entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Hilux ganha nota máxima no Latin NCAP

Primeira picape avaliada no teste de impacto, modelo ganha cinco estrelas para adultos e quatro para crianças

09/09/2015 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Conforme antecipado na semana passada, o Latin NCAP, instituição independente que avalia a segurança dos veículos comercializados na América Latina e no Caribe, divulgou hoje (9) os resultados de uma nova bateria de testes de colisão. O destaque ficou com a Toyota Hilux, que conseguiu nota máxima para adultos. Já o Hyundai Grand i10 decepciou ao ganhar zero estrela de proteção.

Leia mais:
Renegade ganha nota máxima em teste de colisão 
Citroën C3 tem resultado satisfatório em teste de colisão
VW up! mantém nota máxima no Latin NCAP 
VW Golf e Toyota Corolla recebem nota máxima
Renault Clio perde pontos no Latin NCAP
Chevrolet Onix, Peugeot 208 e Fiat Palio são testados

Primeira picape avaliada pelo Latin NCAP, a Hilux obteve cinco estrelas na proteção para adultos e quatro estrelas para crianças. O modelo testado possui cabine dupla e foi fabricado na Tailândia, lembrando que a picape vendida no Brasil é importada da Argentina. A instituição afirmou que também testará a picape argentina ainda neste ano.

Segundo a avaliação da entidade, a estrutura da Hilux é robusta e os três airbags (frontais, laterais e de joelho para o motorista) oferecidos pela versão testada protegeram corretamente os ocupantes no teste de impacto frontal.

Zero estrela

Enquanto a Hilux se saiu bem nos testes de impacto, o Hyundai Grand i10 decepciou ao conseguir zero estrela de proteção para adultos e duas estrelas para crianças. Fabricado na Índia e comercializado, por exemplo, no Chile, o modelo teve sua versão básica avaliada. Isso teve impacto direto no resultado, já que essa configuração não possui airbags, sistema isofix para cadeiras infantis nem controle de estabilidade, itens presentes no modelo europeu que obteve quatro estrelas no Euro NCAP. 

No teste latino americano, a estrutura do Grand i10 foi considerada instável e a proteção para cabeça e peito do motorista foi pobre Para o acompanhante, ela foi avaliada apenas como "marginal". Além disso, a instituição concluiu que os joelhos dos ocupantes da frente "impactaram e podem vir a impactar em estruturas perigosas no painel como o tubo transversal".

O Latin NCAP informou ainda que o Grand i10 foi lançado recentemente em mercados como o da Argentina com um nível melhor de equipamentos de segurança em relação à versão testada pelo Latin NCAP. Apesar de contar com airbags, a estrutura do veículo foi considerada fraca, podendo comprometer a proteção dos passageiros. 

Ainda neste ano serão divulgadas mais duas baterias de testes, em novembro e dezembro. É possível consultar os resultados de todos os testes já realizados pelo Latin NCAP no site da instituição.

Veja abaixo o vídeo com o teste da Toyota Hilux:

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.