entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Novo Kia Sportage 2017: preços, avaliação e itens de série

Adiantando as alterações do "irmão" Hyundai ix35, SUV da Kia aposta no estilo para reconquistar clientes

23/06/2016 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A nova geração do Kia Sportage já desembarcou no Brasil. Serão oferecidas duas versões, que estão atualmente em fase de pré-venda. A configuração de entrada,LX, custa R$ 109.990, enquanto a topo de linha EX sai por R$ 134.990. Na versão anterior, os preços eram R$ 103.990 e R$ 122.990.

Leia mais: 
Kia mostra Sportage inspirado em X-Men 
Planos da Kia para 2016 incluem quatro lançamentos no Brasil
Salão de Frankfurt: Kia Sportage e Optima vêm ao Brasil em 2016 
Salão Paris: esportivo Kia GT pode chegar às ruas em 2017

O que mudou?

A Kia informou que as duas versões manterão o motor 2.0 flex que rende 167 cv (com etanol), com câmbio automático de seis marchas e opção de trocas sequenciais. A nova geração foi apresentada pela primeira vez no Salão de Frankfurt, na Alemanha, no final do ano passado. Ela exibe novo visual, mantendo a silhueta do modelo atual. As mudanças estão concentradas principalmente na dianteira, que agora traz um conjunto óptico elevado e grade do motor maior e em posição mais baixa. Na lateral, o desenho das janelas segue parecido com o empregado hoje, enquanto na traseira a principal modificação se deu nas lanternas, que agora estão mais finas e interligadas por uma régua sobre a tampa do porta-malas. Por dentro, o Sportage exibe um desenho mais sóbrio, mas o painel voltado para o motorista entrega a inspiração “esportiva” do modelo. 

Como anda?

A cabine do novo Sportage ficou mais espaçosa, graças ao aumento das dimensões externas - o modelo ficou 1 cm mais baixo e 4 cm mais comprido que o antecessor. A quarta geração do Kia Sportage tem 4,48 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. O bagageiro agora acomoda 868 litros. O peso do SUV é 1.570 kg. 

"Com a versão topo de linha, queremos atender também os clientes do antigo Sorrento de quatro cilindros, que não oferecemos mais desde que focamos na opção com motor V6", afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil mostrando as vantagens do crescimento da carroceria do novo Sportage.

Um dos pontos fortes da antiga geração do Sportage era o espaço interno. E isso continuou na quarta geração. Cinco adultos se acomodam sem dificuldades e, mesmo na versão de entrada LX avaliada pelo iCarros, há diversas opções de regulagem para bancos, volante e cinto de segurança. Porém, apesar de bem montado, a cabine abusa de plásticos rígidos.

O visual da traseira, sem margem pra dúvida, ficou bom, mas a dianteira vai depender do olho do consumidor. há quem prefira o visual antigo, mas, sem dicussão, deixou a frente do Sportage mais alta e imponente. Com o conjunto de luzes de LED da versão EX, há até um toque futurista de visual.

O Sportage tem um propulsor 2.0 16V flex com duplo comando variável de válvulas e coletor de admissão também variável para entregar um melhor desempenho. Assim, o bloco entrega 167 cv 20,2 kgfm com etanol e 156 cv e 18,8 kgfm com gasolina. A única opção de transmissão é automática de seis marchas e nenhuma configuração oferece opção de tração integral, todas entregam força por meio do eixo dianteiro apenas.

A bordo, o antigo freio de mão acionado por pedal destoa do conjunto. Silencioso, o Sportage responde bem aos comandos do volante e a suspensão tem acerto mais para o firme, mas absorve bem impactos e impede um rolamente excessivo da carroceria nas mudanças de direção. O motor, porém, não tem sobrealimentação. Assim, enquanto oferece um redimento satisfatório num uso urbano, na estrada acaba perdendo o fôlego acima das 4.000 rpm. O câmbio tenta compensar reduzindo marchas, mas acaba fazendo a operação diversas vezes durante o trajeto.

Itens de série por versão

LX: direção elétrica, ar-condicionado, tela multimídia sensível ao toque de cinco polegadas, conectividade via Bluetooth e USB, regulagem de altura e profundidade do volante, vidros elétricos nas quatro portas com um toque para o motorista, piloto automático, sensor crepuscular, faróis de neblina, regulagem elétrica de espelhos, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.

EX: acrescenta à versão LX ar-condicionado automático de duas zonas, bancos elétricos para motorita e passageiro com revestimento de couro, partida por botão, sensor de chuva, tela multimídia central sensível ao toque de 7 polegadas, faróis de neblina de LED, luz diurna de LED, rebatimento elétrico dos espelhos, teto-solar elétrico duplo panorâmico, airbags laterais e de cortina, assitente de partida em rampas, sensor de estacionamento dianteiro, controles de estabilidade e tração, espelho interno eletrocrômico, monitor de tráfego cruzado quando em marcha ré, monitor de ponto cego e borboletas atrás do volante para troca de marchas em modo manual.

Na versão de entrada LX, as rodas são aro 17 com pneus 225/60, enquanto a EX traz rodas aro 19 com pneus 245/45.

Vai vender? - O plano da Kia é de comercializar cerca de 300 unidades por mês do novo Sportage. A versão EX deve corresponder por cerca de 70% do total de vendas. Mirando fortemente numa concorrência bem estabelecida, a vida do SUV não deve ser fácil competindo com modelos como BMW X1, Audi Q3, Mercedes GLA, Toyota RAV 4 e Honda CR-V. Porém, bem equipado e com um visual que salta aos olhos, não é difícil ver o Sportage atingindo seu objetivo.

Teste drive a convite da Kia

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.