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Peugeot 2008 Griffe: esperando uma turbinada | Avaliação

Mandando bem em conforto e equipamentos, além de ter um visual levemente renovado, SUV pede mesmo o motor THP

08/08/2019 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Em um segmento concorrido como odos SUVs compactos, não dá para dormir no ponto. Enquanto oferecia o 2008 com o bom motor 1.6 turbo THP, a Peugeot pecava por não dar ao público o que eles mais queriam: o câmbio automático de seis marchas em conjunto com o melhor motor da marca. O “irmão” de plataforma Citroën C4 já oferece essa opção e o Peugeot 2008 2020 também, mas as versões turbinadas e automáticas chegam só no final do ano. Enquanto isso, o Peugeot 2008 Griffe 1.6 aspirado é o que a marca tem de topo de linha, pedindo R$ 91.990 pelo modelo.

O que mudou na linha 2020?

A dianteira do Peugeot 2008 foi a que mais passou por alterações nesse facelift. Ele recebeu novo para-choque com entradas de ar maiores e mais esportivas. A grade frontal também cresceu, ganhando o mesmo desenho do 3008, incluindo logotipo da marca ao centro.

Os cromados da carroceria, empregados nos retrovisores e acima da janela traseira foram substituídos por elementos em preto brilhante. Ele ganhou também molduras nas caixas de roda em todas as versões, item antes presente apenas no Crossway. As rodas de liga-leve são novas assim como a lente da lanterna traseira, que foi escurecida. Por dentro, novos materiais nos bancos e coloração.

Equipamentos de série

Sendo atualmente a versão mais completa do Peugeot 2008, a Griffe já traz de fábrica itens como direção com assistência elétrica, ar-condicionado automático de duas zonas, central multimídia com tela sensível ao toque e compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play, ajuste de altura e profundidade para o volante, ajuste de altura para o banco do motorista, câmera de ré, alarme, teto-solar panorâmico, seis airbags e freio de mão diferenciado.

Medidas

Nas medidas, o Peugeot 2008 Griffe tem 4,16 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,58 m de altura e 2,54 m de comprimento. O bagageiro tem capacidade para levar até 402 litros. O peso declarado é de 1.248 kg.

Mecânica

Até a chegada da versão com motor THP nas lojas, o único motor disponível até o momento é o 1.6 aspirado flex capaz de entregar até 118 cv de potência e 16,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol. A única opção de câmbio para toda a linha 2020 do 2008 é a caixa automática de seis velocidades.

Dados da Peugeot dão conta de que o modelo Griffe aspirado, quando rodando com etanol, consegue acelerar até 100 km/h partindo da imobilidade em 12,4 segundos. Enquanto isso, o consumo urbano declarado é de 7,5 km/l com etanol e 9,2 com gasolina. Na estrada, respectivamente, os números são 10,7 km/l e 13 km/l.

Sinais dos tempos

Houve um tempo em que um SUV trazer o que o atual 2008 Griffe oferece era feito digno de nota. Mas isso foi há uns quatro anos. Hoje, o modelo faz o que pode para se manter relevante, com importantes avanços em termos de equipamentos, um preço agressivo e visual melhorado.

Mas algumas coisas ainda ficam a mercê da plataforma já com uma certa idade. Apesar de trazer seis airbags, as versões com motor aspirado não possuem controles de tração ou estabilidade (serão itens série nas versões THP). Outro elemento a se ver com cuidado é o espaço no banco traseiro, apenas adequado para adultos.

Mas é algo que funciona para o bem ou para o mal. Por exemplo: o 2008 consegue prover um conforto para os usuários difícil de se encontrar hoje em dia, já que procura-se um equilíbrio entre conforto e dirigibilidade. O conceito de I-Cockpit da Peugeot continua interessante, com um volante de pequeno diâmetro e o painel acima, dando uma impressão maior de esportividade.

Mecanicamente, o 2008 aspirado faz o que pode. Não vai te deixar na mão em ternos de desempenho, mas você tem que planejar as acelerações com um pouco mais de cautela. No ímpeto de fazer o motor render, o câmbio acaba por esticar mais as marchas, o que torna a cabine mais ruidosa pelos curtos momentos de aceleração mais forte, como em ultrapassagens. Com isso, que se sacrificou foi o consumo: abastecido com gasolina e usado apenas em trânsito intenso, marcou apenas 7,9 km/l de consumo médio pelo computador de bordo.

No entanto, tenho que dar o braço a torcer. No final do dia ainda é um SUV confortável, com espaço de porta-malas e ideal para famílias com filhos pequenos, que precisam mais de bagageiro do que espaço no banco traseiro. Além disso, é bem equipado e tem um preço competitivo entre seus rivais diretos.

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