entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Siena e Prisma se reencontram, mais baratos

Disponível com motor de 1,0l, sedã da Chevrolet pede revanche contra o rival da Fiat, que também tem versão mais barata

11/11/2009 - Texto e fotos: Fernando Pedroso / Fonte: iCarros


Na prática, são comportamentos muito parecidos. Para os padrões de sedãs compactos equipados com propulsores de 1,0 litro, não decepcionam. São espertos e confortáveis na cidade. Nesse ponto, mérito da suspensão macia do Siena. Nas saídas, o Prisma sai na frente com a primeira marcha curta. Enquanto isso, o Fiat tem ‘buracos’ entre as marchas (o giro cai muito nas mudanças entre primeira e segunda, e segunda e terceira). Os dois pecam pela falta de precisão no engate da alavanca.

Não é possível esperar, no entanto, o mesmo desempenho em rodovias, ainda mais se os porta-malas de 500 l do Fiat e de 439 l do Prisma estiverem cheios, assim como a capacidade para cinco pessoas esgotada em cada carro. Nesse caso, a suspensão do Fiat depõe contra em curvas, pois é macia demais e permite inclinação exagerada da carroceria. Nesse ponto, o Prisma vai bem, com estabilidade razoável para o porte do carro.

Os ocupantes do Siena encontram mais conforto nos bancos mais macios e acabamento caprichado. A ausência de peças pintadas da versão ELX, acredite, faz bem para a configuração EL. No lugar da peça cinza e rígida na alavanca do câmbio, está a manopla preta e emborrachada. O mesmo acontece no console central, no qual o plástico sem tinta tem melhor aparência. Os dois sedãs deveriam trazer ajuste de altura do banco ou do volante.

O Prisma traz tecidos em uma pequena parte das portas e um friso pintado que não existe no Celta. No mais, o plástico duro predomina dentro da cabine, com bancos desconfortáveis e posição de dirigir incômoda. O Chevrolet ainda tem a coluna de direção deslocada para a direita. Ao menos, o carro tem mais espaço interno que o rival, com 2,44 metros de entre-eixos contra 2,37 metros do Siena. Quem vai atrás não agradece, mas reclama menos.

Veredicto de Fernando Pedroso – É difícil declarar um vencedor entre Fiat Siena EL e Chevrolet Prisma VHCE. O acabamento melhor, a suspensão macia e o motor com maior torque máximo em giro mais baixo faz do Siena a melhor escolha se o uso foi prioritariamente urbano. Se o uso da compra for rodoviário, vá de Prisma, já que o motor é um pouco mais potente e a estabilidade, melhor.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.