entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Jeep Renegade consegue nota máxima em teste de colisão

Novo no mercado, modelo fabricado no Brasil recebe cinco estrelas de proteção no Latin NCAP. Chery QQ chinês é reprovado

15/07/2015 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O Latin NCAP, instituição independente que avalia a segurança dos veículos comercializados na América Latina e no Caribe, divulgou hoje (15) os resultados de uma nova bateria de testes de colisão que avaliou Fiat Palio, Jeep Renegade e Chery IQ. Esta é a segunda bateria de um total de seis que serão realizadas nesta fase. A primeira foi apresentada em abril, quando foram avaliados Citroën C3, Nissan Tiida Sedan e Seat Leon. Os próximos resultados serão divulgados nos meses de setembro, novembro e dezembro deste ano.

O destaque dessa bateria foi o Jeep Renegade, fabricado em Goiana (PE), que conseguiu cinco estrelas de proteção tanto para adultos quanto para crianças. Recém-chegado ao mercado, este é o primeiro modelo produzido no Brasil a atingir cinco estrelas para ocupantes adultos e crianças.

Os testes concluíram que os airbags frontais protegeram adequadamente as cabeças dos ocupantes na frente, assim como os cintos de segurança com pretensores e limitadores de carga ofereceram boa proteção para o peito, sem áreas críticas para os joelhos. 

Por outro lado, o Chery IQ testado, que é fabricado na China e não traz airbags, obteve zero estrelas para adultos e para crianças. O nome IQ é usado em alguns países, como no Chile, para denominar o QQ. No Brasil, a nova geração chegou em abril, ainda importada, mas equipada com airbags frontais como determina a lei brasileira. No segundo semestre, o QQ passará a ter produção nacional em Jacareí (SP).

A falta dos airbags foi fundamental para a baixa pontuação. Segundo o Latin NCAP, a proteção para a cabeça e o peito do motorista foi "pobre" e os joelhos do acompanhante têm o risco de sofrer impacto contra estruturas perigosas que ficam atrás do painel. Além disso, a estrutura do habitáculo foi qualificada como instável, não sendo capaz de suportar maiores cargas. 

Por fim, foram apresentados também os resultados do Fiat Palio, que ganhou atualizações como lembrete de uso do cinto de segurança para o motorista em julho deste ano. Com isso, ele aumentou sua qualificação de 2014, indo para quatro estrelas de proteção para adultos e três estrelas para crianças. O modelo é fabricado no Brasil e na Argentina.

Com boa proteção para cabeça e pescoço do motorista e do acompanhante em caso de impacto frontal, o que prejudicou o resultado do Palio foi a possibilidade de impacto dos joelhos dos ocupantes da frente contra estruturas na parte inferior do painel.

O órgão comemora os resultados e os avanços em segurança, mas alerta para o risco de ainda existirem carros com baixa proteção no mercado. "É a primeira vez que um modelo produzido no Brasil consegue as cinco estrelas para ocupantes adultos e crianças. Infelizmente, a falta de normas por parte de alguns governos da região permite que veículos com baixa qualidade nos testes de colisão, como o Chery IQ, sejam oferecidos ao público", disse Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

Veja abaixo o vídeo com o teste do Jeep Renegade:

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.