26/08/2014 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Os interessados já podem fazer a reserva do BMW i3, o primeiro carro 100% elétrico a ser comercializado no Brasil para o público em geral. Seu lançamento deve acontecer em meados de setembro. Com linhas futuristas, o modelo chega ao País importado da Alemanha em duas versões: Rex e Rex Full, segundo iCarros apurou junto às concessionárias da marca.
A configuração de entrada deverá custar R$ 191.000 e vem de série com ar-condicionado, sensor de chuva, teto solar, faróis de LED, sensor de estacionamento traseiro, rodas aro 19, controlador de velocidade e sistema de entretenimento com GPS.
Já a topo de linha, de R$ 200.000, acrescenta câmera de ré, bancos de couro, sistema que estaciona o carro sozinho sem intervenção do condutor e controlador de velocidade adaptativo – mantém a velocidade e a distância do carro à frente pré-programada, freando e acelerando quando necessário.
Com tamanho próximo ao do Fiat Punto, o i3 mede 3,99 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,57 metro de altura e 2,57 metros de distância entre-eixos. Seu peso é de cerca de 1.200 kg. Por fora, chama a atenção a ausência da coluna central e as portas traseiras suicidas – com abertura invertida – que facilitam o acesso.
Elétrico com longo alcance
O modelo é movido apenas por um motor elétrico de 170 cv de potência e torque de 25,4 kgfm, que faz o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 150 km/h. O câmbio é automático do tipo CVT (continuamente variável).
Segundo a BMW, sua autonomia varia entre 130 km e 160 km, podendo ser elevada para até 270 km graças a um motor a gasolina de dois cilindros e 38 cv que serve como gerador, recarregando a bateria – daí o nome da versão Rex (Range Extender). O tanque de combustível tem capacidade para nove litros. Em outros países, o i3 é oferecido também em versões sem o motor a combustão.
A bateria do i3 pode ser recarregada em tomadas residenciais, processo que leva oito horas em uma tomada de 220V e 16 horas em uma de 110V. Pelo celular, é possível controlar algumas funções do carro, como checar o nível da bateria, travar as portas ou enviar rotas para o GPS.
Campanha de pré-venda
Se você ficou interessado, o i3 será vendido nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, Bahia e no Distrito Federal. Para fazer a reserva, é preciso fazer o pagamento de um sinal de R$ 5.000. O primeiro lote de 20 unidades será entregue em setembro e, até o final do ano, serão disponibilizados 130 carros. De acordo com uma concessionária consultada, já foram feitas 12 reservas até o momento. Caso o comprador desista, as concessionárias informam que o valor do sinal será devolvido integralmente.
A configuração Rex será vendida das cores cinza, branco e prata, com interior preto. Já a Rex Full terá as opções branco e cinza, com interior claro ou escuro.
Vale lembrar que o i3, apesar de ser elétrico, não deverá ter direito ao IPVA com valor reduzido, uma vez que essa lei se aplica somente a carros de até R$ 150.000. Porém, ele deve ficar isento do rodízio de veículos.
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