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Dez carros que ficaram irreconhecíveis nas novas gerações

Os anos e as mudanças gerações trouxeram tantas mudanças para esses dez carros que é difícil vê-los da mesma maneira

28/04/2020 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

É comum que a mudança de geração de um carro traga mudanças impactantes em relação ao modelo que é substituído. No entanto, alguns mudaram de maneira tão impactante que, ao longo dos anos, se tornaram praticamente irreconhecíveis, especialmente quando sua primeira e a atual geração são colocadas lado a lado.

Pensando nisso, selecionamos dez carros que mudaram tanto ao longo dos anos que se, se não fosse pelo emblema na traseira, talvez não seriam reconhecidos na rua tão facilmente por aqueles que viram o lançamento da primeira geração.

Toyota RAV4

Criado como um SUV de proporções compactas e verdadeira vocação off-road, o RAV4 foi ficando mais urbano e sofisticado ao longo das gerações. O atual modelo vendido no Brasil é o ápice dessa transformação, já que abandonou o estepe na traseira e se aproximou muito do Corolla em visual. A quarta geração apresentada nos EUA rompeu novamente com o design do modelo atual, mas ainda não é tão off-road quanto o velho RAV4.

Volkswagen Gol

Nascido como um cupê inspirado no Sciorocco e com apenas duas portas, o Volkswagen Gol se transformou ao longo dos anos e, hoje, nem versão duas portas mais ele tem. O modelo assumiu o visual hatch e, na atual terceira geração (reestilizada duas vezes), trouxe a traseira inspirada em seus primórdios.

Ford Ka

Representante máximo do estilo New Edge da Ford do final dos anos 1990 e começo dos 2000, o Ka surgiu como um hatch subcompacto divertido, duas portas e todo arredondado. Na atual terceira geração, o modelo cresceu a ponto de assumir o posto de hatch compacto da Ford. O que será que o primeiro Ka pensa ao ver que seu neto tem apenas versões de quatro portas e até uma variante sedã?

Hyundai Santa Fe

Primeiro SUV de porte médio da Hyundai nasceu no final dos anos 1990 e hoje está em sua quarta geração. O visual abrutalhado com pegada off-road que inspirou o Tucson foi deixado de lado em favor de uma carroceria mais elegante e urbana. O toque de ousadia do novo Santa Fe está em seus faróis divididos, algo jamais pensado quando o SUV foi criado.

Mitsubishi Eclipse

A cada mudança de suas quatro gerações, o Mitsubishi Eclipse rompia totalmente com o visual de seu antecessor, mas a maior alteração aconteceu em 2017 quando ele se transformou em um SUV. Nascido como cupê de duas portas com faróis escamoteáveis, o Eclipse se tornou o SUV médio da Mitsubishi e em nada lembra o modelo original: talvez somente pelas lanternas traseiras interligadas.

Jeep Compass

O Compass é um representante sobre rodas de duas fases completamente distintas da Jeep: a primeira geração nasceu sob o grupo Daimler-Chrysler, foi duramente criticado pela imprensa norte-americana e pouco conhecido no Brasil. O atual Compass, feito pela Fiat Chrysler, se tornou o SUV mais vendido do Brasil rapidamente e conseguiu apagar a má fama de seu antecessor em sua terra natal.

Mercedes-Benz Classe A

Assim como o Eclipse mudou de carroceria com a chegada de uma nova geração, o Mercedes-Benz Classe A seguiu pelo mesmo caminho. Nascido como uma minivan, o Classe A se transformou verdadeiramente em um hatch apenas na terceira encarnação. O mais curioso é que apenas a segunda geração contava com versão duas portas, fazendo do Classe A (ao lado da Renault Avantime) uma das únicas minivans duas portas do mundo.

Chevrolet Tracker

Quando o Chevrolet Tracker foi lançado no Brasil, o modelo não passava de um Suzuki Grand Vitara rebatizado e engravatado. A pegada off-road e o visual completamente afastado dos modelos da GM na época dava destaque a ele. Hoje, o Tracker não tem mais tração 4x4, usa motor de Cruze e plataforma de Onix. O nome é usado apenas no Brasil, já que internacionalmente ele é chamado de Trax.

Volkswagen Passat

Se lembra quando o Passat era um cupê fastback produzido no Brasil? Colocá-lo ao lado do suntuoso sedã que a oitava geração se tornou chega a ser covardia. Feito sobre a mesma plataforma MQB do Golf, o Passat é importado para cá em versão única e representa a Volkswagen no mercado de sedãs grandes.

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Kia Sportage

Tal qual o RAV4, o Kia Sportage nasceu como um SUV compacto com pegada verdadeiramente off-road. As primeiras versões importadas para o Brasil tinham motor diesel e estepe pendurado na traseira, com exceção da versão longa Grand Sportage. Hoje em dia ele não nega sua veia urbana e tecnológica, tanto que ganhou uma versão diesel híbrida leve no recente facelift.  

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