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208 e New Fiesta mostram as caras no mercado de compactos

Modelos com motor de 1,6 litro e câmbio manual travam disputa direta no segmento de hatches premiuns

16/08/2013 - Anelisa Lopes / Fotos: Aline Dumelle / Fonte: iCarros

Com menos de seis meses de mercado, Ford New Fiesta e Peugeot 208 ainda estão longe de alcançar o volume de vendas dos líderes do segmento, encabeçados por Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, e, por isso, travam uma rivalidade direta neste mercado. Para isso, a Ford aposta agora no custo-benefício da versão nacional do New Fiesta para chegar perto do topo, enquanto a Peugeot já lançou uma versão mais em conta (sem teto solar) do seu compacto. 

Em suas versões com motor de 1,6 litro e câmbio manual, o New Fiesta Titanium custa R$ 52.340, enquanto o 208 Griffe sai por R$ 50.690. A lista de equipamentos comum inclui freios ABS, rodas de 16 polegadas, sensor de estacionamento, de chuva e de farois, além de limitador de velocidade. A Ford ainda entrega sete airbags, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, sistema de mídia SYNC e ar-condicionado manual. Já a Peugeot rebate com farois com LED e de neblina, teto panorâmico de vidro, airbag duplo, ar-condicionado digital de duas zonas, painel de LCD com comandos por toque e GPS, e tecnologia Flex Start que descarta o tanquinho de partida a frio no compartimento do motor.

Oferta do mesmo de formas distintas

Criados para cativar um público que busca mais potência e tecnologia, sem dispensar olhares pelas ruas, New Fiesta e 208 entregam esta proposta de formas bem diferentes. Partindo do exterior, os dois atraem pelo visual, mas, na parte de dentro, o 208 sai na frente por ser mais bem acabado e moderno que o concorrente. Prova disso é o excesso de plástico usado na porta do New Fiesta contra o toque aveludado do painel do 208.

No Peugeot, o comando de funções do veículo é feito por meio de uma tela sensível ao toque, localizada no painel. No Ford, o sistema é gerenciado por comandos de voz. A praticidade varia de acordo com o gosto do consumidor, mas, lembrando que o New Fiesta não traz sistema de navegação.

Inicialmente, a posição para dirigir agrada nos dois. Depois de algumas horas no trânsito ou na estrada, no entanto, nota-se que os assentos dianteiros do New Fiesta possuem pouca ergonomia por serem curvados demais, o que torna a viagem cansativa. Na parte de trás, o Peugeot dá um pouco mais de folga para pernas, graças ao entre-eixos de 2,54 m contra os 2,48 metros do New Fiesta.

Na cidade, os dois se comportam de maneira semelhante, tanto em saída como em retomada, em razão de o torque ser alcançado perto dos 4.000 giros (16,4 mkgf para o Peugeot e 16 mkgf para o New Fiesta, ambos com etanol). Na estrada, o New Fiesta tem mais vantagem pelos seus 130 cv (a). Menos potente, com 122 cv (a), o 208 demora a embalar e, quando se empolga, "recompensa" com barulho do motor na cabine. A sensação que dá é que falta mais uma marcha para aliviar o esforço do motor. Ainda falando em transmissão, o 208 leva um ponto em outro aspecto, entretanto: engate das marchas. São mais suaves e certeiras que do rival.

Escolha de Anelisa Lopes - a nacionalização do New Fiesta, anteriormente importado do México, vai melhorar a posição do modelo no mercado, pois, além de tê-lo deixado mais barato, agregou mais tecnologia, além da oferta na linha de motor de 1,5 litro e transmissão automatizada. O 208, porém, é mais moderno, bem acabado e não deve em desempenho ao concorrente, portanto, no que depender da pós-venda, deverá continuar vendendo mais que o New Fiesta.

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