entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

SP: Licenciamento para placas final 4 já começou

Dia 31 de julho é o prazo limite para efetuar o licenciamento de veículos com placa final 4, veja as datas

01/07/2016 - Redação / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

Os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo devem ficar de olho na data limite de licenciamento para veículos com placa final 4, que começa hoje (1 de julho) e termina quinta-feira, 31 de julho. A taxa é de R$ 80,07 e quem optar pela entrega do documento pelos Correios deve pagar o valor adicional de R$ 11 - nesse caso, o licenciamento precisa ser feito com pelo menos 15 dias de antecedência para que o documento seja entregue no endereço registrado até o final do mês. Após a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), o prazo de entrega dos Correios é de até sete dias úteis. Vale lembrar que é obrigatório portar o CRLV do ano vigente no veículo.

Leia mais:
Tudo sobre licenciamento de veículos
Os carros mais roubados do Brasil: veja se o seu está na lista
Mito ou verdade? Tire suas dúvidas sobre a carteira de habilitação
Tudo sobre multas

Neste mês devem ser licenciados os carros com placa final 4, com prazo até o último dia útil de abril. Para caminhões o prazo começa em setembro. O processo pode ser feito a qualquer momento e que aqueles que já fizeram o licenciamento junto com o pagamento do IPVA no início do ano não precisam fazê-lo novamente.

Veja abaixo o calendário para veículo automotor, reboque e semirreboque com o mês limite para licenciar:

Placa final 1 – abril
Placa final 2 – maio
Placa final 3 – junho
Placa final 4 – julho
Placa final 5 e 6 – agosto
Placa final 7 – setembro
Placa final 8 – outubro
Placa final 9 – novembro
Placa final 0 - dezembro

Veja abaixo o calendário para veículos de carga (caminhão):

Placa final 1 e 2 – setembro
Placa final 3, 4 e 5 – outubro
Placa final 6, 7 e 8 – novembro
Placa final 9 e 0 – dezembro

Como fazer?

A taxa de licenciamento pode ser paga na internet, em caixas eletrônicos ou nas agências dos bancos credenciados, sendo necessário também quitar débitos pendentes (se houver) de IPVA, seguro obrigatório e multas. Para efetuar o pagamento é preciso ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). É possível retirar o documento em uma unidade de atendimento ou recebê-lo via Correios. A postagem é feita usando o endereço registrado no Detran, por isso, é essencial que ele esteja atualizado.

Quem preferir pode fazer o processo pessoalmente apresentando o comprovante de pagamento e um documento de identificação na unidade do Detran.SP em que o veículo está registrado ou nos postos do Poupatempo - nesse caso não se deve pagar o valor da postagem pelos Correios. O passo a passo completo pode ser consultado no site do Detran.SP.
 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.