entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Como ficam os hatches médios com Golf e Focus fora de linha?

Ford Focus está saindo de linha de vez, enquanto o Volkswagen Golf fica apenas com versões esportivas e caras

02/04/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Foi-se o tempo em que hatches médios vendiam mais de 100 mil unidades ao ano, como você já conferiu aqui no nosso dossiê completo. Cada vez menores em participação e importância de mercado, a categoria teve diversas baixas em 2018, que continuarão nesse ano. Mas e agora, como ficará a categoria sem Ford Focus e com a aposentadoria parcial do Volkswagen Golf?

Leia mais:
Hatch médio morreu no Brasil: como o SUV engoliu o segmento
Cruze domina, mas Classe A é hatch de luxo mais vendido
VW tira Golf de linha nas versões 1.0 e 1.4

Focus

Oficialmente, o Ford Focus sai de linha no Brasil, Argentina e EUA. As vendas do modelo nos três países iam mal há um certo tempo. Além disso, há o agravante da chegada da nova geração na Europa e no foco da Ford em SUVs e picapes. Enxugando seu portfólio globalmente, a Ford está eliminando modelos que vendem pouco.

Veja aqui ofertas de Focus

Não há chances de o Ford voltar a ser vendido no Brasil em um período breve, nem como importado da Europa ou de países latino-americanos, muito menos como nacional. Vale lembrar que o Focus sedã, chamado de Focus Fastback pela Ford, também será aposentado.

Golf

Durante o lançamento do SUV compacto T-Cross, a Volkswagen oficializou a aposentadoria parcial do Golf no Brasil. Apesar de ter sido recentemente reestilizado, o hatch médio sai de linha para abrir espaço na linha de produção para o modelo inédito. Fica apenas o esportivo GTI, com unidades já produzidas e a caminho da entrega.

Procurando um Golf? Veja aqui ofertas

Novas unidades do Golf GTI serão fabricadas conforme a demanda, assegurando a manutenção do hatch no Brasil. A marca também confirma que o híbrido esportivo Golf GTE vai ser vendido no país em breve. Ele tem chances de ser até mais barato que o GTI por conta de incentivos fiscais.

A nova geração do Volkswagen Golf será lançada no próximo ano na Europa, o que coloca o futuro do modelo em dúvida. Com o GTE importado precisará ser atualizado eventualmente, o GTI nacional se tornará defasado. A possibilidade, ainda que remota, é retornar a importar o Golf da Alemanha, como já foi feito. Vale lembrar que essa foi a melhor fase de vendas do modelo no Brasil em sua sétima geração.

Restante do segmento

Além de Focus e Golf, em 2018 foi anunciada também a aposentadoria do Peugeot 308 na Argentina, de onde ele era importado para o Brasil. A marca ficará sem substituto momentâneo, apostando na reestilização do SUV compacto 2008 para ocupar seu lugar. O sedã 408 também foi recentemente removido de linha.

Simule as parcelas do seu próximo carro

Já o Volvo V40 ainda não está oficialmente fora, mas marca sueca confirmou que 2019 será o último ano de produção do hatch médio. Não há trabalhos em direção a um sucessor direto para o V40.

A categoria é liderada com folga pelo Chevrolet Cruze Sport6, que será reestilizado nesse ano e segue com resistência. Sendo assim, resta no segmento o recém-lançado Mercedes-Benz Classe A, o BMW Série 1 prestes a mudar de geração e o Lexus CT200h, que caminha para também sair de linha.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.