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Hatch médio morreu no Brasil: como o SUV engoliu o segmento

Já houve uma época em que 100 mil hatches médios saiam das concessionárias por ano, hoje lutam por 10% disso

02/04/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Há exatos 14 anos, o mercado brasileiro passaria por uma mudança perpetua. Pela primeira vez na história, o segmento de SUVs vendeu mais unidades em um ano que a categoria dos hatches médios. A impensável virada antes da chegada do Ford EcoSport era apenas o começo da decadência dos, até então, amados modelos de porte médio.

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Passado de ouro

O ano de 2004 foi marcado por ser o último do reinado dos hatches médios. Na época, 1.214.393 carros foram vendidos no Brasil, segundo dados fornecidos pela Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores). Desses, 4,94% eram hatches médios contra 4,35% de SUVs.

A diferença entre os segmentos era gritante. O Ford EcoSport reinava soberano entre os SUVs com 38.668 unidades vendidas em 2004, de um total de 57.084 SUVs. Essa discrepância era tão grande que o segundo colocado, a família Mitsubishi Pajero, vendeu 7.673 unidades no mesmo ano. O Nissan XTerra, que nunca foi reconhecido como um modelo bom de vendas, era o 4º SUV mais vendido.

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No lado dos hatches médios, o jogo era mais equilibrado. O Chevrolet Astra dominou 2004 com 19.446 unidades vendidas. Uma apertada vitória frente ao VW Golf com 14.166 unidades. Era um segmento em que apenas o 5º colocado, o luxuoso Audi A3, vendia menos de 10 mil unidades ao ano.

Ponto da virada

Ainda sem concorrentes diretos, o Ford EcoSport foi o grande responsável pela virada dos SUVs para cima dos hatches médios. Com o Brasil absorvendo1.314.993 carros novos em 2005, o pequeno SUV da Ford conquistou 45.420 novos compradores e a liderança de um segmento que movimentou 4,83% do mercado.

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Apesar de terem vendido menos que os SUVs, os hatches médios ainda estavam muito bem. O Chevrolet Astra com suas 21.735 unidades vendidas no ano, obtinha a soma das vendas de Ford Focus e Fiat Stilo, os respectivos segundo e terceiro colocados com cerca de 10 mil carros vendidos cada no ano. O VW Golf começava a cair, enquanto o Peugeot 307 colocava os modelos de luxo para fora do top 5.

EcoSport ganha companhia

Bastaram apenas quatro anos para que as vendas dos SUVs mais que dobrasse no Brasil, quebrando a barreira dos 100 mil carros. Em 2003 foram 41.525 unidades comercializadas, atingindo 110.058 SUVs vendidos em 2007. É nessa época que o Ford EcoSport começa a perceber que existem rivais.

O Hyundai Tucson já figurava em 2007 entre os cinco SUVs mais vendidos do ano, na terceira posição, logo atrás de toda família Mitsubishi Pajero (TR4, Full e Sport). O Eco ainda dominava com 47.025 unidades vendidas, enquanto o Chevrolet Tracker timidamente surgia na quinta posição suas 6.599 unidades de Suzuki Vitara rebatizados comercializados.

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Sem grandes surpresas, o ranking dos hatches médios praticamente repetiu as posições de 2005, apenas com Stilo e Golf trocando de lugar. Entre os cinco modelos mais vendidos, sem exceção, todos venderam mais de 10 mil unidades, sendo o Astra o único a passar das 20 mil. Esse era, até então, o melhor ano da história para os hatches médios, com 78.752 carros vendidos.

Auge antes do tombo

Com 2.644.610 carros vendidos em 2010, o ano ficou marcado pela gigante ascensão dos SUVs e o crescimento dos hatches médios. Aqui, todos saíram ganhando. Os SUVs novamente dobravam as vendas e rompiam a barreira de 200 mil unidades, apenas três anos depois de atingir 100 mil carros. Assim, eles dominavam 9,49% do mercado

Ainda havia uma clara dominação do Ford EcoSport com 43.037 unidades vendidas. Contudo, o Hyundai Tucson já começava a aparecer no retrovisor com 28.044 vendas. Modelos de porte médio se consagravam, como Honda CR-V e Chevrolet Captiva acima das 13 mil unidades vendidas no ano. Pela primeira vez todos os SUVs do top 5 atingiam esse nível de vendas.

Já os hatches médios foram a 121.644 carros vendidos, o melhor resultado da história. Eles mantiveram acima de 100 mil unidades apenas mais uma vez, em 2011. Contudo, depois desse período, foi tombo atrás de tombo, com vendas e participação de mercado caindo drasticamente.

Um dos grandes responsáveis pela boa marca dos hatches médios em 2010 foi o Hyundai i30. Desde o Fiat Tipo, um importado não atingia lugares tão altos no posto de modelos mais vendidos. Com 35.930 Hyundai i30 saindo das concessionárias em 2010, ele atropelou o Astra, que havia estacionado em 29.051 garagens novas.

O de cima sobe e o de baixo desce

Chegamos a 2015, quando o mercado brasileiro já estava completamente abastecido por SUVs compactos, ao passo que as marcas desistiam dos hatches médios. Com 14,82% de participação em um mercado com 2.799.129 carros vendidos, os SUVs dominaram. O Honda HR-V foi o líder com 51.155 unidades vendidas – um recorde no segmento que nem mesmo o EcoSport quando dominava sozinho conseguiu.

Jeep Renegade, Renault Duster e Ford EcoSport fechavam o grupo dos SUVs com mais de 30 mil unirdes vendidas. Cada um deles, conseguiu vender sozinho mais que toda categoria de hatches médios em 2015: era o começo do fim. Único SUV médio no ranking, era o Hyundai ix35, porém com metade das vendas do quarto colocado, o EcoSport.

Com praticamente metade das vendas limadas quando comparada ao ano anterior, os hatches médios estavam em maus lençóis. O Ford Focus liderou o segmento com Volkswagen Golf e Chevrolet Cruze bastante próximos. Apenas os dois primeiros colocados passaram das 10 mil unidades, enquanto os dois últimos modelos do ranking, Peugeot 308 e Fiat Bravo, mal chegaram a 3 mil carros.

Derradeiro fim

Agora com quase 25% do mercado e 512.352 unidades vendidas, os SUVs foram a grande sensação de 2018. A categoria teve uma fortíssima briga pela segunda colocação com Hyundai Creta, Honda HR-V, Nissan Kicks e Jeep Renegade colados com cerca de 46 mil unidades vendidas. O rei da categoria, Jeep Compass, via a briga de longe com 60.284 carros vendidos.

Os hatches médios? Pior do que nunca. A categoria atingiu seu pior resultado na história, com pífios 13.229 carros vendidos. É o mesmo que o Toyota SW4, um modelo mais caro que todos os modelos do top 5, vendeu no mesmo ano. Minguada, a categoria tinha apenas Ford, Chevrolet, Peugeot e Volkswagen entre as marcas não de luxo.

Chevrolet Cruze Sport6 dominou com 5.535 unidades vendidas durante todo o ano de 2018, o mesmo número de unidades que o Renegade vendeu somente em dezembro do ano passado. Volkswagen Golf e Ford Focus fecharam o pódio, mas são dois modelos que serão aposentados em 2019 – clique aqui para entender mais sobre isso.

Não há mais volta: os hatches médios foram reduzidos a um minúsculo nicho no Brasil, ao passo que os SUVs dominaram a preferência nacional. Dificilmente algum modelo dessa categoria em baixa retomará os resultados de Hyundai i30 e Chevrolet Astra, os mais emblemáticos da categoria. Muitas marcas já desistiram de vez do segmento e a tendência é que se resuma a caros e importados hatches vindos da Europa.

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