01/10/2018 - João Brigato / Foto: João Brigato / Fonte: iCarros
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Figurando como versão mais cara, potente e refinada a T8 R-Design entrega o que há de melhor no Volvo XC60 por R$ 299.950 e aposenta a versão R-Design com motor somente a combustão. Debaixo do capô figura um motor 2.0 quatro cilindros turbo de 320 cv e 40,8 kgfm de torque associado ao elétrico de 87 cv e 24,5 kgfm de torque para juntos produzirem 407 cv e 65,3 kgfm de torque. Segundo a Volvo, o conjunto faz com que o SUV registre 19 km/l de consumo na cidade e 20 km/l na estrada com gasolina, superando muitos hatches compactos por aí.
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Na prática, o XC60 não se faz perceber um híbrido quando o motorista não quer. O SUV conta com seis modos diferentes de condução: Pure (100% elétrico com autonomia de 40 km), Hybrid (gasolina e elétrico), Power (gasolina e elétrico com foco na performance), Off-Road (tração nas quatro rodas e acionado até 40 km/h), AWD (tração nas quatro rodas com os dois motores) e Individual (configurável pelo motorista).
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Durante os testes na capital de São Paulo, pudemos testar o modo Hybrid na maior parte do tempo. Nesse modo, o X6C0 T8 prioriza o uso do motor elétrico a maior parte do tempo, deixando o acionamento do 2.0 turbo apenas para situações que exijam mais força. A operação é completamente silenciosa, fazendo com que o SUV pareça estar desligado. A vantagem do motor elétrico é seu torque instantâneo, que faz o XC60 deslanchar com facilidade (a Volvo divulga 0 a 100 km/h em 5,3 segundos).
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Em um trajeto totalmente urbano que superou os 30 km, o XC60 acionou o motor a combustão pouquíssimas vezes. Até mesmo em uma subida bastante íngreme em que a força se fez necessária, ele não ativou o motor a combustão por ter identificado em uma placa de trânsito velocidade controlada de 40 km/h e trânsito à frente. O motor elétrico mostrou disposição mesmo em um terreno com fortes elevações.
Para ajudar na regeneração da bateria, a transmissão automática de oito marchas conta com a posição B, selecionável por meio da alavanca de cristal. Nesse modo, o XC60 trabalha com regeneração de energia através do sistema de freios e do próprio motor elétrico. A maior inércia do conjunto faz com que as baterias sejam carregadas e o processo de frenagem necessite de menor atuação do pedal dos freios. Na prática, é como se ele tivesse um freio motor forte.
Como todo Volvo, a suspensão do XC60 é bastante macia e confortável, assim como seus bancos, fazendo com que as viagens sejam tranquilas e agradáveis, mesmo para aqueles que sentam no banco de trás. A direção segue pela mesma lógica, entregando conforto acima de tudo. Porém, alguns pequenos sacrifícios foram feitos por conta do conjunto híbrido combinado à tração 4x4: o porta-malas encolheu de 505 litros para 468 litros, enquanto o console central foi drasticamente reduzido em sua capacidade para alocar as baterias.
Por outro lado, o XC60 T8 continua um exemplo de praticidade interna. As crianças têm acesso a bancos com assento elevado, fazendo com que cadeirinhas elevadas não sejam necessárias. Além disso, os encostos de cabeça traseiros são recolhidos com o toque de um botão e, quando dobrados juntos dos assentos, foram uma superfície plana em relação ao porta-malas.
O acabamento interno é outro destaque. Faz uso de superfícies emborrachadas por todos os cantos, couro de toque macio nos bancos, volante e portas, além de materiais acústicos que mantém o interior silencioso. A central multimídia, que domina a porção central do painel, traz os comandos do ar-condicionado embutidos. É fácil de ser utilizada, intuitiva, mas requer costume.
Em termos de tecnologia e segurança, ele vem com o que se espera de um Volvo: sete airbags, controle de tração e estabilidade, park assist, frenagem autônoma de emergência, entre outros itens. Destaque para o piloto automático adaptativo que possui leitor de placas e funciona de maneira bastante natural e precisa.
Com expectativa de corresponder por 20% das vendas do XC60 no Brasil, a versão T8 R-Design tem a ambição de facilitar o processo de eletrificação dos carros na mente dos brasileiros. Ele prova que é possível ser ecologicamente correto sem fazer concessões, muito pelo contrário, ser híbrido deu ao XC60 mais potência, (muito) mais economia de combustível e ainda a praticidade de andar 40 km sem gastar uma gota de combustível. Bem-vindo ao futuro e ele é muito mais legal do que você imaginou.
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