entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Galeria: relembre modelos clássicos dos 75 anos da Jeep

Veja nas imagens a trajetória da marca ao longo do anos e leia as impressões do iCarros ao volante dos carros antigos

13/04/2016 - Anamaria Rinaldi, de Moab (EUA) / Fotos: Anamaria Rinaldi, de Moab (EUA), e divulgação / Fonte: iCarros

O ano de 2016 é muito importante para a Jeep, que comemora seus 75 anos com uma série especial para toda a linha de produtos - estão confirmados para Brasil o Renegade, o Grand Cherokee e o Wrangler - e sete conceitos. Mas o evento de apresentação foi marcado também pelo passado da marca, junto com os carros do presente e do futuro.

Leia mais:
Jeep confirma que série especial de 75 anos virá até agosto 
Jeep Comanche: veja detalhes da picape baseada no Renegade

A experiência de guiar um Willys

A trajetória da Jeep começou em 1941 com a produção do jipe militar Willys-Overland MB, que durou até 1945, apenas durante o período da II Guerra Mundial. Foram fabricados mais de 368 mil veículos MB, além de outros 277 mil feitos pela Ford para o exército norte-americano sob a licença da Willys. Então conhecido como "Jeep", o nome foi registrado pela Willys após a guerra, que tinha planos de adaptar o veículo para ser um off-road para uso em fazendas. Mas o mais importante: ele foi o pioneiro com a famosa grade de sete barras que até hoje é símbolo da Jeep.

Em uma experiência única, o iCarros dirigiu um MB 1944 em Moab. E só o processo de ligar o veículo exige um tempo para conhecê-lo, já que não existe uma chave como nos modelos atuais. Para dar a partida é preciso girar um botão no painel e pressionar outro no assoalho com o pé direito, posicionado atrás da alavanca de câmbio que, aliás, possui apenas três marchas. Uma vez com o carro em movimento, é um delícia guiar o MB. O volante tinha alguma folga, como esperado de um carro antigo, mas nada que tirasse o prazer de dirigir um carro histórico.

Tradição off-road continua

O primeiro jipe civil é o CJ-2A, exposto no evento no modelo 1945. Sua produção durou de 1945 até 1949, também com câmbio de três marchas. Em relação a seu antecessor militar, ele ganhou faróis maiores e estepe preso à lateral da carroceria. Em 1946, surgiu a Willys Wagon, produzida até 1965. Inicialmente o modelo tinha apenas tração 4x2, ganhando a tração 4x4 em 1949. Além do visual, outro destaque é o interior imitando madeira. Foram feitas cerca de 3.500 unidades do Willys Wagon.

De 1955 a 1983 era fabricado o Jeep CJ-5, que teve mais de 600 mil unidades vendidas ao longo de quase 30 anos em mais de 150 países. Esse modelo também foi avaliado pelo iCarros em Moab, em um carro de 1973, mostrando desenvoltura apesar da idade. Aqui a partida já é feita girando a chave, com um interior mais próximo dos carros modernos do que seu antecessor. Também são três marchas, mas com um desempenho invejável para um senhor de idade.

O Cherokee XJ, feito entre 1984 e 2001, foi o primeiro carro que permitia acionar a tração 4x4 sem necessidade de parar o carro. Com quatro portas, ele teve quase dois milhões de unidades produzidas ao longo dos anos. No evento, estava exposto um modelo de 1984.

Grand Wagoneer é uma volta no tempo

Quem mais atraiu olhares dos jornalistas em Moab foi o Grand Wagoneer, de 1991. Luxuoso, o modelo foi um dos primeiros a unir tração 4x4 e câmbio automático, além de muito requinte com bancos de couro e ajustes elétricos, ar-condicionado e madeira na carroceria. A Jeep se orgulha de dizer que é o primeiro SUV premium do mundo. Ele foi fabricado entre 1984 e 1991.

E sob o capô está um belo motor V8 que não deixaria nenhum cliente insatisfeito. Sem dúvida este foi o carro antigo mais prazeroso de guiar entre os modelos expostos nos Estados Unidos. É uma experiência que faz você voltar no tempo e se sentir na década de 1980 de novo.

Viagem a convite da Jeep

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.