Eletricidade pura: o controle de largada do Porsche Taycan

Testamos o novo modelo 100% elétrico da Porsche no Autódromo Velocitta e o carro faz 0-200 km/h em menos de 10 segundos

12/11/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A chegada ao Brasil do novo Posche Taycan, primeiro modelo 100% elétrico da marca alemã, foi marcada justamente para um autódromo: no Velocitta, em Mogi Guaçu, palco das corrida da própria Porsche Cup e Stock Car.

Leia mais:
+ Porsche Taycan turbo S: elétrico de tirar o fôlego
+ Como funciona o Controle de Velocidade de Cruzeiro do Nivus

+ Conheça os cinco carros mais antigos ainda feitos no Brasil

Não poderia haver palco mais adequado para avaliar um dos pontos que mais chamam a atenção do modelo: seu brutal “launch control”, controle de largada, em bom português.

Segundo os dados do fabricante, o Taycan faz de 0 a 100 km/h em impressionantes 2,8 segundos. Avaliar isso em uma rua ou mesmo estrada pode ser até complicado, mas quando você tem a disposição um dos melhores autódromos do Brasil, aí tudo fica mais fácil. E melhor: podemos esticar o teste para até 200 km/h, alegado também em menos de 10 segundos!

Começamos então levando o carro para o início da reta dos boxes, como se fosse participar de uma arrancada – mas, neste caso, a pista estava toda livre para este jornalista que te relata, com um sorriso no rosto, esta incrível experiência.

Hora de acionar o controle de largada – com modo bem padrão aos esportivos alemães: com o pé pisando forte no freio, piso 100% no acelerador junto até que aparece o aviso sonoro e no painel de que o “launch control” foi ativado.

Agora não tem mais volta. Basta tirar o pé do freio e, mesmo com o pé 100% cravado no acelerador, o carro entende que o controle de largada vai entregar uma tração 100% possível do que ele é capaz. Em voz alta (talvez até para me preparar para a “pancada”), conto: três, dois, um e … já!

Confesso que é difícil escrever o que se passa nos tais 2,8 segundos. Mas para quem, como jornalista, já teve o privilégio de acelerar modelos esportivos incríveis como um McLaren Senna e até mesmo um F1 da Renault no circuito de Paul Ricard, na França, esta arrancada entra fácil no pódio das mais impressionantes.

Lembro rapidamente que o compromisso com a organização do evento era “tirar o pé” logo depois da reta, mas fico querendo chegar nos 200 km/h. Será que dá tempo? Sim, a reta de Mogi Guaçu, acostumadas com o Stock Car, fica pequena e é “engolida” em menos de dez segundos para chegar nesta velocidade.

Vem a lembrança da famosa montanha russa da Ferrari, em Abu Dhabi, que também chega a 240 km/h de forma impressionante – mas é uma máquina que anda em trilhos, claro.

Com uma importante diferença: o forte ronco dos motores, desta vez, dão lugar ao “silencioso futuro”. Você pode até não ser um grande fã dos elétricos, mas o controle de largada do Porsche Taycan mostra que eles podem, sim, ser muito divertidos. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.