Em outra coluna, em maio do ano passado, cheguei a falar sobre o assunto rapidamente, mas gostaria de voltar à estranha reação do nosso mercado com os modelos de duas portas. Conversava com um amigo sobre a nossa preferência em comum pelos carros com somente as duas portas dianteiras, já que ainda não temos família e raramente usamos os assentos traseiros de nossos veículos.
O problema, no entanto, é a falta de mercado para carros deste tipo. Eles estão restritos aos produtos de entrada e, mesmo assim, faltam na concessionária. No meu caso, pedi um modelo de duas portas, mas teria de esperar alguns dias, além de ter de escolher entre o ar-condicionado e a direção hidráulica. Para pronta entrega e com os dois equipamentos, somente a carroceria de quatro portas e na cor preta. É o que o mercado quer, não tem jeito.
Outro problema é a desvalorização na revenda. Não que o carro de duas portas não tenha mercado, mas sempre pode virar uma desculpa para o comprador tirar um pouco do preço. Meu carro anterior, de duas portas, sofreu deste mal. Encontrei até lojista que recusou o modelo.
E vale lembrar que tudo isso era bem diferente há poucos anos. O mercado brasileiro só aceitava modelos de duas portas e os de quatro eram tachados como carro de taxista. Sedãs médios como Volkswagen Santana e Chevrolet Monza tiveram suas carrocerias cupê. A Fiat, inclusive, teve de desenvolver um Tempra exclusivo para o mercado brasileiro, mas que não foi muito pra frente, afinal, foi bem na mudança repentina deste comportamento.
Hoje, quem quiser um hatch de duas portas, terá de recorrer ou aos veículos de entrada ou esportivos, como BMW Série 1 e Audi A3. Sem falar nos cupês, como Audi A5 e Mercedes-Benz Classe E Coupé. De meio-termo, somente o Fiat Palio 1.8R. O Volkswagen Gol G5, que chegou somente com quatro portas, terá em breve a versão com duas. Só não se sabe se acompanha uma versão esportiva ou se será o mais barato da linha.
0 a 100 km/h
- Além do Gol duas portas, uma fonte ligada à Volkswagen garante que a Saveiro Cross chega ainda em fevereiro com detalhes bastante parecidos aos do novo CrossFox.
- A versão Cross vai tentar dar um gás nas vendas da picape da Volkswagen. Segundo a Fenabrave, na primeira quinzena deste mês, a Volkswagen vendeu menos que a metade da Fiat Strada. A intenção da montadora é ser líder do segmento.
Fernando escreve às segundas