22/07/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Nem sempre um sucesso internacional vira hit no Brasil. Com os carros não é diferente: modelos de sucesso nos Estados Unidos, Europa ou China pode não funcionar tão bem aqui. Provando isso, reunimos aqui dez carros descontinuados no Brasil, mas que continuaram suas carreiras lá fora e evoluíram muito.
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Ford Fiesta
Pouco antes da aposentadoria do Fiesta no Brasil, o modelo ganhou uma nova geração na Europa. Maior e mais sofisticado, ele ganhou versões aventureira (Active), luxuosa (Vignale) e esportiva visual (ST-Line). Há até mesmo motorização híbrida. Por outro lado, não existe mais Fiesta Sedan em nenhum lugar do mundo.
Ford Focus
Aposentado junto ao Fiesta, o Ford Focus não teve segunda chance no Brasil e nos EUA. Por outro lado, na China e na Europa toda família foi renovada, com versão hatch, sedã e perua. Tal qual o Fiesta, traz as versões Active e Vignale, além de novas variantes híbridas. O sedã agora é exclusivo da China.
Hyundai i30
Hit entre os hatches médios em sua primeira geração, o Hyundai i30 não encantou na segunda encarnação ao apresentar motor fraco e visual de HB20 tamanho M. Lá na Europa ele já está em sua terceira geração, ganhou uma versão hatch dois volumes chamada de Fastback (lembra o formato do Chevrolet Astra) e o apimentadíssimo i30 N rival do VW Golf GTI.
Hyundai Veloster
Popular no Brasil por seu visual, mas não pela performance, o Hyundai Veloster virou o jogo lá fora. Agora ele traz versão esportiva assinada pela divisão N com 280 cv, mais que o dobro da potência do modelo oferecido no Brasil. O visual também é menos polêmico que antes, mas ainda mantém as três portas de antes.
Opel Corsa
Desde que a Opel foi separada da Chevrolet que os brasileiros suplicam à PSA para que ela traga a Opel ao Brasil para renascer o Corsa. Agora derivado do Peugeot 208, o Corsa tem estilo esportivo e muita tecnologia moderna, como faróis de LED Matrix e motorização 100% elétrica.
Peugeot 408
Por falar em Peugeot, a marca francesa ainda continua a atuar no segmento de sedãs médios, mas longe do Brasil. A segunda geração do 408 existe somente na China e é derivada da segunda geração do hatch médio 308. O estilo é sóbrio e sem grandes destaques, tanto que sempre vendeu aquém do esperado por lá.
Renault Clio
Enquanto no Brasil o Clio foi rebaixado a modelo de entrada da Renault antes de ser substituído pelo Kwid, na Europa ele se sofisticou e ganhou porte. Hoje tem tecnologias de segmento superior, central multimídia gigantesca e acabamento primoroso. No Brasil faria sentido atuar acima do Sandero, mas os preços seriam (bem) altos.
Renault Twingo
Nascido como um hatch subcompacto de duas portas com um dos sorrisos mais simpáticos da indústria automotiva, o Twingo se transformou em um pequeno hatch de tração traseira e motor instalado na traseira do carro – praticamente um Porsche 911 em miniatura, mas sem o mesmo charme ou potência. Divide a plataforma com o smart ForFour.
Seat Ibiza
Primo mais esportivo do Volkswagen Polo, o Seat Ibiza abandonou o Brasil em sua segunda geração junto da marca e nunca mais voltou. Lá fora ele continua a ser mais simples que seu primo, porém com pegada mais forte na dirigibilidade. Tem até versão esportiva assinada pela grife Cupra.
Toyota Corolla Fielder
Chamada de Corolla Touring Sports na Europa, a bisneta da Corolla Fielder (já se passaram três gerações desde então) assumiu visual mais esportivo ao mesmo tempo que se rendeu à motorização híbrida. A dianteira é do Corolla hatch, mais esportiva que do sedã comercializado no Brasil. A perua tem até uma versão aventureira, recentemente lançada lá fora.
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