entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Peugeot lança 308 reestilizado partindo de R$ 69.990

Hatch recebe grade frontal maior que incorpora o logotipo do leão, motor turbo flex e novo câmbio automático

28/10/2015 - Anamaria Rinaldi e Gabriel Aguiar, do Guarujá (SP) / Fotos: Gabriel Aguiar / Fonte: iCarros

A Peugeot lançou no mercado brasileiro a reestilização do hatch 308, que passa a exibir a nova identidade visual da marca com grade frontal maior com o famoso leão ao centro, logotipo da fabricante francesa, e novos farois. Além das mudanças estéticas, o hatch ganha motor THP flex, o mesmo que já equipa o sedã Citroën C4 Lounge e o SUV compacto 2008, e câmbio automático aprimorado. Fabricado em El Palomar, na Argentina, o novo 308 começa a chegar às concessionárias brasileiras como linha 2016 nos próximos dias.

Leia mais:
Novo Peugeot 308 ganha site oficial 
Peugeot estreia novos 308 e 408 no Salão de Buenos Aires 
Peugeot 308, 408 e 2008 ganham versão Business 
Peugeot revela na Europa detalhes do 308 GTi 

Serão três versões de acabamento: Allure 1.6, Allure 2.0 e Griffe THP, com preços que variam entre R$ 69.990 e R$ 82.990. A Active 1.6 manual, que saía por R$ 65.990 no modelo 2015, deixa o catálogo e é substituída pela novata Allure 1.6. As demais configurações tiveram um reajuste de R$ 1.000. 

Com o novo modelo, a empresa espera manter a participação da marca no segmento de hatches médios, com uma média de 350 a 400 unidades do 308 comercializadas por mês. Em agosto deste ano, foram 398 unidades emplacadas no País, de acordo com os dados da Fenabrave (associação de revendedores), e 425 unidades em setembro.

O que muda no visual?

Além da nova grade, o para-choque dianteiro, os faróis, as luzes diurnas de LED e as rodas foram redesenhadas, os faróis ganharam máscara negra e as lanternas traseiras passam a trazer luzes de LED com nova disposição. As dimensões mudaram pouco, com 4,29 m de comprimento frente aos 4,27 m do modelo anterior. A altura também cresceu, indo para 1,51 m (antes era 1,49 m). O entre-eixos, contudo, segue igual com 2,60 m, assim como o porta-malas com capacidade para 430 litros.

Por dentro, as mudanças ficam por conta do teto paronâmico de série em todas as versões, do novo quadro de instrumentos, do novo volante (que segue revestido de couro desde a configuração de entrada), do novo acabamento em preto brilhante no console central e da nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas que permite o espelhamento da tela do celular por meio dos sistemas MirrorLink (para Android) e CarPlay (para IOS). Mudam também o couro e a espuma dos bancos. 

O que muda no conjunto mecânico?

A versão Allure de entrada segue equipada com motor 1.6 16V flex, mas que foi modificado para obter melhores resultados de consumo e potência. Segundo a Peugeot, foram feitas alterações para reduzir o atrito no motor e a taxa de compressão foi elevada para 12:5. Os números, porém, não mudaram: 115 cv com gasolina e 122 cv com etanol, com torque máximo de 15,5 kgfm e 16,4 kgfm, respectivamente. O câmbio é manual de cinco marchas e agora conta com indicador de troca de marcha no painel. Já a Allure intermediária traz um 2.0 16V também flex de 143 cv com gasolina e 151 cv com etanol, com torque de 20 kgfm e 22 kgfm, nessa mesma ordem. Nessa configuração, o câmbio é automático de seis marchas.

Por fim, o 308 já era oferecido na versão topo de linha Griffe com motor turbo THP, mas movido apenas a gasolina com 165 cv de potência. Essa opção sai do catálogo para dar lugar ao novo THP flex - o mesmo do 2008 - que desenvolve 165 cv com gasolina e 173 cv com etanol, com torque máximo de 24,5 kgfm a partir de 1.400 rpm com ambos os combustíveis. Para realizar essa mudança, a Peugeot alterou o mapeamento do motor e a taxa de compressão (foi de 10,5:1 para 10,2:1), além de incorporar um sensor de etanol.

Para o motor THP flex, a Peugeot incorporou uma nova transmissão automática de seis marchas que teve as relações alongadas em 11% e agora conta com a função "Eco", capaz de reduzir em até 7% o consumo de combustível em uso urbano, segundo a fabricante. O hatch médio teve mudanças ainda nas suspensões para aumentar o conforto a bordo.

Como anda o novo Peugeot 308?

Ao volante, notam-se que as mudanças realizadas na suspensão do 308 surtiram efeito. Com novos amortecedores, molas e buchas, o hatch conseguiu se tornar mais confortável do que o antecessor sem abrir mão de uma rodagem firme. Entretanto, apesar de mais dócil quando submetido a buracos e obstáculos, o modelo se tornou menos dinâmico – principalmente na estrada, quando fica mais perceptível a tendência para sair de frente nas curvas, além da direção mais “anestesiada” e menos comunicativa.

Associado ao motor flex 1.6 turbo THP de 173 cv de potência – ante os 165 cv do modelo anterior movido apenas a gasolina –, o novo câmbio automático de seis marchas empregado na versão topo de linha Griffe é o mesmo já utilizado pelo “primo” Citroën C4 Lounge THP. Com este conjunto mecânico, o 308 se mostra disposto, mas fica a sensação de que o modelo poderia ser mais vigoroso nas acelerações. Isso acontece porquea cartografia do acelerador eletrônico foi remapeada para moderar as respostas do carro, reduzindo o consumo de combustível.

Se por fora as mudanças foram sutis e apenas suficientes para dar ao modelo a atual identidade da Peugeot, por dentro o 308 sofreu ainda menos alterações. O volante da versão topo de linha passa a ser o mesmo do cupê RCZ, com direito a base reta e apliques de alumínio, enquanto a central multimídia ganhou a função de espelhamento para celulares. O acabamento segue primoroso, com peças bem encaixadas e superfície emborrachada no painel, mas itens como freio de estacionamento elétrico, partida por botão e borboleta para troca de marchas não estão disponíveis. Entre os mimos oferecidos pelo Peugeot, estão o teto de vidro panorâmico e os bancos revestidos de couro – ambos de série na configuração Griffe.

Ainda que possua regulagens de altura e profundidade para o volante e de altura para o assento do motorista, a posição de dirigir é elevada. Como efeito positivo desta “verticalização”, o hatch possui um amplo espaço interno, sendo capaz de acomodar cinco passageiros com relativo conforto. A distância de 2,60 metros no entre-eixos permanece inalterada, o que garante bom espaço para as pernas na segunda fileira de assentos. Além disso, o modelo da Peugeot possui o segundo maior porta-malas entre os hatches comercializados no Brasil, com 430 litros de capacidade – para efeito de comparação, o compartimento de carga do Toyota Corolla possui 470 litros de capacidade.

E o 308 europeu? - A Peugeot confirma os planos de trazer ao País o hatch europeu, a ser vendido aqui junto com o argentino. Porém, a empresa afirma que está aguardando o melhor momento para fazê-lo, sem determinar ainda uma data específica para iniciar a importação.

Veja abaixo os preços e lista de equipamentos de série de cada versão:

Allure 1.6 manual (R$ 69.990): ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, direção eletro-hidráulica, teto panorâmico, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, controlador de velocidade, banco do motorista com regulagem de altura, volante revestido de couro com ajustes de altura e profundidade, trio elétrico (nas quatro portas), computador de bordo, rodas de liga leve aro 17, sensor de estacionamento traseiro, sistema isofix para cadeiras infantis (fixação no chassi), porta-luvas refrigerado e retrovisor interno eletrocrômico (antiofuscante).

Ela vem ainda de série com central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas com comandos no volante, Bluetooth, USB, compatibilidade com os sistemas MirrorLink e CarPlay e My Link Peugeot (aplicativo para Android e IOS que permite acessar pelo smartphone informações do computador de bordo do veículo, localizar onde ele está estacionado e até continuar a navegação a pé até o destino após parar o carro, entre outras funções).

Allure 2.0 automático (R$ 75.990): todos os itens da versão anterior, mais controle de estabilidade.

Griffe THP (R$ 82.990): todos os itens da versão acima, mais sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, bancos revestidos de couro, GPS integrado ao rádio e rodas aro 17 com acabamento diamantado.

 

Assista a um vídeo do novo Peugeot 308:

Viagem a convite da Peugeot

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.