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BMW X5: nem sempre três é demais

Versão topo de linha possui motor com três turbinas que move seus 2.265 kg sem problemas. O preço? R$ 470.450

07/12/2015 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O segmento de utilitários esportivos no Brasil oferece uma variedade cada vez maior de tamanhos, motorizações e estilos. Por isso, mesmo os modelos veteranos vêm se renovando ao longo do anos para não perder espaço nesse mercado disputado. É o caso do BMW X5, à venda no País desde 2000 e que, em 2013, se tornou o primeiro veículo com motor a diesel e três turbos. Atualmente em sua terceira geração, o SAV (Sports Activity Vehicle) - como é classificado pela fabricante - tem preços a partir de R$ 353.150. Mas o iCarros não avaliou qualquer versão do modelo: trata-se da M50d, a topo de linha, que sai por R$ 470.450 com cinco lugares ou por R$ 477.450 com sete assentos.

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O X5 oferece alto padrão de conforto e de equipamentos de série, como esperado de um carro topo de linha da marca alemã, aliando um ótimo desempenho, como esperado de um produto da família M Performance. Vamos explicar: o "M" que batiza a versão vem de Motorsport, a divisão esportiva da fabricante alemã responsável por seus modelos mais potentes. Por isso, vou me debruçar primeiro sobre o motor, o que considero a cereja do bolo. 

Anda muito!

Sob o capô, o X5 M50d possui um 3.0 a diesel de seis cilindros em linha triturbo - sim, são três turbinas de geometria variável, duas menores e uma maior. Em baixas rotações, apenas um dos turbos pequenos entra em ação. Ao subir os giros, mais ou menos a partir de 1.500 rpm, começa a atuar uma segunda turbina, a maior, enquanto o segundo turbo pequeno age somente acima de 2.500 rpm, oferecendo o máximo de força. Com esse sistema, o fluxo de ar é frequente, o que ameniza muito o turbo lag (tempo para a turbina encher), além de tornar imperceptível o momento em que cada um deles começa a atuar.

O resultado são 381 cv de potência e 75,4 kgfm de torque disponível entre 2.000 e 3.000 rpm. Nada mal para impulsionar os 2.265 kg do modelo. Ele só perde em potência para o X6 M Sport, que possui um 4.4 V8 de 450 cv. O câmbio é automático de oito marchas com opção de trocas manuais nas borboletas atrás do volante e na alavanca. A tração é integral permanente, ou seja, age sob demanda. Há quatro modos de condução: Eco Pro, Comfort, Sport e Sport+, este último desliga o controle de estabilidade e é indicado para pistas. E se o feliz proprietário desse X5 desejar um carro um pouco menos beberrão, ele pode mudar para o Eco Pro, que privilegia o consumo - com esse modo, o utilitário registrou média de 7 km/l em uso urbano com o ar-condicionado ligado. 

Tanto no Eco Pro como no Comfort, o X5 é agradável na cidade, com respostas muito ágeis para um carro desse porte (são 4,88 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,76 m de altura). A direção é leve para manobrar e as suspensões independentes filtram tão bem o piso que é possível sentir cada uma trabalhando individualmente. Além disso, a estabilidade é tão boa nas curvas que você nem nota estar num utilitário esportivo. No Sport, parece desnecessário dizer que o carro "acorda" e fica sempre pedindo mais velocidade. Segundo a BMW, o M50d vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h. Outro destaque é que, dependendo do modo selecionado, o painel digital muda de cor e de visual.

É tanta tecnologia que você nem percebe

O X5 M50d possui tantos equipamentos que você leva algum tempo até notar todos eles. A lista inclui head up display colorido (visor que projeta informações no para-brisas), bancos dianteiros com diversos ajustes elétricos (tem até para as abas laterais) e memória para o condutor, cortina do teto solar panorâmico com acionamento elétrico, iluminação no painel, nas portas e nas maçanetas externas, função Auto Hold (mantém o carro freado mesmo após tirar o pé do pedal do freio), sistema Start/Stop, partida por botão, controles do ar-condicionado e duas telas nos bancos traseiros, som de alta performance Bang & Olufsen, câmeras que permitem uma visão total do exterior do carro, aviso de colisão (aciona os freios automaticamente se o condutor não reagir), reconhecimento de pedestres, aviso de desvio de trajetória e dispositivo que sobe o volante ao desligar o carro para facilitar o acesso.

Essa versão vem equipada ainda com o pacote M que acrescenta ao X5 kit aerodinâmico, rodas de liga leve aro 20 e volante com o emblema "M". Com tantos itens, senti falta apenas de regulagem de altura no cinto de segurança. O único opcional é a terceira fileira de bancos.

Espaço compatível com seu tamanho

Grande por dentro e por fora, o X5 possui 2,93 m de entre-eixos e permite que três adultos se acomodem muito bem atrás, com assoalho totalmente plano para não prejudicar quem vai no assento do meio. O enorme porta-malas de 650 litros possui tampa com abertura dupla (uma para cima e outra para baixo), fechamento elétrico, tomada 12V, ganchos de fixação e até amortecedor na tampa que separa o estepe.

Esportivo genuíno - Linha "M" de verdade no Brasil atualmente só os modelos M3, M4 (Coupé e Cabrio), M5, M6 Gran Coupé e X6 M. Entretanto, o X5 também já teve uma versão puro-sangue no País. O SUV foi vendido aqui entre 2010 e 2012 na configuração M (4.4 V8 de 555 cv) e entre 2013 e 2014, já na terceira geração, na opção xDrive 50i M Sport (4.4 V8 de 450 cv). Lá fora, o X5 M sofreu uma reestilização apresentada no final do ano passado durante o Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos. Infelizmente, a BMW disse não haver previsão de trazer a novidade para o Brasil por enquanto.

 

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