Sobre Suzuki Jimny
Sobre o Suzuki Jimny
O Suzuki Jimny nasceu em 1970, quando foi lançado no Japão. No Brasil, o jipe chegou em 1998 e ficou até 2003, quando a fabricante decidiu encerrar suas atividades no País. Em 2008, a Suzuki retornou e, no ano seguinte, foi o Jimny que voltou.
Em 2013, a Suzuki passou a produzi-lo em Itumbiara (GO), sem grandes alterações. No início de 2017, o jipinho deixou de ser oferecido na configuração 4Sun, mas passou a ser vendido em mais duas versões com capota removível, chamadas de Canvas, que estrearam em 2016 no Salão do Automóvel de São Paulo. Atualmente ele é produzido em Catalão (GO) pela HPE Automotores.
Linha 2022
A linha 2022 do Jimny traz como principal novidade a cor marrom Laterita, que pode ser utilizada nas versões 4All e 4Sport, trazendo um visual bem off-road para o mesmo. As versões 4Work e a topo de linha Forest não receberam essa nova tonalidade, mas seguem na linha.
O Jimny 2022 passa a ser oferecido com aviso de cinto de segurança não afivelado em todas as variantes. A 4All ganhou novo tecido para revestimento dos bancos, enquanto a 4Sport e Forest receberam protetor de case do para-choque dianteiro e novas rodas na cor grafite.
Essas duas configurações mais caras do jipe compacto ainda dispõem de novo acabamento em grafite na tampa do porta-malas e ganharam novo friso lateral.
A motorização do Jimny permaneceu inalterada. Ele segue sendo oferecido com motor 1.3 litros, somente a gasolina, com 85 cv de potência e 11,2 kgfm de torque máximo. O câmbio é manual de cinco marchas e ele vem com tração 4x4 com reduzida em todas as versões.
O jipe compacto acelera de 0-100 km/h em 14,1 segundos e sua velocidade máxima é de 140 km/h. Esse modelo ainda corresponde ao Jimny da geração passada, que segue em produção no Brasil. A nova geração é chamada de Jimny Sierra, tem transmissão automática e está no Brasil desde 2019, mas sua produção é japonesa.
O consumo médio do Jimny nacional é bem semelhante entre trechos urbanos e rodoviários. Ele percorre 10,3 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada.
Para encarar trechos fora de estrada, o Jimny se aproveita da altura livre em relação ao solo de 200 mm e dos ângulos de ataque e saída são de 37° e 46°, respectivamente.
As suspensões dianteira e traseira do Jimny possuem eixo rígido e molas helicoidais. Os freios são a disco na dianteira (com a pinça de freio posicionada de maneira a poder transpor trechos alagados) e tambor na traseira. O sistema LSPV (load sensitive pressure valve ou válvula proporcionadora sensível à carga) envia pressão as rodas traseiras de acordo com a carga no veículo.
O Jimny é equipado com itens como barras de proteção laterais, assistência de frenagem (BAS), ar-condicionado, direção progressiva, faróis de neblina, rodas de liga leve e luz de freio.
As medidas do Jimny são: 3,64m de comprimento, 1,60m de largura, 1,70m de altura e 2,25m de espaço entre-eixos. Este jipe comporta somente quatro pessoas e tem capacidade para abrigar 113 litros no porta-malas.