Toyota Prius é o carro regular mais vendido do Japão em 2019

Fora os característicos kei-cars, Toyota Prius foi o campeão de vendas no mercado japonês

24/01/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Apesar de compartilhar alguns modelos, Japão e Brasil são absurdamente diferentes quanto ao hábito e comprar carros. Enquanto por aqui os hatches e SUVs compactos dominam, por lá são os kei-cars e os híbridos que dominam. Prova disso é a liderança do Toyota Prius entre os carros regulares.

Com 125.587 unidades vendidas no Japão em 2019, de acordo com o levantamento da Focus2Move, o Toyota Prius foi o quinto carro mais vendido do país. Ele ficou atrás apenas de kei-cars, além disso, foi o modelo mais vendido da Toyota por lá.

Faixa não kei

Junto ao Prius, somente mais três carros dos dez mais vendidos do Japão não são kei-cars: Nissan Note, Toyota Corolla e Toyota Aqua. O Corolla é um velho conhecido dos brasileiros, mas no Japão ele é ligeiramente menor e é vendido tanto em versão sedã quanto perua Fielder.

Já o Note pode ser descrito como o Honda Fit na Nissan. Hatch com proporções de minivan, compartilha com March, Versa e Kicks a plataforma e componentes internos. Um dos destaques do modelo é o sistema e-Power que usa um motor a combustão para carregar as baterias do sistema elétrico, sendo movido apenas pelo motor elétrico.

Já o Toyota Aqua é a versão japonesa do Prius C, versão hatch do Prius. O modelo usa plataforma de Yaris com soluções que fizeram a fama do híbrido mais vendido do mundo. Ele é baseado na geração anterior do Prius, por isso traz visual interno menos moderno. Lançado em 2012, ele já foi o carro mais vendido do Japão.

Queridinhos

Preferidos pelos japoneses, os kei-cars dominam o mercado. Para se enquadrar nessa categoria, o carro não pode passar de 3,40 m de comprimento, ter mais de 1,48 m de largura e 2 m de altura. Além disso, o maior motor empregado é de 0.66 litros com potência restrita a apenas 64 cv.

Esses modelos contam com descontos para impostos, menores restrições de estacionamento e deduções de algumas tarifas. Prova disso é que o carro mais vendido do Japão disparadamente foi o Honda N-Box, praticamente um caixote sobre rodas com espaço interno farto e duas opções de visual para a carroceria.

Carros mais vendidos do Japão em 2019:

1. Honda N-Box: 253.500 – indisponível no Brasil
2. Daihatsu Tanto: 175.292 – indisponível no Brasil
3. Suzuki Spacia: 166.389 – indisponível no Brasil
4. Nissan Dayz: 157.439 – indisponível no Brasil
5. Toyota Prius: 125.587 – veja ofertas
6. Daihatsu Move: 122.835 – indisponível no Brasil
7. Nissan Note: 118.472 – indisponível no Brasil
8. Toyota Sienta: 110.880 – indisponível no Brasil
9. Toyota Corolla: 104.406 – veja ofertas
10. Toyota Aqua: 103.803 – indisponível no Brasil

Leia mais: 
+ Toyota é a marca de carros mais vendida no mundo em 2019
+ Toyota quebra paradigmas com novo Yaris GR de 272 cv
+ Toyota oficializa SUV do Yaris para 2020. Vem para o Brasil?

 

Fonte: Focus2Move

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro