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Fiat Cronos Precision AT: a versão top do sedã | Teste

Versão mais completa do sedã do Argo é mais barata que o VW Virtus, mas muitos equipamentos ainda são opcionais

03/04/2018 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Lançado em fevereiro, o Fiat Cronos chegou já aposentando o Linea e as versões mais completas do Grand Siena. Sem pretensões de ser médio, o que a novidade pode oferecer? Avaliamos a versão Precision AT, a mais cara da linha, para explorar todo o potencial do Cronos. Nessa configuração, o sedã parte de R$ 69.990.

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O que ele traz de fato?

A versão mais completa do Cronos tem de série direção com assistência elétrica, ar-condicionado, trio elétrico, regulagem de altura para o banco do motorista e volante, Isofix para a fixação de assentos infantis, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, Start/Stop, central multimídia com espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple Car Play, tela digital de 3,5’’ no painel de instrumentos, piloto automático, controles de estabilidade e tração, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa, faróis de neblina, luzes de posição com lâmpadas de LED e rodas de liga leve de 16 polegadas.

Virtus Highline ou Cronos precision?

O modelo das fotos está com três dos quatro kits de opcionais disponíveis, além da pintura perolizada “Vermelho Marsala”, que acrescenta R$ 2.000 a mais ao preço final. O único que não estava presente era o kit com airbags laterais, que custa R$ 2.600.

Opcionais equipados no carro das fotos
Kit Tech (R$ 3.990) – 
Chave presencial, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, luzes sob os espelhos para facilitar a entrada em ambientes escuros, ar-condicionado automático, tela no painel de instrumentos com 7’’, sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico.

Kit Stile (R$ 3.100) – Bancos revestidos de material sintético (chamado pela Fiat de couro ecológico) e rodas de liga leve de 17’’ com pneus 205/45.

Câmera de ré (R$ 650) – acrescenta câmera traseira projetada na tela da central multimídia.

Assim, equipado como o Cronos das fotos, o sedã custa R$ 79.730.

Ficha técnica

As versões Precision usam o motor 1.8 E.Torq EVO de 139 cv de potência (e) e 19,3 kgfm de torque (e), mesmo conjunto também utilizado na Fiat Toro e no Jeep Renegade. O câmbio na versão mais completa é automático de seis marchas.

Veja a ficha técnica completa do Fiat Cronos

Nas medidas, o Fiat Cronos tem 4,36 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,51 m e 2,51 m de entre-eixos. O carro pesa 1.271 kg na versão Precision automática. O porta-malas leva 525 litros. A aceleração de 0 a 100 km/h rodando com etanol leva 9,9 segundos nessa versão mais completa. O mais rápido em ainda é o Cronos Precision 1.8 manual, que cumpre a aceleração partindo da imobilidade em 9,2 segundos.

Como anda?

O principal atrativo do Cronos frente aos seus rivais é, de fato, o visual. Agradável, tem linhas fluídas e harmoniosas. No entanto, enquanto as rodas de 17’’ ornam bem com o carro, as opções menores acabam não preenchendo tão bem as caixas de roda.

Por dentro, o tema se repete. Tudo é muito similar ao Argo no painel, apesar de a Fiat ter dado uma cara exclusiva ao sedã, sendo que até a porta traseira é diferente no Cronos. A cabine usa basicamente plástico no acabamento, mas com texturas agradáveis tanto aos olhos quanto ao toque, além de misturar cores de forma elegante.

Com ajustes de altura de série em todas as versões para o banco do motorista, volante e cinto de segurança, é fácil encontrar uma posição de pilotagem confortável. Os bancos em si, são um pouco firmes, o que ajuda a enfrentar viagens mais longas sem cansar. No entanto, vale lembrar que o acabamento sintético é opcional. De série, o Cronos mais completo tem bancos de tecido.

Compare o Fiat Cronos com os seus rivais

Falando em conforto, há espaço de sobra para quem vai na frente. Atrás, dois adultos se acomodam bem. O espaço para joelhos não é tão farto quanto no VW Virtus, mas você precisa ter mais de 1,90 m pra sentir falta de mais espaço. Para a cabeça, vale o mesmo. É possível levar três adultos, lembrando que todos têm cintos de três pontos e encostos de cabeça, mas é melhor a viagem não ser muito longa.

Outro elemento que acrescenta ao conforto do carro é o isolamento acústico. Como a sexta marcha do câmbio permite cruzar a 120 km/h a 2.500 rpm. Pouco se escuta de vento, motor ou rolagem dos pneus. A suspensão está mais firme na comparação com Palio e Grand Siena, o que é uma grata surpresa. Maior surpresa é que isso não afetou a capacidade do Cronos de ser confortável em terrenos ruins.

Conclusão

Nem para Prisma, nem para Virtus. O Fiat Cronos achou um espacinho entre os dois. Bonito, bem acabado, cobra bastante na versão Precision AT e ainda pede alguns opcionais. Mas é a versão “vitrine”, para mostrar tudo o que sedã é capaz, e ele é capaz de muito.
 

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