22/03/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
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O problema está relacionado diretamente à entrada, na cabine, de gases expelidos pelo sistema de escape. Segundo um relatório feito pela Ford ao NHTSA em 2016, em condições de aceleração total com o ar-condicionado em modo de recirculação interna poderia causar entrada de gases tóxicos na cabine por conta da zona de pressão negativa exercida na traseira do Explorer.
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Problemas diretamente relacionados com o sistema de exaustão não foram detectados pela Ford, por isso não foi acionado um recall até agora. Além disso, segundo a Bloomberg, os casos vêm ocorrendo de maneira aleatória e não é fácil detectar em pacientes a superexposição a monóxido de carbono.
Mais de 3 mil donos de Explorer contataram a Ford reclamando sobre suspeita de entrada de gases do escape entrando na cabine. Até mesmo unidades policiais do Explorer vem sendo afetadas pelo problema. Inlcuindo um caso de um policial que se acidentou após desmaiar dirigindo a viatura, apresentando sinais de exposição elevada a gases tóxicos. A Ford alega que não há nada de errado com o SUV e que, em todos os testes feitos, ele foi aprovado dentro dos níveis aceitáveis estabelecidos pelo governo americano.
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O NHTSA relata que foram encontradas evidências preliminares de altos teores de monóxido de carbono no interior dos Explorer. Caso isso se prove, a Ford será forçada a realizar um recall de um milhão de Explorer vendidos entre 2010 e 2018, período de produção da geração recentemente aposentada. Vale lembrar que o modelo não foi vendido oficialmente no Brasil, o que não afeta diretamente o país.
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