Fiat Idea Attractive 1.4
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Fiat Idea Attractive 1.4
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Fiat Idea Essence 1.6 16V
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Fiat Idea Essence 1.6 16V
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Fiat Idea Essence 1.6 16V
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Fiat Idea Essence 1.6 16V
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Fiat Idea Sporting 1.8 16V
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Fiat Idea Sporting 1.8 16V
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Fiat Idea Sporting 1.8 16V
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Fiat Idea Adventure 1.8 16V
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Fiat Idea Adventure 1.8 16V
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Fiat Idea Adventure 1.8 16V
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Coluna bloqueia visão do retrovisor direito
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Da elegância ao exagero. Não importa de qual lado o comprador ficará, pois a Fiat está dando as duas opções para quem se interessar pelo Idea 2011, que chega às concessionárias com novo desenho, versões e motores, além da oferta maior para o câmbio automatizado Dualogic, presente, até então, na configuração Adventure.
O design renovado foi baseado na ‘irmã’ Lancia Musa, vendida na Itália com a mesma carroceria, mas com frente e traseira modificadas. Os faróis perderam o formato linear para ficarem mais arredondados. O para-choque ficou semelhante ao do Punto. Na traseira, o monovolume traz novas lanternas com LED’s e a placa foi parar no para-choque. As laterais exibem poucas modificações, com novas maçanetas, assim como o interior, que tem apenas grafismos no painel de instrumentos e um volante diferenciados. Os bancos dianteiros também são novidade.
Serão quatro versões: Attractive (R$ 43.590) que mantém o motor 1.4 de 80 cv com gasolina e 81 cv com álcool. A intermediária é a Essence (R$ 45.610), que adota o motor de 1.6 litro 16V e.TorQ de 115 cv (g) e 117 cv (a) - esta versão pode vir com câmbio manual ou automatizado Dualogic, ambos de cinco marchas -, a aventureira Adventure (R$ 56.900) traz o também novo 1.8 16V E.TorQ de 130 cv (g) e 132 cv de potência (a). O bloqueio de diferencial Locker passa a ser opcional. A novidade é o modelo com apelo esportivo Sporting (R$ 54.280), também com o 1.8 e opção das duas caixas de transmissão.
A Idea de entrada, a Attractive, já vem com direção hidráulica, vidros e travas elétricas, abertura interna do porta-malas e computador de bordo. Entre os opcionais estão o ar-condicionado, o kit com airbag duplo e freios ABS, o sistema de som com entradas USB e para iPod, os faróis de neblina e as rodas de 15 polegadas. A versão Essence tem o mesmo pacote de itens de série, mas, além do motor 1.6, o comprador pode levar bancos de couro, airbags laterais, teto solar, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e subwoofer.
Tanto a Attractive como a Essence optaram por uma decoração mais discreta e elegante com finos frisos cromados e peças pintadas na cor da carroceria. O mesmo não se pode falar das versões top Adventure e Sporting, com adereços exagerados na carroceria; há mistura de cromado na grade e nas molduras dos faróis de milha e neblina com peças pintadas de cinza-fosco. A Sporting vem com rodas em duas cores de 16 polegadas e spoilers dianteiro, laterais e traseiro.
As duas versões topo de linha trazem ar-condicionado, computador de bordo com dados duplos (função B), farois de neblina, CD player e retrovisores externos com acionamento elétrico. A Adventure já vem com airbag duplo, freios ABS e faróis de bloco elíptico, itens opcionais na Sporting que vem com rodas de 16 polegadas, enquanto a aventureira sai com pneus de uso misto e rodas de aro 15.
A posição para dirigir continua praticamente a mesma, mas os bancos oferecem mais apoio que o modelo antecessor. O difícil é enxergar o retrovisor ao lado direito. A coluna A cobre um bom pedaço do espelho (foto).