23/11/2009 - Anelisa Lopes / Fotos: Anelisa Lopes e divulgação / Fonte: iCarros
A trajetória do Hyundai Tucson e do i30 no mercado brasileiro tem semelhanças com a história de vida de Carlos Alberto de Oliveira Andrade que, no final da década de 70, em Campina Grande (PB), transformou uma revenda Ford falida na principal distribuidora da marca em todo o nordeste seis anos após sua aquisição.
De uma marca pouco conhecida há alguns anos a sonho de consumo de muitos jovens atualmente, Tucson e i30 são exemplos de cases de sucesso no segmento automotivo no Brasil. E o principal mérito para este resultado se deve ao custo-benefício dos modelos. Lançado em julho por aqui, o i30 caminha para chegar à liderança de vendas no segmento do qual faz parte.
Para isso, no entanto, o sul coreano terá de desbancar o Chevrolet Astra. O veterano, apesar de exigir uma atualização no projeto, ainda permanece com folga no primeiro lugar entre os hatches médios. Em setembro último, por exemplo, o modelo passou das 3.500 unidades vendidas.
Na linha 2010, o Astra está disponível em uma única configuração, com motor de 2,0 litros e opção de câmbio manual ou automático. Conta a seu favor o fato de trazer um motor bicombustível sob o capô, enquanto o i30 só pode ser abastecido com gasolina. Além disso, o Astra é nacional, enquanto o Hyundai vem da Coréia do Sul, ou seja, a disponibildade de peças e serviços é mais farta na rede Chevrolet.
Com uma boa lista de equipamentos de série e design inspirado em modelos de categoria superior, como o BMW Série 1, o i30 passa bem longe de ser comparado ao alemão, mas agrada pela oferta de itens e desempenho. Também partilha de um motor de 2,0 litros, um pouco mais potente que o do rival.
Para o tira-teima, convidamos um antigo fã de Astra e atual proprietário de i30 a conhecer um pouco do Chevrolet. Será que ele trocaria de carro?
ASSISTA AO VÍDEO
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro