entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Wrangler com motor Hellcat de 717 cv é um monstro de guiar

Conceito Trailcat foi o mais divertido de guiar para o iCarros entre os sete protótipos apresentados em março nos EUA

14/04/2016 - Anamaria Rinaldi, de Moab (EUA) / Fotos: Anamaria Rinaldi, de Moab (EUA), e divulgação / Fonte: iCarros

Já imaginou um Wrangler com motor Hellcat? A Jeep sim. Trata-se do conceito Trailcat, criado ao lado de outros seis protótipos para o evento Easter Jeep Safari, realizado em março em Moab, no estado norte-americano de Utah. Além do belo visual provocante, com o símbolo de um felino nas laterais da carroceria e na alavanca de câmbio no interior, o destaque fica por conta do motor 6.2 V8 Hellcat de 717 cv dos Dodge Challenger e Charger. O iCarros teve a oportunidade de pilotar esse monstro. Conheça!

Leia mais:
Jeep confirma que série especial de 75 anos virá até agosto 
Jeep Comanche: veja detalhes da picape baseada no Renegade 
Galeria: relembre modelos clássicos dos 75 anos da Jeep 

Basta dar a partida para esse felino rugir tão alto que pode ser ouvido a alguns quarteirões de distância. Mas para acomodar esse potente motor, que atua em conjunto com uma transmissão manual de seis marchas, o chassi do Wrangler duas portas precisou ser esticado em 30 cm. Outras modificações são as rodas aro 17" com novos pneus off-road, grade frontal preta, faróis de LED e portas tubulares pretas. Por dentro, ele incorporou bancos de fibra de carbono do Dodge Viper, acabamento em preto e a já citada manopla de câmbio personalizada com o símbolo do felino. E por que eles fizeram isso? "Porque podemos". Esta é a resposta da empresa.

A experiência a bordo do Trailcat foi curta, porém, intensa. Já nos primeiros metros você consegue sentir do que esse motor V8 é capaz, além de seu barulho quase ensurdecedor. Embora seja um veículo pesado, isso não é problema. Ele arranca com agilidade e não é preciso nenhum esforço para fazê-lo acelerar. Pelo contrário: o desafiador é tentar andar dentro dos limites de velocidade com ele. Como a alavanca de câmbio é longa, os engates não são tão precisos, o que também não reduz em nada a diversão ao volante. O mais difícil mesmo foi conseguir subir no carro, tamanha a sua altura perto da estatura desta repórter de 1,63 m de altura. Aparentando ser um monstro por fora, é guiando que você percebe ser mesmo um carro fora do normal.

Picape Wrangler: confirmada!

Outro conceito que se destacou foi o Crew Chief 715, uma picape cabine dupla que usa como base um Wrangler quatro portas. Com apelo militar, ela adota pintura verde, uma bússola enorme no painel, botões que parecem acionar mísseis, rodas aro 20" e motor 3.6 V6 com transmissão automática de cinco marchas. Sem perder o estilo retrô, traz teto de lona e um galão antigo de gasolina.

Uma vez dentro da picape, você se sente realmente em um veículo militar. E a caçamba não fez mal ao Wrangler. Pelo contrário. A dirigibilidade ficou ótima e o câmbio automático garante boas respostas de aceleração e retomada, mesmo se tratando de um veículo pesado. E se você não notou, é um dos poucos carros criados pela Jeep que não possui a emblemática grade de sete barras na dianteira.

Vale lembrar que a Jeep já confirmou que, após a profunda renovação do Wrangler em 2017, será lançada uma picape baseada no modelo, provavelmente a ser lançada em 2018 nos Estados Unidos, onde será fabricada. A empresa ainda desconversa sobre a sua vinda ao Brasil, mas não descarta que existe mercado para ela, já que seu apelo fora de estrada será o maior trunfo, assegurando até não haver rivais diretos. Seria um sinal de que ela, então, virá ao País?

Tamanho não é documento

Se você gostou da versão alongada do Wrangler, deve achar interessanta também sua versão encurtada, chamada Shortcut. Inspirado no clássico CJ-5, o conceito foi criado para lidar com trilhas apertadas e sinuosas graças ao comprimento 30 cm menor que o do Wrangler atual. O motor é o mesmo 3.6 V6 e a transmissão automática de cinco marchas. Em um veículo menor, esse conjunto ficou ainda mais interessante. Parece até um foguetinho. E o interior com painel e bancos em vermelho combinando com a carroceria deram um charme extra ao carro. É prático, tem atributos fora de estrada e bom desempenho. O que mais você poderia querer?

Renegade Comander

O conceito Comander é baseado na versão Trailhawk do Renegade, como se fosse um passo a mais rumo ao off-road. Para isso, ele adota rodas aro 17" do Wrangler Rubicon, pneus de uso misto e está 2 cm mais alto. Quanto ao visual, é imposível não notar o desenho das trilhas de Moab no capô preto. Já o interior ganhou diversos detalhes em verde nas saídas de ar, no volante, nos alto-falantes, nos bancos e na base da alavanca de câmbio. Ficou elegante. O motor é um 2.4 a gasolina com câmbio automático de nove marchas, conjunto oferecido nos Estados Unidos, mas não disponível no Brasil. Ele deixa o carro ainda mais interessante, como uma boa opção intermediária entre o 1.8 flex e o 2.0 turbodiesel que temos no carro brasileiro.

Picape das antigas

Um conceito que atraiu muitos curiosos foi a picape FC-150 de 1960. O conceito manteve parte importante da história do modelo, como o desgaste da pintura, mas acrescentou melhorias mecânicas para aprimorar sua dirigibilidade. Pequena, ela teve o entre-eixos encurtado, sendo muito fácil de manobrar - esta é sua maior vantagem. Além da carroceria laranja, o charme retrô aparece também no interior, que foi decorado à época com um rádio amador, um maço de cigarros e uma multa de trânsito antiga. A alavanca de câmbio é um pouco diferente: para engatar, é preciso apertar um botão no centro e então movê-la para baixo. E são apenas três marchas. Junto com a transmissão automática atua um motor 4.0.

Trailstorm une beleza e potência

Por fim, o último conceito que o iCarros pode guiar em Moab é o Trailstorm, que foi criado a partir do Wrangler Unlimited (quatro portas) Sport, acrescentando acessórios da Mopar. Segundo a Jeep, esse é um modelo que pode ser feito por qualquer pessoa usando peças disponíveis no mercado norte-americano. Por fora, a bela pintura laranja com estampa chama a atenção, mas é a capacidade fora de estrada que conquista nesse conceito. Ele possui motor 3.6 V6 e transmissão automática de cinco marchas. E não fica devendo em nada em desempenho, mostrando bravura desde as baixas faixas de rotação.

Viagem a convite da Jeep

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.