21/11/2014 - MM Editorial / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Com PBT (Peso Total Bruto) de 15.400 quilos, o veículo tem chassi reforçado e versatilidade para receber quaIquer tipo de implemento. “Nove em cada dez compradores aprovam o Tector. Procuramos manter nessa nova versão todos os atributos que tornaram o veículo tão reconhecido pelos nossos compradores. O Tector 15 toneladas é perfeito para entregas urbanas e apresenta desempenho igualmente excepcional em distâncias curtas e médias em rodovias”, afirma Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América Latina.
Projetado, desenvolvido e fabricado no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), o novo Tector Economy tem seus resultados embasados por uma série de testes feitos pela equipe do Centro de Desenvolvimento de Produto da fabricante. Isso envolve quase 1 milhão de quilômetros percorridos em estradas, serras, vias urbanas com e sem pavimentação, além de campos de testes específicos para avaliar a durabilidade e a resistência estrutural do veículo.
O segmento de 15 toneladas representa uma fatia significativa do mercado de caminhões médios e semipesados no Brasil, com 15% de participação e vendas estáveis, com cerca de 4.000 unidades por ano. A maioria circula nas cidades e regiões metropolitanas de médio e grande porte, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os principais nichos de mercado estão o transporte de alimentos, materiais de construção e metais em geral.
Maior e mais econômico
O Tector 150E21 Economy apresenta 206 cavalos de potência máxima (a 2.500 rpm) e torque de 73,4 kgfm, na faixa que vai de 1.350 a 2.100 rotações. Esses excelentes resultados se devem à tecnologia de ponta do novo motor N45, desenvolvido pela FPT Industrial. O propulsor, com quatro cilindros e tecnologia SCR, teve um aumento de cilindrada em relação ao seu antecessor - o motor NEF4 – de 3,9 para 4,5 litros.
Embora mais potente, o novo propulsor também conseguiu uma significativa melhora do consumo de combustível. Testes realizados pela equipe de engenharia da Iveco, em uma aplicação urbana, considerando o veiculo 100% carregado, apontam que o novo modelo Iveco economizou 10% mais combustível que o líder do segmento. Numa aplicação urbana, sem carga, a economia chega a 15%.
A transmissão usada é a mecânica Eaton, de seis marchas, com novo acionamento a cabo, que permite um aumento no conforto e na precisão da troca de marchas. Além disso, torna o processo mais ágil, facilitando o desempenho do veículo, principalmente em trechos urbanos.
A vida a bordo também ficou mais confortável, devido às novas molas parabólicas da suspensão dianteira do veículo, com capacidade de absorção de impacto e vibrações elevada.
Na suspensão traseira, as molas parabólicas de duplo estágio se adaptam melhor aos diferentes tipos de terreno, distribuindo os impactos e contribuindo para a estabilidade do caminhão. Além disso, as molas parabólicas são mais leves, mais modernas e suportam quantidades maiores de carga.
A cabine ainda é equipada com molas helicoidais na suspensão posterior. Para o motorista, o resultado é uma viagem mais prazerosa, com movimentos mais suaves. No interior, os tecidos usados são os mesmos do Tector Stradale, versão Premium da linha, conferindo um ar mais sofisticado ao veículo.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro