entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Sedãs: Toyota Yaris, VW Virtus ou Ford Ka? | Em números

Novos sedãs espaçosos e automáticos são colocados frente a frente no embate dos números. Qual o melhor?

31/07/2018 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Em menos de três meses, o segmento de sedãs compactos viu a inclusão de novas alternativas de modelos automáticos. A Toyota fez a estreia do Yaris Sedã no Brasil, a Volkswagen deu ao Virtus uma nova versão automática mais barata, enquanto o Ford Ka Sedan teve seu visual renovado, ganhou novo motor e passa a ser vendido com opção de transmissão automática pela primeira vez em sua vida. Apesar de Virtus e Yaris serem de categorias superiores, como eles, em suas versões de entrada, encaram o Ka Sedan Titanium que é quase tão espaçoso quanto?

Leia mais:
Confira todos os detalhes do Toyota Yaris 2019
Em números: VW Virtus Highline ou Honda City EXL? 
Conheça os rivais do Cronos, o sedã do Fiat Argo 

Preços

Volkswagen Virtus MSI Tiptronic – R$ 66.525
Toyota Yaris Sedã XL CVT – R$ 69.640
Ford Ka Sedan Titanium Automático – R$ 70.990

Antes de comprar, simule aqui as prestações

O que cada um traz de série

Virtus MSI – 2 airbags, direção elétrica, ar-condicionado, Isofix, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, calotas de 15 polegadas e sistema de som com USB, leitor de cartão de memória, Bluetooth, rádio e MP3.

Yaris Sedã XL - 2 airbags, direção elétrica, ar-condicionado, Isofix, vidros elétricos nas quatro portas, trava elétrica, alarme, piloto automático, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, retrovisores elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, comandos de som no volante e sistema de som com USB, Bluetooth, rádio e MP3.

Ka Sedan Titanium - 6 airbags, faróis de neblina, direção elétrica, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, Isofix, câmera de ré, sensor de ré, alarme, piloto automático, troca de marchas no volante, retrovisores elétricosrodas de liga leve de 15 polegadas, bancos revestidos de couro, chave presencial e central multimídia com USB, Bluetooth, GPS, Android Auto e Apple CarPlay.

Motor e câmbio

Virtus MSI
Confira ofertas de Virtus
Motor – 1.6, 16 válvulas, quatro cilindros, flex
Câmbio – automático de seis marchas
Potência (etanol/gasolina): 117 cv / 110 cv
Torque (etanol/gasolina): 16,5 kgfm / 15,8 kgfm

Yaris Sedã XL
Confira ofertas de Yaris Sedã
Motor – 1.5, 16 válvulas, quatro cilindros, flex
Câmbio – CVT com sete marchas simuladas
Potência (etanol/gasolina): 110 cv / 106 cv
Torque (etanol/gasolina): 14,9 kgfm / 14,3 kgfm

Ka Sedan Titanium
Confira ofertas de Ka Sedan
Motor – 1.5, 12 válvulas, três cilindros, flex
Câmbio – automático de seis marchas
Potência (etanol/gasolina): 136 cv / 128 cv
Torque (etanol/gasolina): 16,1 kgfm / 15,6 kgfm

Medidas

Virtus

Comprimento – 4,48 m
Largura – 1,75 m
Altura – 1,47 m
Entre-eixos – 2,65 m
Porta-malas – 521 litros

Yaris Sedã

Comprimento – 4,43 m
Largura – 1,73 m
Altura – 1,49 m
Entre-eixos – 2,55 m
Porta-malas – 473 litros

Ka Sedan

Comprimento – 4,25 m
Largura – 1,69 m
Altura – 1,52 m
Entre-eixos – 2,49 m
Porta-malas – 445 litros

Conclusão

Nesse embate, o Volkswagen Virtus MSI leva a vantagem no preço: ele é cerca de R$ 3.000 mais barato que o Toyota Yaris Sedã XL e R$ 4.000 mais em conta que o Ford Ka Sedan Titanium. Mas isso vem com um custo: ele é menos equipado que seus dois rivais. Para se equiparar ao Yaris, é preciso levar alguns opcionais para casa, o que eleva seu preço. Apesar disso, ele é dono do maior porta-malas e das medidas mais generosas entre os sedãs, além de ter mais torque no motor.

O Toyota Yaris XL fica em um confortável meio termo: ele não é tão equipado quanto o Ka, mas não deve opcionais como o Virtus. A história se repete se repete nas medidas, com nenhuma vantagem na fita métrica, apesar de ser maior que o Ka em todas as medições (menos em altura) e menor que o Virtus. Em motorização é que o sedã da Toyota sai perdendo, ele é o menos potente e tem menos torque, além de ser o único com câmbio CVT, que pode ser uma desvantagem para alguns. Em preço está mais próximo do Ka do que do Virtus.

Por se tratar da versão topo de linha do Ford Ka Sedan, o Titanium vem claramente mais equipado. Somente ele tem chave presencial, bancos revestidos de couro e central multimídia,. que é bastante completa. A desvantagem nisso está no fato de que o Ka Sedan é o mais caro e ainda é o menor, já que pertence a uma categoria abaixo de Virtus e Yaris. Em suma, o Virtus é para quem busca espaço e custo-benefício acima de tudo. Já o Ka é para quem quer muitos equipamentos de série e não abre mão de itens de conforto. Por fim, o Yaris apresenta um meio termo entre os dois  e que pode agradar aqueles que buscam uma receita equilibrada.  

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.