. Sua suspensão dura convida o motorista a se arriscar mais nas curvas, mesmo com um motor um pouco mais fraco. Os engates são precisos, embora a alavanca do Sentra fique mais acessível. A vantagem do carro da Nissan está no desempenho. O motor de 2 litros fala mais alto com seus 142 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 20,3 kgfm a 4.800 rpm bem puxados pelo câmbio de seis marchas. Uma pena ser movido apenas a gasolina. O Civic, com seu propulsor de 1,8 litro, é flex e tem 140 cv a 6.200 com álcool e 138 cv com gasolina. O torque fica em 17,7 kgfm a 4.300 rpm (a) e 17,5 kgfm (g). O câmbio tem cinco marchas. As duas montadoras não divulgam dados de consumo. O Civic é melhor, mas cobra a mais por isso. O modelo mais barato custa R$ 65.460 e já vem com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico (vidros, travas e retrovisores), airbag duplo e freios ABS com EBD, rodas de liga-leve e CD-Player integrado ao painel. O Sentra S custa R$ 64.800, com computador de bordo e faróis de neblina, ausentes no Honda LXS, além dos equipamentos já presentes no Honda. Há uma versão mais barata do três-volumes da Nissan, que parte de R$ 59.500, mas vem sem as rodas de liga-leve e os retrovisores com ajustes elétricos, mas a direção tem assistência elétrica.
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