Punto 2013 está disponível em quatro versões
1/12
Interior do Punto Attractive
4/12
Punto Attractive recebeu motor 1.4 Fire Evo
5/12
Punto T-Jet recebeu alterações mecânicas
6/12
Interior do Punto T-Jet
9/12
Bancos traseiros do Punto Sporting
11/12
Teto solar duplo do Punto Sporting
12/12
Com preços que partem de R$ 38.570 e chegam a R$ 55.740, a Fiat apresenta a linha 2013 do Punto, que recebeu alterações estéticas, mecânicas e evolução na dirigibilidade. Cerca de R$ 600 mais caro em função da adição de airbag duplo e freios ABS de série em todas as versões, o lançamento, disponível agora em quatro versões - Attractive, Essence, Sporting e T-Jet -, já está disponível nas concessionárias. Com o reposicionamento da gama, a Fiat espera comercializar 20% mais unidades que a média de 3.000 unidades/mês registradas em 2011.
Segundo modelo da Fiat mais vendido no mundo, o Punto exibe uma nova dianteira, com destaque para o para-choque com luzes integradas na parte de baixo e barra cromada com o logotipo da Fiat na abertura do capô. Atrás, o para-choque também tem desenho diferenciado, enquanto as lanternas receberam leds e luz de advertência em caso de frenagem de emergência. Seguindo a solução do Palio e do Grand Siena, a abertura do porta-malas é feita ao pressionar o logotipo da marca localizado na tampa.
A decoração da cabine está mais agradável aos olhos, com mostradores legíveis e desenho limpo. A parte central que acomoda o sistema de som é preta brilhante, enquanto uma faixa opcional, que percorre todo o painel, pode ser escolhida de acordo com a preferência do cliente. Os comandos do ar-condicionado, por sua vez, não passam a mesma ideia de sofisticação. Também faltou atenção no acabamento da maçaneta interna que, pelo fato de toda a peça ser plástica, e com algumas rebarbas, passa sensação de fragilidade.
Adepto da cidade, 1.4 ainda resiste em trecho rodoviário
Correspondente à aproximadamente 45% das vendas da linha, a versão de entrada Attractive, que recebeu o motor 1.4 Fire Evo, foi avaliada no trânsito e na estrada. As mudanças no conjunto mecânico melhoraram a adaptação do veículo ao trânsito. Com 88 cv e 12,5 mkgf de potência e torque com etanol, respectivamente, o bloco não teve dificuldade para circular pelas avenidas de São Paulo com três pessoas a bordo. Para atuar com o novo motor, o câmbio manual de cinco velocidades também passou por alterações, como o encurtamento da segunda marcha e o alongamento da quinta. A missão que exigiu mais do motor e pediu redução para a segunda marcha foi a subida de uma ladeira com grau médio de inclinação.
Foi na estrada, no entanto, que a mecânica de entrada comprovou sua vocação urbana. Mesmo com o alongamento da quinta marcha, o motor se mostrou insuficiente para fazer o carro estabilizar com tranquilidade a 120 km/h. A percepção do motorista é que o bloco é pequeno para empurrar a carroceria de 1.141 quilos do veículo em trecho rodoviário. Na unidade avaliada durante o lançamento, uma brecha entre a forração do teto e o para-brisa se mostrou como uma possível razão para aumentar o nível de ruído interno provocado pelo contato do pneu com o asfalto, do vento e do motor. Em contato, a Fiat disse que iria avaliar a unidade.
Tanto a versão Essence 1.6 e.Torq como a Sporting 1.8 e.Torq passam a contar com a caixa automatizada apresentada no Bravo. De acordo com a Fiat, o sistema Dualogic Plus possui duas funções que melhoram o conforto na condução, sendo uma para aprimorar o arranque do carro em rampas e a outra para evitar o avanço automático de uma marcha em uma situação de retomada de velocidade, mantendo o motor cheio para oferecer mais torque e potência.
T-Jet ficou mais barato e inteligente
A versão topo de linha com motor a gasolina de 1,4 litro turbo de 152 cv está cerca de R$ 2.000 mais barata em relação ao modelo antecessor. Além disso, a configuração esportiva do Punto recebeu uma tecnologia que controla o comportamento do veículo. Chamado de "Seletor DNA", o programa oferece ao motorista três modos de condução: dinâmico (com foco no desempenho, indica momento para avançar a marcha), normal (sem alteração do desempenho) e autonomia (mostra o momento para reduzir ou avançar a velocidade).
Últimas notícias da rede via rádio - para o sistema opcional Blue&Me, a montadora criou uma plataforma para informar os passageiros com notícias veiculadas na internet. Por meio do Fiat Social Drive, o motorista cria uma conta nesta plataforma, por meio do computador ou do celular, e se conecta às suas redes sociais - é possível escolher os amigos que desejam receber atualizações. Ao ligar para o Fiat Social Drive, pelo Blue&Me, todas as informações ativadas serão lidas.
Confira os preços do Punto 2013
- Attractive 1.4: R$ 38.570
- Essence 1.6: R$ 41.750
- Essence 1.6 Dualogic: R$ 44.140
- Sporting 1.8: R$ 46.400
- Sporting 1.8 Dualogic: R$ 48.770
- T-Jet: R$ 55.740
Teste drive a convite da Fiat