entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Gol e Voyage entram no padrão Volkswagen

Modelos adotam visual global do modelo e ficam mais parecidos com Fox e Jetta, respectivamente

18/07/2012 - Anelisa Lopes, de Florianópolis (SC)/ Fotos: divulgação / Fonte: iCarros

Não se trata de uma mudança radical na aparência, como aconteceu em 2008, com a apresentação da sua quinta geração, nem de uma revolução mercadológica, como foi a partir de 2003 com a introdução do motor bicombustível. O Novo Gol, que estreia nas lojas no final de julho, evoluiu, mas não se transformou.

Tanto o Gol como o Voyage seguem agora o padrão mundial de design da montadora, lançado há cerca de cinco anos. "Este direcionamento do desenho dos modelos faz parte de uma estratégia do fabricante. A ideia é que este padrão sempre identifique o carro como um Volkswagen", explica Luiz Alberto Veiga, chefe de design da marca. À primeira vista, isso se traduz em Gol com cara de Fox e Voyage com jeito de Jetta. As diferenças de um modelo em relação ao outro são sutis, como os detalhes cromados na grade dianteira e a inclinação dos farois. 

A oferta de motor 1.0 e 1.6, além das opções de câmbio manual e automatizado i-Motion, foram mantidas, assim como a geração 4 do modelo, que continua à venda. O bloco de entrada, que passa a ser chamado de TEC (tecnologia para economia de combustível), passou por alterações para ficar até 4% mais econômico, graças à disposição de mais torque em baixas rotações e ao aperfeiçoamento do sistema de injeção de combustível. 

Desde a versão mais barata, o compacto e o sedã são equipados com vidros dianteiros elétricos, travamento central, coluna ajustável da direção, destravamento interno elétrico da tampa do porta-malas e desembaçador do vidro traseiro. Os preços partem de R$ 27.990 e chegam a R$ 40.890 para o Gol, e de R$ 29.990 a R$ 43.490 para o Voyage. Tanto o Gol como o Voyage podem receber quatro pacotes de opcionais, chamados de Trend, i-Trend, Blue Motion Technology e i-Trend Bluemotion Technology.

Evolução mecânica melhora dirigibilidade

O primeiro contato com a versão 1.0 do Gol agradou, em razão da escolha de material de melhor qualidade para acabamento e do cuidado no encaixe das peças - apesar da notável tampinha que cobre o buraco do extinto pino de travamento. Por R$ 324, esta versão de entrada pode ser equipada com o kit Bluemotion Technology, que agrega pneus 175/70 R14 com menos resistência à rolagem e indicador de consumo e de marcha adequada no computador de bordo. De acordo com a montadora, a diminuição no gasto de combustível pode chegar a 8% neste caso.

Com o opcional i-System, disponível no pacote i-Trend, a tecnologia ECO Comfort dá dicas para o motorista otimizar o consumo, por meio de mensagens no painel, com, por exemplo, "ar condicionado ligado; fechar janelas", no caso de os vidros estarem mais de 20% abaixados. 

Na avaliação, a condução se mostrou agradável: o conjunto da suspensão é firme, mas sem causar desconforto, enquanto a dirigibilidade evoluiu graças ao torque disponível em baixa rotação. Os dados para potência e torque são 76 cv a 5.250 rpm e 10,6 mkgf a 3.850 giros, respectivamente. O motorista percebe que a segunda marcha é mais mais longa, enquanto a primeira e terceira são mais curtas. Não há dificuldade em encaixar a alavanca do câmbio. Já o motor 1.6 (104 cv/15,6 mkgf) recebeu inovações para diminuir o atrito.

Sem grandes expectativas - bem diferente do clima de lançamento da quinta geração do Gol, há quatro anos, a apresentação do compacto e do sedã renovados não parece trazer grandes expectativas para a montadora. Ao menos no que diz respeito ao volume de vendas esperado. De acordo com o gerente de marketing, Henrique Sampaio - que considera o interesse pelo carro por clientes de outras montadoras -, "o volume mensal dos modelos, com 16 mil unidades do Novo Gol, 6.000 do Gol G4 e 7.000 do Voyage, deverão ser mantidos". 

Outras variações do compacto, como a configuração Rallye e duas portas, por exemplo, não estão descartadas e também podem incorporar as mudanças apresentadas pelo Novo Gol. A versão perua da família Gol, por sua vez, continuará em linha sem alterações. "O foco da Parati está nos frotistas", conclui. 

Confira os preços da linha Gol e Voyage 2013:
- Gol 1.0: R$ 27.990
- Gol 1.6: R$ 31.890
- Gol 1.6 i-Motion: R$ 34.490
- Gol 1.6 Power: R$ 38.290
- Gol 1.6 Power i-Motion: R$ 40.890
- Voyage 1.0: R$ 29.990
- Voyage 1.6: R$ 34.590
- Voyage 1.6 i-Motion: R$ 37.190
- Voyage 1.6 Comfortline: R$ 40.890
- Voyage 1.6 Comfortline i-Motion: R$ 43.490

Viagem a convite da Volkswagen




  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.