entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Salão de Pequim: SUV's deverão dominar ruas da China

Utilitários deixam sedãs como opção de modelo familiar para trás e já são metade do mercado chinês

26/04/2016 - Texto e fotos: Anelisa Lopes, de Beijing (China) / Fonte: iCarros

Com 68 marcas nacionais e 24,5 milhões de veículos vendidos, entre comerciais leves e de passeio, em 2015, a China mantém uma similaridade com o mercado brasileiro: foco no desenvolvimento e produção de utilitários esportivos. Eles são figura comum em praticamente todos os estande da 14ª edição do Salão de Beijing - cidade também chamada de Pequim - e deverão dominar as ruas nos próximos anos. 

Leia mais:
China quer deixar réplicas para trás
Galeria: conceitos vão de comerciais a esportivos 
iCarros andou no Lifan X60 CVT e no X80, de 7 lugares 
Lifan terá dois lançamentos no Brasil em 2016 

De acordo com o gerente regional da Lifan Sun Miao, o segmento de SUV's é atualmente o mais importante e o que mais cresce. "As famílias chinesas precisam de mais espaço para o segundo filho, o que já é autorizado pelo governo chinês. Por isso, este tipo de veículo tem atendido mais aos compradores de carro, que também veem nos utilitários uma forma de status", explica. 

Os utilitários já correspondem a 54% do mercado total de veículos na China e, como manda a regra, das dez marcas que mais vendem este tipo de automóvel, sete são chinesas. Em 2015, foram comercializados 6,22 milhões de utilitários, número que representa um crescimento de 49,7% em comparação ao ano anterior. E na contramão desta expansão, o segmentos de sedãs recuou 5,4%, com 11,7 milhões de unidades. 

O Salão de Beijing fez a estreia de 41 utilitários esportivos. A maioria deles é de marcas chinesas, mas há alguns que vale destacar como o Jeep Renegade, que começará a ser produzido neste mês junto do Cherokee na fábrica da Jeep em Guangzhou - o modelo custará cerca de 200 mil yuans, ou R$ 110 mil - e o Honda Avancier, que será vendido só no mercado chinês como modelo topo de linha da Honda e único a usar um motor de 2,0 litros turbo. 

JAC leva futuro T6 ao salão e promete novos motores - O estande da JAC Motors destacou o conceito SC-5, que dará origem ao próximo T6, programado para chegar à China em 2018 e, logo em seguida, ao Brasil. A marca chinesa também confirmou a chegada de um motor 1.0 três cilindros para o hatch com apelo aventureiro T3 (que teve sua estreia adiada para o final do ano que vem no Brasil) e um 1.6 double VVT, que equipará o SUV T5, primeiro JAC nacional feito em Camaçari (BA). Os novos motores estão programados para 2018. 

Viagem a convite da Lifan Motors

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.