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Meriva e Palio Weekend na mira das famílias

De um lado, um monovolume; de outra, uma perua. Qual destes modelos se sai melhor nesta disputa com motor 1.4 flex?

10/10/2008 - Texto e fotos: Anelisa Lopes / Fonte: iCarros

Na lista dos modelos mais vendidos no mercado nacional em 2008 da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a Chevrolet Meriva figura logo depois da Fiat Palio Weekend. Apesar de não pertencerem ao mesmo segmento – a primeira faz parte do grupo dos monovolumes, enquanto a segunda consta na lista das peruas -, os dois veículos são referência para aqueles compradores que priorizam o espaço e que rodam predominantemente na cidade. Mesmo lado a lado, a perua da Fiat manteve um crescimento superior ao monovolume da Chevrolet. O facelift sofrido pela Weekend em maio serviu como fermento na receita: desde então, uma média de 3.300 unidades da perua são vendidas ao mês, contra 2.200 da Meriva, que sofreu uma leve modificação externa para a linha 2009. A principal novidade desta linha, porém, ficou por conta de uma nova opção de motorização. Desde o mês passado, também é oferecida a Meriva com motor 1.4 EconoFlex. E é justamente este motor que pegamos para brigar com a nova geração da Fiat Palio Weekend 1.4. Na versão Joy 1.4, a Meriva custa R$ 45.790. Na versão Trekking, a Palio Weekend sai por R$ 42.880. Neste comparativo, o que conta menos são os R$ 2.910 de diferença entre as duas opções, já que, com os mesmo equipamentos oferecidos de série na Meriva, mais rodas de liga leve e pneus de uso misto, a Palio pode chegar a R$ 47.834, invertendo a situação. Desempenho dá vitória para a Fiat Se os quase R$ 3 mil de diferença não são decisão de compra neste comparativo, o que leva à vitória da Palio sobre a Meriva? Não tente encontrar na aparência, pois o trunfo está no desempenho. O 1.4 EconoFlex da Meriva é mais potente e dá uma lavada na concorrente: são 99 cv de potência com gasolina e 105 cv com álcool a 6.000 rpm contra 85 cv (g) e 86cv (a) a 5.750 giros do 1.4 8V da Palio. O torque é praticamente o mesmo: 13,2 kgfm (g) e 13,4 kgfm (a) a 2.800 rpm (Meriva) e 12,4 kgfm (g) e 12,5 kgfm (a) (Palio Weekend). A vantagem da perua está no peso. O 1.4 da Meriva leva 1.255 quilos. O 1.4 da Fiat carrega 1.098 quilos. O câmbio manual de cinco marchas é satisfatório, mas cada um deles tem um ponto fraco: no monovolume, os engates são duros. Na perua, há folga excessiva como na linha do hatch da qual deriva. Se um leva vantagem na potência e na força se equivalem, por que o Palio sai na frente? Mais leve, o modelo mostra menos resistência nas acelerações. Enquanto é preciso afundar o pé para ganhar uma ladeira com a Meriva, o Palio ganha embalo com mais facilidade. Além disso, a redução de marchas na Meriva – normalmente para a segunda e primeira - nas ultrapassagens para ganhar fôlego é constante. Diariamente, no trânsito, a proposta da Fiat agrada mais e cansa menos. A GM decidiu incorporar motorização 1.4 na linha da Meriva para ser uma opção mais acessível e econômica, em termos de consumo, para o cliente. Segundo os dados de consumo divulgados pela montadora, porém, o gasto não é tão perceptível. Na cidade, a Meriva 1.4 faz 8,2 km/l (a) e 11,9 km/l (g). A Meriva 1.8, com câmbio automatizado, percorre 8 km/l (a) e 11,5 km/l (g) em trecho urbano. A Fiat, por sua vez, aponta 9,2 km/l (a) e 13 km/l (g) para a Weekend 1.4 e 8,4 km/l (a) e 12,2 km/l (g) para a Weekend 1.8 Adventure Locker manual. Vale lembrar que os números foram obtidos em condições ideais de rodagem.
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