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Accord V6 é faixa preta entre sedãs orientais

Em sua nona geração, pegada esportiva da versão de 280 cv derrota discrição japonesa

29/11/2013 - Texto e fotos: Anelisa Lopes / Fonte: iCarros

Receber a faixa preta em grande parte das artes marciais sigifica atingir a excelência no esporte. Chegar à graduação máxima pode levar diversos anos e, no caso do Honda Accord, foi atingida em sua nona geração na versão com motor 3.5 V6 24v. O dedicado atleta de origem japonesa foi reformulado e passou a ser importado dos Estados Unidos em julho deste ano. Na configuração mais cara, o patrocínio é de R$ 147.990.

O reconhecimento se baseia principalmente nas aptidões físicas - o modelo ficou mais imponente com linhas retas sem perder a sobriedade - e mecânicas - o conjunto motor de 280 cv de potência mais câmbio automático de seis velocidades se equipara aos tradicionais alemães. No quesito oferta de equipamentos e inovação na cabine, no entanto, ainda é preciso passar por aperfeiçoamento; no primeiro caso, deve GPS e entrada para cartão USB e, no segundo, a tonalidade preta traz monotonia. 

A nova geração incorpora sistema de gerenciamento de cilindros, que controla o funcionamento de acordo com o número necessário. Quando não instigado, funciona com três cilindros, o que otimiza o consumo de combustível. A pressão no acelerador chama os outros três para entrar em ação, trabalho reconhecido pelo ronco do motor. Com 280 cv de potência e 34,6 kgfm de torque, o Accord V6 performa com prontidão em todas as faixas de rotação: a 80 km/h, crava o ponteiro do conta-giros em apenas 1.500 rotações e chega a 120 km/h em 2.500 giros, mérito do sistema i-VTEC. 

O motorista até sente falta das trocas manuais para as seis velocidades, seja por meio da alavanca da caixa ou de borboletas atrás do volante, mas o sentimento é suprido pelo modo esportivo da transmissão, que estica a marcha até 5.000 giros, deixando oponentes germânicos para trás. A suspensão se responsabiliza pelo equilíbrio da carroceria, que oscila pouco em curva ou irregularidade no asfalto. O conjunto dianteiro é novo - segundo a Honda, possui coxim ativo, um dos responsáveis por promover a absorção dos choques e vibrações.

Em comparação à versão de quatro cilindros, o Accord V6 agrega rodas de liga leve de 17 polegadas, leds nos farois e um sistema interessante de câmera no retrovisor direito, que mostra tudo o que se passa na lateral do carro. Para acioná-la, basta dar um toque para a direita na haste da seta ou apertar o botão que fica no topo da alavanca. Na hora de manobrar, o auxílio é bem-vindo, afinal, o sedã tem 4,89 metros de comprimento. O que não ajuda é o esterçamento da direção. Com diâmetro de giro grande, é preciso manobrar o carro com frequência. Faltou um detalhe... O porta-malas acomoda 461 litros. Afinal de contas, o Accord não deixa de ser um sedã de tiozão. Só que, nesta geração, quer conquistar a família com o vigor de um jovem atleta. 

 

 

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