entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Volvo lança XC90 D5 a diesel partindo de R$ 369.950

Opção que estreou no irmão menor XC60 há alguns meses chega agora ao SUV de luxo com duas versões disponíveis

06/12/2016 - Anamaria Rinaldi, de Amparo (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Quatro meses após estrear no XC60, a configuração a diesel D5 chega agora ao irmão maior Volvo XC90 em duas versões. A opção de entrada Momentum sai por R$ 369.950, enquanto a Inscription cobra R$ 419.950. O motor, porém, não é o mesmo nas dois SUVs. O XC60 traz um 2.4 de cinco cilindros e 220 cv, enquanto no XC90 é um 2.0 biturbo de quatro cilindros e 238 cv.

Leia mais:
Antes e depois: confira a evolução das picapes com os anos 
Os carros que mais desvalorizaram no Brasil em 2016 
Já imaginou se os carros de luxo tivessem versões "básicas"? 
10 fatos que você precisa saber para tirar ou renovar a CNH

O torque máximo é de 48,9 kgfm disponível entre 1.750 e 2.250 rpm, com câmbio é automático de oito marchas. Esse conjunto faz o SUV de luxo acelerar de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 230 km/h. Segundo a fabricante sueca, esse novo motor conta com uma tecnologia que permite respostas mais rápidas de aceleração, reduzindo o turbo lag (tempo para a turbina encher).

Funciona da seguinte forma: ao receber ar fresco do filtro de ar, um pequeno compressor elétrico comprime esse ar para armazená-lo em um reservatório. Então, em primeira ou segunda marcha, ele é liberado para alimentar o turbo compressor quando o acelerador é pressionado com o veículo parado ou com o motor abaixo dos 2 mil giros. Isso cria um impulso instantâneo para arranque. Em seguida, o ar no depósito é substituído para ser usado quando for novamente necessário. A tração é integral AWD, distribuindo a força entre as quatro rodas automaticamente conforme a aderência do piso.

Outra novidade na linha 2017 é a introdução do piloto automático que atua com o veículo a até 130 km/h, ao contrário do anterior que trabalhava apenas a até 50 km/h. Ele mantém a velocidade e a distância do veículo à frente programadas pelo motorista, acelerando e freando quando preciso. Além disso, esse sistema é capaz de ler as faixas de rodagem na via, movendo o volante para manter o veículo na trajetória. A alteração permite que o dispositivo seja usado também em rodovias e não mais somente na cidade. De qualquer forma, é sempre bom destacar que isso não elimina a necessidade de o condutor estar sempre atento ao tráfego e com as duas mãos no volante. Para quem já possui o XC90, a Volvo informa que será possível fazer a atualização do sistema, contudo, o valor desse serviço não foi revelado.

Equipamentos de série

A versão de entrada Momentum vem com ar-condicionado digital com quatro zonas de temperatura, tela central de nove polegadas sensível ao toque, GPS, sete assentos individuais, bancos dianteiros com regulagens elétricas, ajuste lombar, apoio das pernas, aquecimento e memória, bancos traseiros com booster integrado para crianças, assistente de estacionamento, monitoramento de pressão dos pneus, faróis full LED autodirecionais, rodas de 19 polegadas e sistema com cinco modos de condução (Comfort, Eco, Dynamic, Off Road e Individual) que alteram motor, transmissão, direção, economia de combustível e até o layout do painel. 

Já a Inscription traz a mais sistema de áudio de alta qualidade, suspensão a ar, rodas de 20 polegadas, bancos com apoios laterais ajustáveis eletricamente e ventilação, assentos traseiros com aquecimento, Head Up Display (visor que projeta informações à frente do motorista), teto solar panorâmico, alertas de tráfego lateral e de colisão traseira, alerta de ponto cego e sistema de visão 360º.

No quesito segurança, ambas vêm equipadas com alerta de mudança de faixa (aplica força no volante se o carro sair da faixa sem seta), alerta de fadiga, sistema que aciona automaticamente os freios caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário, dispositivo pré-colisão que reduz os danos aos ocupantes, controle eletrônico anti-capotamento, visão noturna (permite ver até pedestres, ciclistas e animais de grande porte) e Volvo On Call.

Impressões ao dirigir

Além do porte e do visual, que já chamam a atenção, o XC90 atrai pela lista de equipamentos. Famosa por ser uma marca focada em segurança, a Volvo não deixa nada a desejar quando os ocupantes embarcam no SUV. A tela central do tamanho de um tablet é um dos destaques no interior, junto com o ótimo acabamento. E como anda? Muito bem. A nova tecnologia que auxilia em arrancadas é percetível, dando um fôlego extra, mas atua apenas em baixos giros e em primeira ou segunda marcha. Ou seja, não ajuda em uma ultrapassagem na estrada, por exemplo. Ainda assim, para um SUV grande e pesado, o XC90 não é lento nas respostas e cumpre bem a função para um carro familiar que tem sete assentos de série em todas as versões. 

Mesmo na versão Momentum, que não conta com suspensão a ar, o ajuste é confortável até em pisos irregulares e garante ótima estabilidade em curvas. Os principais atrativos, contudo, são os modos de condução com uma opção específica para o fora de estrada e o sistema semi-autônomo que guia o carro entre as faixas de rodagem e em relação ao veículo à frente.

Vai vender? - Segundo a Volvo, de 50% a 55% do segmento de SUVs de luxo é composto por modelos a diesel, daí a importância para a marca desse lançamento. A previsão da empresa é vender 700 unidades do XC90 em 2017 incluindo todas as versões a diesel e a gasolina, sendo que até 60% deve ser dos modelos a diesel. Desse total, 80% deverá ser da configuração mais cara Inscription e 20% da Momentum. As revisões custam R$ 10.985 até os 60 mil km, sendo a primeira de 10 mil km por R$ 999, a segunda de 20 mil km por R$ 1.899 e a terceira de 30 mil km por R$ 999.

Test-drive a convite da Volvo

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.