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10 dicas para escolher uma boa oficina mecânica

Ficar atento a todos os detalhes evita entrar em uma furada e ter prejuízo, além de não resolver o problema com o carro

04/01/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Quem já possui uma oficina mecânica de confiança sabe o valor que isso tem. E a dificuldade em encontrar uma. Por mais que você cuide do seu carro, mais cedo ou mais tarde ele precisará passar por uma revisão ou mesmo fazer algum reparo. E se você não conhece ninguém que possa indicar uma oficina de confiança, não adianta escolher só pelo preço. Como diz o ditado, o barato pode sair caro.

É importante também que o atendimento seja bom, as peças usadas sejam de qualidade, a mão de obra seja qualificada e os prazos sejam respeitados. Com tudo isso em mente, veja a seguir algumas dicas que ajudam na hora de escolher um bom prestador de serviço.

1. Estrutura
É importante que a oficina esteja apta a realizar os serviços, com estrutura, equipamentos, ferramentas e profissionais capacitados. Isso tudo você consegue observar já ao entrar no local. Veja se há uma recepção ou um espaço para atender os clientes e observe se há diplomas nas paredes certificando os treinamentos realizados pela equipe. 

2. Pesquisa prévia
Pesquise o CNPJ da oficina para ver se o estabelecimento não é clandestino. Vale a pena ainda pesquisar se há reclamações contra a empresa em sites especializados ou no Procon local. 

3. Oficina especializada
Fique atento se o seu carro for importado ou se o reparo necessário for muito especializado. Nesses casos, é fundamental procurar uma oficina que também seja especializada.

4. Primeiro contato
Ao deixar o carro na oficina, é fundamental que seja definido um prazo de resposta e que seja feito um check list do veículo, detalhando o estado de conservação do carro (riscos, amassados etc), o nível de combustível, a quilometragem e os equipamentos e acessórios. Veja também se eles colocam capas nos bancos e no volante para proteger o revestimento interno. Dependendo do serviço a ser realizado, verifique ainda se há capas de proteção para a carroceria. 

5. Orçamento
No orçamento, é fundamental que todo serviço a ser realizado esteja detalhado, com todos os custos. Se houver qualquer dúvida, essa é a hora de testar o atendimento. Observe se os profissionais estão aptos a esclarecer suas dúvidas e se eles estão dispostos a isso também.

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6. Pesquise
Compare os custos e os benefícios em diferentes oficinas antes de escolher em qual fará o serviço. Pergunte pelo prazo de garantia e outras informações que considerar relevante para então poder comparar as empresas com mais detalhes. 

7. Peças novas?
Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o cliente é quem deve escolher se deseja colocar peças originais e novas ou recondicionadas. Conforme descrito no artigo 21 do Código de Defesa do Consumidor, se o cliente não especificar, as peças a serem usadas devem ser sempre originais. Se, por outro lado, o cliente desejar usar peças recondicionadas, ele deve deixar o pedido por escrito e assinado. 

8. Nota fiscal e garantia
Uma vez que o serviço esteja pronto, a oficina deve fornecer a nota fiscal descrevendo tudo que foi feito e todas as peças trocadas, além de indicar o prazo de garantia. Segundo o Idec, independentemente de termo escrito, a garantia legal é de três meses.

9. Na retirada
Ao retirar o veículo, verifique o mesmo check list feito na entrada do carro na oficina. Faça uma ampla vistoria no carro para verificar se há manchas, riscados ou amassados antes inexistentes. Observe também se todos os acessórios e equipamentos estão funcionando, a quilometragem e o nível de combustível, comparando os dados com aqueles anotados quando você deixou o carro no local. 

10. Rode com o veículo
Após retirar o carro da oficina, rode com o veículo para checar se não há problemas nem ruídos indesejados. E se o serviço contratado não tiver sido feito de acordo, o cliente pode pedir que ele seja refeito sem custo adicional.

 

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 Ao retirar o veículo, faça uma vistoria para verificar se ele encontra-se nas mesmas condições em que entrou na oficina, certificando-se de que não há danos, como amassados, riscos na pintura ou equipamentos quebrados.
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