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Ford divulga preços do Ka sedã

Após apresentar a nova geração do Ka hatch, Ford lança o sedã Ka+ por R$ 37.890 na versão de entrada

07/08/2014 - Anamaria Rinaldi, de Porto Seguro (BA) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Nove meses depois de a Ford apresentar a nova geração do Ka pela primeira vez, ainda como conceito em novembro do ano passado, finalmente termina sua gestação. Ao menos em parte. A fabricante lança o modelo, mas guarda novidades para os próximos meses.

Conforme a Ford já havia divulgado no mês passado, o hatch chega às lojas nas primeiras semanas de setembro nas versões SE e SEL, inicialmente equipado apenas com o inédito motor 1.0 flex de três cilindros (80 cv com gasolina e 85 cv com etanol). Os preços variam entre R$ 35.390 e R$ 39.990. Em outubro, o hatch também estará disponível com o mesmo propulsor 1.5 flex do New Fiesta (107 cv com gasolina e 111 cv com etanol). Irá custar entre R$ 40.390 e R$ 44.990.

Já o sedã, chamado Ka+ (pronuncia-se Ka mais), chega às concessionárias em outubro, junto com o hatch mais potente. Ele irá custar de R$ 37.890 a R$ 42.490 com o motor 1.0 e de R$ 42.890 a R$ 47.490 com o 1.5. Chega para briga com Fiat Siena, Renault Logan, Volkswagen Voyage, Chevrolet Prisma e Hyundai HB20S.

Fabricado em Camaçari (BA), o modelo só estará à venda com câmbio manual de cinco marchas, independente da carroceria. A Ford descartou equipar seu carro de entrada com o automatizado PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem. Na visão da empresa, esse será um dos diferenciais do New Fiesta, que parte de R$ 42.890 no hatch e de R$ 53.190 no sedã.

Completo de entrada

Tanto o hatch quanto o sedã terão duas versões de acabamento. A de entrada SE já vem com ar-condicionado, direção elétrica progressiva, travas e vidros dianteiros elétricos e sistema de som com Bluetooth. O pacote SE Plus inclui vidros traseiros elétricos e sistema multimídia SYNC com comandos de voz e controles no volante, acrescentando R$ 2.000 ao valor da versão SE em qualquer uma das carrocerias.

A topo de linha SEL traz a mais assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e de tração, rodas de liga leve, computador de bordo, faróis de neblina, alarme, banco do motorista com ajuste de altura e pneus verdes.

Destaque para o sistema de emergência que liga automaticamente para o Samu no número 192 em caso de acidente. É preciso, porém, ter um celular conectado ao Sync via Bluetooth. São três anos de garantia, com uma opção de seguro oferecido pela montadora, sem avaliação de perfil, por R$ 1.568 para o hatch e R$ 1.971 para o sedã.

Visual se destaca, mas nem tanto

Visualmente, a nova geração do Ford Ka chama a atenção pela ampla grade dianteira com formato trapezoidal, a mesma vista nos outros lançamentos da marca, à exceção do Focus, que deve receber essa identidade só em 2015. O hatch se diferencia por trazer grade com desenho tipo colmeia e faróis escurecidos, enquanto o sedã terá a grade com linhas horizontais. Mas sua semelhança com o New Fiesta talvez seja a explicação para o carro não atrair olhares curiosos nas ruas.

Por dentro, o hatch traz acabamento na cor prata no volante, no som, nas portas e nas maçanetas. No Ka+, eles são preto brilhante. As rodas de aço de 14” da configuração SE, a mais barata, também exibem desenhos diferentes em cada carroceria.

Em relação do modelo anterior, o novo Ka está maior. O hatch tem cinco centímetros a mais no comprimento e na largura, 10 centímetros na altura e quatro na distância entre-eixos. Seu porta-malas também cresceu 12 litros, com capacidade para 275 litros. Com isso, os passageiros têm mais espaço para se acomodarem e para as bagagens. O sedã também não fica devendo em espaço interno, levando com conforto três pessoas no banco de trás e com bagageiro de 445 litros.

Foguetinho

Após andar no hatch 1.0 no mês passado e gostar do resultado, o iCarros avalia agora o sedã equipado com motor 1.5, que  desenvolve 107 cv de potência e 14,8 kgfm de torque com gasolina. Com etanol, os números são 111 cv e 15 kgfm. Como esperado, o motor maior torna o modelo muito agradável de guiar, com respostas rápidas auxiliadas pelo câmbio de engates precisos. O isolamento acústico também merece elogios.

Pelo que foi visto até agora nos dois modelos avaliados, estima-se que o sedã terá um desempenho fraco com o motor 1.0. Mas a empresa também não acredita que essa configuração será a mais vendida. “O consumidor de sedã é aquele que leva a família toda no carro e exige um motor com mais potência e mais torque”, defende o engenheiro da Ford Alexandre Machado.

A suspensão é tão confortável no sedã quanto se mostrou no hatch e a direção elétrica progressiva, que altera a rigidez do volante conforme a velocidade do carro, permite realizar manobras mais precisas, seja na estrada ou ao estacionar.

Vai vender? - O Ka une o conforto típico dos carros da Ford, com bom acabamento e boa posição de dirigir, a um moderno e econômico motor 1.0 ou a um esperto 1.5. É difícil fazer essa receita dar errado. Por isso a Ford aposta tão alto no modelo. “Com a vinda do Ka, entramos em um segmento de maior volume”, afirma Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul. Os compactos representam quase 60% do mercado brasileiro, sendo 70% desse volume composto por hatches e 65% por modelos 1.0. Daí a fabricante esperar que o hatch 1.0 de entrada (o SE) seja de 70% a 80% das vendas do Ka. Com isso, a meta da Ford é de que o hatch se torne líder entre os compactos 1.0 em vendas para pessoa física, desbancando Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.

Já o sedã tem metas menos agressivas: se tornar o sedã mais vendido na história da Ford no mercado brasileiro. Potencial eles têm, mas devem enfrentar a barreira do preço alto. E a resposta da Ford está na ponta da língua: “o cliente não quer mais um carro duas portas, sem ar-condicionado, direção e vidros e travas elétricas”, diz Oswaldo Ramos, gerente geral de marketing da Ford. Ele também não acredita que Ka e New Fiesta rivalizem pelo mesmo consumidor. “Isso pode acontecer em uma proporção pequena, porque os perfis são diferentes. O Ka é a escolha racional, de quem procura espaço interno maior. Já o New Fiesta tem um design mais esportivo. É um cliente mais ousado”, afirma.

Veja os preços de toda a família Ka:

Ka SE 1.0 - R$ 35.390
Ka SE Plus 1.0 - R$ 37.390
Ka SEL 1.0 - R$ 39.990
Ka SE 1.5 - R$ 40.390
Ka SE Plus 1.5 - R$ 42.390
Ka SEL 1.5 - R$ 44.990

Ka+ SE 1.0 - R$ 37.890
Ka+ SE Plus 1.0 - R$ 39.890
Ka+ SEL 1.0 - R$ 42.490
Ka+ SE 1.5 - R$ 42.890
Ka+ SE Plus 1.5 -  R$ 44.890
Ka+ SEL 1.5 - R$ 47.490

 

Viagem a convite da Ford

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