entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Detran SP permite indicação de condutor por selfie

Aplicativo do departamento de trânsito paulista inova e permite a operação também por foto

24/04/2018 - Redação / Foto: iStock.com / Fonte: iCarros

O aplicativo do Detran de São Paulo, disponível para smartphones com sistema operacional Android ou iOS, está com uma função inédita no país: a indicação de condutor para infrações de trânsito por meio de selfie, foto tirada do rosto. O procedimento de indicação serve para os casos em que a multa foi lavrada para outro condutor que não o proprietário.

Leia mais:
Tire suas dúvidas sobre multas
Multas ficaram mais caras, veja a nova tabela
Projeto quer proibir estepe temporário

Para ter acesso a essa funcionalidade, os interessados precisam estar cadastrados no portal do Detran SP e ter o aplicativo. Então, o proprietário deve acessar a opção Indicação de Condutor no app e selecionar a infração. Depois de conferir os dados da infração e do veículo, ele se identifica tirando uma selfie e assinando na tela. Caso o dono do veículo não seja registrado em São Paulo ou até mesmo não tenha CNH, ele pode incluir uma fotografia de um documento de identificação, como o RG.

Conforme estabelece a legislação federal de trânsito, as multas são sempre registradas no veículo, com base na placa. Quando o condutor não é identificado no momento da infração, o trâmite de indicação do real condutor pode ser feito pelo correio, presencialmente ou pela internet. Esse procedimento está previsto resolução 404/2012 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A lei só permite que o dono do veículo indique outro motorista para receber os pontos quando a infração não foi cometida por ele.
 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.