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Audi TT fica mais estiloso e custa a partir de R$ 209.990

Mudanças visuais dão mais charme ao esportivo, que também está mais potente e agora rende 230 cv na nova geração

14/05/2015 - Anamaria Rinaldi, do Rio de Janeiro (RJ) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Audi vive um ótimo momento no Brasil, sendo uma das poucas fabricantes a apresentar alta nas vendas consecutivamente enquanto o mercado brasileiro amarga quedas mês após mês. A empresa alemã quase dobrou suas vendas no País em 2014, quando obteve um crescimento de 90%. Em 2015, já soma um aumento de 35%. "Nosso crescimento está muito acima do mercado. Estamos comemorando que somos líderes no mercado premium no Brasil no acumulado do ano", disse Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.

Para manter-se nesse caminho, diversos modelos estão sendo renovados, ganhando grade, para-choque e faróis novos. Aconteceu há duas semanas, quando a empresa alemã apresentou a perua RS 6 Avant e o cupê RS 7 Sportback. E repete agora com o cupê esportivo TT, que chega como modelo 2015.

Quanto custa?

Agora em sua terceira geração, o modelo já está em fase de pré-venda no País desde o início do mês, chegando oficialmente às concessionárias a partir de hoje (15). Por enquanto, ele será oferecido apenas na carroceria Coupé, nas versões Attraction (R$ 209.990 - mesmo preço do modelo anterior) e Ambition (R$ 229.990). O conversível Roadster, apresentado ao público brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo em outubro do ano passado, deve começar a ser vendido por aqui somente no final do ano. Já a versão mais apimentada TTS de 310 cv só deve desembarcar no País no início de 2016, tanto na carroceria Coupé quanto na Roadster.

O que oferece?

O TT de entrada, o Attraction, vem equipado de série com faróis bi-xenônio, ar-condicionado, quadro de instrumentos digital, bancos esportivos de couro com assentos dianteiros com ajustes elétricos e apoio lombar, controlador de velocidade, retrovisor interno antiofuscante, pedais de alumínio, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, sistema Start/Stop, volante revestido de couro com comandos de áudio e do computador de bordo e borboletas para trocas manuais, rodas de liga leve aro 18 com pneus 245/40, airbags laterais e de cortina, alarme, sensor de estacionamento traseiro e som com Bluetooth. São opcionais pintura metálica ou perolizada e rádio com GPS.

A topo de linha Ambition, que cobra R$ 20 mil a mais, acrescenta faróis full LED, rodas aro 19 com pneus 245/35, rádio com GPS (opcional na Attraction), ar-condicionado digital integrado às saídas de ar e sistema Audi Drive Select com três modos de condução (Comfort, Dynamic e Individual), que altera respostas do motor e da direção. Nessa versão, são opcionais pintura metálica e perolizada e um pacote com partida por botão, sensor de estacionamento dianteiro e sistema de som de alta performance.

O novo TT será oferecido nas cores sólidas preto, banco e amarelo e nos tons metálicos de prata, branco, cinza claro, cinza escuro, azul, preto e vermelho.

Acelerando

O novo TT é equipado com o mesmo motor 2.0 turbo a gasolina de quatro cilindros do modelo anterior, com injeção direta e indireta de combustível. Porém, ele foi melhorado, indo de 211 para 230 cv de potência. O torque máximo também aumentou de 35,7 kgfm para 37,7 kgfm, disponível entre 1.600 rpm e 4.300 rpm. Já o câmbio segue igual: o automatizado S-tronic de dupla embreagem e seis marchas. Com esse conjunto e tração integral, o esportivo vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. E quando o TT atinge 120 km/h, o spoiler traseiro se abre automaticamente para favorecer o desempenho aerodinâmico.

Quantos lugares?

Além das alterações estéticas, o cupê de quatro lugares está maior, ao menos no entre-eixos, que cresceu 37 mm, chegando agora a 2,50 m. As demais dimensões seguem praticamente iguais: 4,17 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,35 m de altura. Assim como fez em outro modelos, a Audi reduziu o peso do TT, que possui 1.230 kg, cerca de 50 kg a menos que seu antecessor. E para fechar a lista de novidades, o porta-malas do cupê cresceu 13 litros, oferecendo agora 305 litros frente aos 292 litros do modelo anterior. Sua composição 2+2 oferece espaço para quatro ocupantes, embora o banco traseiro acomode melhor crianças do que adultos.

Como anda?

iCarros teve a oportunidade de avaliar a nova geração do TT em uma estrada do Rio de Janeiro depois de uma rápida viagem de helicóptero para chegar até os carros. O TT, na verdade, possui uma história com helicópteros no País. Em 1998, quando foi apresentado ao público brasileiro pela primeira vez, ele desembarcou no Sambódromo para participar do Salão do Automóvel de São Paulo carregado por um... helicóptero.

Falando do desempenho, a união do peso menor, com um maior reforço estrutural e maior potência deixaram o carro ainda mais divertido de guiar. Basta um pouco de pressão no pedal do acelerador para o carro deslanchar. O câmbio de dupla embreagem e seis marchas garante agilidade nas trocas e permite uma condução bastante esportiva, com a opção do modo S (Sport) e de trocas manuais na alavanca ou nas borboletas atrás do volante. A direção elétrica oferece a rigidez ideal em todas as velocidades, com muita precisão. Além disso, a tração integral com toda a tecnologia embarcada (como o controle de estabilidade) deixa o carro grudado no chão, mesmo se provocado em curvas.

Se por fora o modelo está mais atraente, por dentro as mudanças são ainda mais significativas, com destaque para o quadro de instrumentos totalmente digital. Na tela, são exibidas todas as informações da central multimídia, inclusive o mapa com as orientações do GPS. Tudo ao alcance dos olhos do motorista. Chamam a atenção também os comandos do ar-condicionado integrados às saídas de ar, item oferecido de série apenas na versão topo de linha Ambition. Tudo isso contribui para um ambiente luxuoso e tecnológico, combinando perfeitamente com a proposta do TT.

O único "defeito" que pode ser encontrado no esportivo é o espaço no banco traseiro, que continua apertado, tanto para as pernas quanto para a cabeça. O aumento no entre-eixos, infelizmente, não ajudou a acomodar dois adultos atrás. Mas considerando que o público do TT é em sua maioria homens jovens, isso não será um problema.

Vai vender? - O Audi TT não é um carro de grande volume de vendas e a fabricante não divulgou números exatos de quanto espera comercializar com a nova geração. O presidente Jörg Hofmann disse apenas que "o novo TT deve superar as vendas da segunda geração". Atributos o carro tem. Ele oferece visual instigante, bom desempenho e ótimo conjunto de equipamentos, custando, na versão mais cara, R$ 11 mil a menos que um Chevrolet Camaro, por exemplo.

Viagem a convite da Audi

 

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