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Punto T-Jet: diversão para o dia a dia

Com visual e mecânica exclusivos, Fiat Punto T-Jet traz prazer ao volante num carro para o dia a dia

18/02/2015 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

A relação de carinho com o Fiat Punto T-Jet começou logo cedo. Foi amor à primeira vista. Por fora, ele traz adesivos com o nome da versão na lateral e emblema na tampa do porta-malas, além de rodas exclusivas, ponteira dupla de escapamento cromada e pinças de freios vermelhas. É um carro que atrai olhares nas ruas.

No interior, o T-Jet também tenta provar que é mais do que uma maquiagem esportiva. Ele conta com bancos esportivos revestidos parcialmente de couro, volante de couro com base quadrada, pedais de alumínio e um botão seletor com três modos de condução.

A alma

A configuração T-Jet é a topo de linha da família Punto e custa R$ 62.980. Ela já vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica, chave canivete, trio elétrico (inclusive nos vidros traseiros), farol de neblina, rodas de liga leve aro 17, controlador de velocidade, rádio com entrada USB e comandos no volante, sensor de estacionamento e alarme.

São opcionais: pacote com ar-condicionado automático, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e retrovisor interno antiofuscamento (R$ 1.954), teto solar elétrico (R$ 4.841), GPS integrado ao rádio com comandos de voz (R$ 1.541) e airbags laterais e de cortina (R$ 3.124).

O T-Jet cobra R$ 10.800 a mais do que a versão Sporting 1.8, mas esta resume sua esportividade só ao visual. A gama do Punto tem preços a partir de R$ 44.420.

O coração

O Punto T-Jet é equipado com motor 1.4 16V turbo a gasolina que rende 152 cv de potência e 21,1 kgfm de torque, disponível a 2.250 rpm. Com câmbio manual de cinco marchas, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 203 km/h, de acordo com os dados da fabricante. Para comparar, a versão Attractive, que traz um 1.4 flex, vai da inércia aos 100 km/h em 13,1 segundos com gasolina.

O T-Jet conta ainda com uma carta na manga para aumentar seu apelo esportivo: um botão seletor no console central que permite escolher entre três modos de condução (Normal, Autonomia e Dinâmico). Como os próprios nomes deixam a entender, o Autonomia privilegia o consumo de combustível, enquanto o Dinâmico favorece o desempenho.

No modo Autonomia, são exibidas indicações no painel de instrumentos mostrando o momento exato para realizar as trocas de marcha e aparece também uma escala que orienta o motorista sobre o consumo instantâneo. Durante a avaliação do iCarros, o Punto T-Jet registrou consumo médio de 7,1 km/l na cidade rodando nesse modo.

Já o Dinâmico altera as respostas do motor, aumentando a abertura da borboleta e, consequentemente, deixando o carro mais “esperto”. Nesse modo, aparecem no painel barras mostrando o desempenho da turbina e indicações sobre o momento exato apenas para aumentar as marchas. O consumo aqui ficou, em média, de 6 km/l.

Claro, não é um esportivo puro-sangue, mas os modos de condução deixam o T-Jet mais versátil, permitindo adequar o carro à necessidade do condutor em diferentes momentos. O modo Dinâmico, por exemplo, é ideal para ultrapassagens, dando uma força extra quando preciso.

A direção hidráulica está na medida certa, enquanto a suspensão mais firme garante ótima estabilidade em curvas, mas cobra caro ao passar por valetas ou pisos irregulares. O câmbio de curso curto deixa a condução mais ágil. Os engates poderiam apenas ser um pouco mais diretos para aumentar essa sensação.

O corpo

O Punto é um carro espaçoso e confortável para rodar no dia a dia, com 4,06 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,50 m de altura e 2,51 m de entre-eixos. Há espaço generoso para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, considerando o porte do carro. O porta-malas, porém, é menor do que a média, com 275 litros – para comparar, o irmão menor Palio leva 280 litros, enquanto o VW Gol leva 285 litros. O acabamento interno em dois tons dá um toque de refinamento ao carro, embora ainda prevaleçam os plásticos rígidos.

Veredito de Anamaria Rinaldi – O Fiat Punto T-Jet é um carro caro, é verdade, mas ele é muito bom no dia a dia e ainda permite um toque de diversão ao volante. Diversão, aliás, é a palavra que o define. Se você busca um carro prático e versátil que permita se divertir enquanto está no trânsito, o T-Jet é uma boa opção.

E ele possui poucos rivais com motor turbo na mesma faixa de preço. Há o VW Golf Comfortline (1.4 de 140 cv), que sai por R$ 69.510, e o DS3 (1.6 de 165 cv), que custa bem mais: R$ 79.990. Em breve, o Punto T-Jet deve disputar mercado também com o Fiat 500 Abarth (1.4 de 167 cv), previsto para começar a ser vendido em meados de dezembro. Seu preço, porém, deve ficar bem acima, entre R$ 75 mil e R$ 80 mil.

 

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