24/03/2017 - Thiago Moreno / Fotos: iCarros e divulgação / Fonte: iCarros
Uma das consequências da feroz competição entre os sedãs médios é que todas as montadoras se esforçam para trazer novos produtos ou renovar os antigos com mais potência e eficiência, novos equipamentos e, na maioria dos casos, um visual mais agressivo para chamar a atenção. Falo na maioria dos casos, porque com o Hyundai Elantra 2017 o caminho foi inverso, ao menos no último quesito. Mas como “menos é mais”, pode ser que a aposta da marca sul-coreana pode estar correta. Veja o que achamos do sedã na versão Top, de R$ 114.990.
Leia mais:
Veja o que achamos do novo Honda Civic
Acompanhe o que mudou no Toyota Corolla 2018
Equipamentos
O Elantra Top traz de série retrovisor elétrico, ar-condicionado de duas zonas, rodas de liga leve de 16 polegadas, vidros e travas elétricas, piloto automático, botão de partida, bancos revestidos de couro, central multimídia com tela de 7” sensível ao toque com GPS e câmera de ré, airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, Bluetooth, banco do motorista com ajustes elétricos, sensor de chuva, monitor de ponto cego, controle de estabilidade, faróis de xenônio, assistente de farol alto, teto solar elétrico, tela TFT de 4,2” no painel de instrumentos, retrovisores com rebatimento elétrico e seletor com três modos de condução.
Confira a tabela de equipamentos completa do Elantra
Os mais atentos já perceberam que o carro avaliado tem exatamente o mesmo preço do novo Toyota Corolla Altis 2018. Coincidência? Acho que não. E o nível de equipamentos é bem similar e ultrapassa o rival japonês em alguns itens de segurança.
Ficha técnica
Nas medidas, o Elantra tem 4,57 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,46 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 407 litros de bagagens. O sedã pesa 1.260 kg.
Todos os números e ficha técnica do Hyundai Elantra
Ao contrário dos japoneses, que oferecem ao menos duas opções de motor e mais duas de câmbio, o Elantra é sempre equipado com um 2.0 flex que desenvolve 167 cv quando abastecido com etanol e 157 cv utilizando gasolina. O torque é de, respectivamente, 20,6 kgfm e 19,2 kgfm. A única opção de câmbio é um automático de seis velocidades.
Discreto no rodar
Com as mudanças na linha 2017, parece que todas as linhas foram suavizadas. Vincos foram retirados e acabou o estilo um tanto exagerado do antigo Elantra. Ficou discreto? Sim, mas também ficou mais agradável aos olhos, mesmo sem chamar a atenção. O interior também segue por esse caminho: nada chama a atenção e é difícil apontar falhas no acabamento. O único porém nítido é o espaço para a cabeça no banco traseiro. Adultos com mais de 1,80m vão ficar rentes ao teto, apesar do recorte na peça.
Mesmo com uma atuação limitada, os modos de condução ajudam a variar um pouco as características do carro. No Eco, ele privilegia a antecipação das trocas de marcha e deixa a rotação sempre ao redor de 1.500 rpm, enquanto o Sport faz o inverso. No dia a dia, o modo Normal dá conta do recado, pois a potência e o torque do Elantra se fazem notar em rotações baixas. Ao contrário dos rivais nipônicos, não usa câmbio CVT, dando preferência a uma caixa automática convencional. O ponto positivo é que o conjunto faz poucas intrusões na cabine e a condução do Elantra tem um quê de serena e relaxante.
Veja o que os donos de Hyundai Elantra têm a dizer
Mas, se tem o mesmo preço, tantos ou mais equipamentos que os rivais e motorização equivalente, por que ele não é vista tão comum nas ruas? A resposta está na própria sobriedade. No final do dia, ele deixa um gostinho de baunilha na boca: bom e bem-vindo na maioria das situações, exceto quando você tem outras opções de sabores.
Brincadeiras à parte, o Elantra é um carro extremamente cumpridor, mas sóbrio na mesma medida. Para quem sente falta dessas características, de ser um carro que faz tudo que lhe é pedido com o mínimo de frescura e o máximo de conforto, a opção da Hyundai ainda é válida.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro