entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

CEO confirma nova geração do Peugeot RCZ

Maxime Picat, CEO da Peugeot, adiantou que a segunda geração do RCZ será lançada em 2016

30/06/2014 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O plano de redução do portfólio da Peugeot não afetará o cupê RCZ. Quem afirma é o CEO da marca, Maxime Picat, que, em entrevista ao site holandês Telegraaf, revelou que a montadora já desenvolve a segunda geração do modelo a ser lançada em 2016 sobre a plataforma modular EMP2, utilizada nos novos 308 e C4 Picasso. O carro terá função importante no reposicionamento da marca, que adotará um perfil “premium” em relação à Citroën.

A nova estratégia da marca, que reduzirá o número dos 45 modelos produzidos atualmente a apenas 26 até 2020, também foi reafirmada por Picat. Um dos modelos que deverá deixar de existir é a picape Hoggar, baseada na plataforma do antigo 206. Fruto de um investimento de R$ 100 mi para a produção local em 2010, o Hoggar somou apenas 271 unidades vendidas no acumulado de 2014 até o mês de maio, enquanto a líder Fiat Strada vendeu 64.743 unidades no mesmo período. A assessoria da Peugeot no Brasil, porém, ainda não confirma o fim da produção do modelo, que continua sendo fabricado em Porto Real (RJ).

Série especial em homenagem ao 205 GTi - para comemorar os 30 anos do 205 GTi, modelo que deu início à linhagem esportiva dos hatches da marca, a Peugeot aproveitou o Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra, para revelar uma nova versão do 208 GTi.

O 208 GTi 30th Anniversary recebeu suspensão rebaixada em 10 mm, bitolas dianteiras alargadas em 22 mm e traseiras em 16 mm, além da substituição dos acabamentos cromados na moldura da grade frontal, dos faróis de neblina e nos espelhos retrovisores, que agora são da cor preta. O carro conta também com rodas de 18 polegadas e saias laterais em preto fosco e pinças de freio Brembo vermelhas. Finalizam o pacote uma carroceria bicolor, com as duas cores delimitadas por um corte oblíquo inspirado nos conceitos ONYX, 308 R e EXALT.

O conjunto mecânico recebeu alterações que renderam ao motor THP 8 cv a mais de potência em relação ao GTi convencional, além de um acréscimo de 2,5 kgfm no torque, totalizando 208 cv e 30,5 kgfm. Completam o pacote um diferencial de deslizamento limitado do tipo Torsen emprestado do RCZ R, sistema de exaustão retrabalhado e um câmbio manual de seis marchas. Os controles de tração e de estabilidade também foram modificados para interferir menos na condução do veículo. “Por já oferecermos uma experiência dinâmica bastante positiva no 208 GTi, nossa principal ambição com a edição comemorativa foi justamente ampliar essa eficácia. Para tanto, trabalhamos para que o modelo apresentasse tração e potencial de aderência superiores, principalmente no eixo dianteiro.”, explicou Pierre Budar, chefe do projeto 208 GTi 30th Anniversary.

Acomodado nos novos bancos concha, o motorista alcançará o 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e poderá optar entre as cores Preto texturizado, Branco Perla Nacré e Vermelho Rubi, cor tradicional nos modelos GTi da marca. Segundo a Peugeot, o modelo será apresentado ao público no Salão de Paris em outubro e chegará às revendas da Europa no mês de novembro. A assessoria da montadora no Brasil revelou que a versão não será oferecida no mercado brasileiro.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.