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Avaliação: Toyota Etios XLS 1.5 automático

Sem turbo, sem três cilindros e um câmbio automático de apenas quatro marchas. O que a Toyota está fazendo com o Etios?

13/09/2016 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Há quem comente que a Toyota se apoia na força da marca para vender produtos que não seguem o padrão visual e de acabamento do fabricante como o Etios. Argumentos não faltam: o design não agrada a todos, o motor é um quatro cilindros convencional e, após anos de espera, o câmbio automático finalmente chegou, mas com apenas quatro velocidades. Julgar o Etios hatch apenas no papel, no entanto, não conta nem metade da história. Sob a lupa de avaliação está versão XLS 1.5 automática, que hoje custa R$ 59.950.

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Ficha técnica e itens de série

De fábrica, mesmo a versão XLS não vai além do esperado na lista de equipamentos. São de série a direção com assistência elétrica, ar-condicionado manual, rodas de liga-leve aro 15, faróis de neblina, tela central multimídia de toque com conectividade via Bluetooth e USB, painel de instrumentos digital, alarme, bancos revestidos de couro com regulagem de altura para o motorista, volante com regulagem de altura e acionamento elétrico de vidros, travas e espelhos.

O motor 1.5 flex recebeu alterações na linha 2017. Teve a taxa de compressão aumentada e possui comando variável de válvulas tanto para as de admissão como para as de escape. Agora, gera 107 cv de potência e 14,7 kgfm de torque com etanol. Com gasolina, respectivamente, os números são 102 cv e 14,3 kgfm.

A mais aguardada novidade da linha 2017 foi a introdução de uma opção de câmbio automático. Nada de automatizado ou de dupla embreagem, um automático convencional com conversor de torque e apenas quatro marchas. Tão convencional que veio diretamente da geração anterior do Corolla com pesadas modificações no gerenciamento eletrônico.

Avaliação: na prática, a teoria é outra

É muito fácil em terra de HB20 e Onix falar que o desenho não favorece visualmente o Etios. Mesmo sendo um item inteiramente subjetivo, pare e pense antes de dar uma resposta e você verá que o pecado do visual do hatch da Toyota não é a beleza ou falta dela, mas sim a falta de ousadia nas linhas. Há pouca inspiração e o carro fica muito discreto.

No interior, o sempre criticado painel central agora é digital, o que facilita sua leitura. Uma das poucas vantagens que não é muito falada a respeito dessa configuração central é uma melhor visibilidade para frente, sem a intrusão dos instrumentos. Na linha 2017, há uma função nova no computador de bordo, no qual o motorista insere o preço do combustível utilizado e conforme o consumo médio, o próprio carro calcula o gasto.

Nas medidas, o carro tem 3,77 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,46 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 270 litros de bagagens. Apesar do porte mais avantajado para o veículo de entrada da Toyota no Brasil, seu peso é comedido, partindo dos 965 kg. Espaço há de sobra no interior do Etios. Três adultos se acomodam sem problemas no banco traseiro e o porta-malas está dentro da média para os hatches dessa categoria. A aparência dos materiais utilizados na cabine não é das melhores, mas o carro compensa na montagem sem falhas.

A grande história que poucos contam é o rodar do Etios. Silencioso, confortável e leve de conduzir. É até difícil lembrar que o câmbio tem apenas quatro velocidades, pois pouco se percebe o trabalho da transmissão. As arrancadas não têm trancos e, com poucas marchas, é difícil o câmbio se confundir com a relação ideal para cada situação. Se o consumo é uma preocupação com um câmbio antigo, de acordo com o computador de bordo, o hatch fez 7,5 km/l com etanol e ciclo apenas urbano.

O Etios exige pouco tempo para se adaptar. Basta girar a chave, colocar o câmbio na posição “D” e rodar. Até mesmo o formato da carroceria, mais quadrado, facilita as manobras e ameniza a falta de sensores de estacionamento. Existem competidores mais modernos e equipados pelo mesmo preço do Etios? Sim. Mas são poucos os que conseguem transmitir uma sensação relaxante ao volante tão grande quanto a do hatch da Toyota.

 

 

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