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Gol 1.0 ou Onix 1.0: qual o melhor?

Na briga entre o ex-campeão e o atual líder, o Volkswagen Gol se enche de tecnologia para enfrentar o Chevrolet Onix

31/03/2016 - Texto: Thiago Moreno / Fotos: Aline França (Gol) e Thiago Moreno (Onix) / Fonte: iCarros

Enquanto o VW Gol amargurou o sexto lugar entre os carros 0km mais vendidos de 2015, com 82.753 unidades, o Chevrolet Onix se erguia como o campeão do período com 125.936 emplacamentos de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Mas esse fenômeno ocorreu antes do facelift pelo qual o Gol passou em fevereiro e a pergunta agora é: o atual campeão Onix tem fôlego para segurar o veterano e renovado hatch da VW? Para essa revanche, o iCarros pôs lado a lado o Gol Comfortline 1.0 e o Chevrolet Onix LT 1.0 que, quando básicos, custam respectivamente R$ 42.690 e R$ 43.250.

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Armas básicas para a briga de sempre

Mesmo sendo mais caro, o Onix não oferece nada de série que o Gol também não disponibilize. Ambos trazem direção hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas, vidros elétricos apenas dianteiros, ajuste de altura para o banco do motorista, abertura elétrica do porta-malas e rodas de ferro com calotas. Só que o modelo da VW, ao contrário do Chevrolet, não para por aí e acrescenta ainda faróis de neblina, rádio com conectividade via Bluetooth e computador de bordo. O primeiro tem rodas aro 14, enquanto o último traz rodas de 15 polegadas.

O Onix está equipado com a central multimídia de toque My Link, com conectividade via entrada auxiliar, Bluetooth e USB. O opcional sozinho acrescenta R$ 2.000 ao preço da versão LT 1.0. Já o Gol trouxe o kit Urban Completo, de R$ 3.350 e que acrescenta rodas de liga aro 15, alarme, vidros elétricos traseiros, espelhos elétricos e sensor de estacionamento traseiro. O suporte de GPS no painel também é opcional e acrescenta R$ 290 ao preço final.

Equipado como nas fotos, o Onix custa R$ 45.250, enquanto o Gol sai por R$ 46.330. Com o acréscimo de pintura metálica no VW, o valor fica em R$ 47.640.

Gol tem mecânica mais avançada

O grande trunfo do Gol 2017 não foi a cara nova por fora, ou o painel e o volante herdados do Golf, mas sim o novo motor 1.0 de três cilindros flex do up!, que é capaz de entregar 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque com etanol e 75 cv e 9,7 kgfm com gasolina.

O 1.0 da do Onix tem quatro cilindros, portanto um a mais que o rival. Mais potência, certo? Errado. O motor da Chevrolet gera 80 cv com etanol e 78 cv com gasolina, enquanto o torque é respectivamente de 9,8 kgfm e 9,6 kgfm.

Como o peso não é tão diferente entre os hatches, 998 kg para o Gol e 1.019 kg para o Onix, a pequena diferença de desempenho poderia passar despercebida, mas, na vida real, o Gol mostrou mais fôlego e maior disposição para ganhar giro que o Onix, que se comporta como um 1.0 tradicional. Mesmo abastecido com gasolina, o VW encarou ladeiras sem pestanejar e caiu na estrada sem exigir muitas trocas de marcha. É normal para o tricilíndrico trabalhar a 3.000 rpm ou mais, porém, o regime elevado não significa maior barulho ou vibração que o rival. Se você pestanejar na troca de marcha, o motor vai chegar a 4.000 rpm antes de o motorista notar algum ruído.

O resultado é que, em uso rodoviário com gasolina, o consumo do Gol ficou na casa dos 19 km/l, sempre com o ar-condicionado ligado, de acordo com o comutador de bordo do carro. O Onix não tem o equipamento, não participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do InMetro e a Chevrolet não divulga dados estimados de consumo.

Mesmo tendo um desempenho acima do esperado para um motor 1.0, o Gol ainda é um “carro mil”. Mais cedo ou mais tarde – ou carregado – você irá precisar fazer trocas de marcha. Serão menos que no Onix e a tarefa é facilitada pela transmissão manual de cinco marchas com engates leves e precisos. O câmbio do Chevrolet, também manual de cinco velocidades, é leve, mas lhe falta a precisão do rival.

Onix dá o troco em espaço interno e conforto

De medidas, Gol e Onix empatam em praticamente todos os departamentos. Ambos têm 3,9 m de comprimento, 1,5 m de altura e 1,7 m de largura. A diferença de porta-malas fica na casa dos 5 litros, com 285 L para o primeiro e 280 L para o segundo. O entre-eixos tem a maior diferença e, mesmo assim, é na casa dos milímetros. O Onix tem 2.528 mm contra 2.465 mm do Gol.

Apesar de pouca, na prática o hatch da Chevrolet mostra uma cabine mais ampla. Não que de fato tenha mais espaço, mas para os passageiros a sensação é de que o carro é maior que o da VW. No banco traseiro, onde o entre-eixos faz diferença, aí sim, o Onix tem vantagem concreta.

A suspensão do Gol, como sempre foi com a atual geração desde 2008, tem uma suspensão com acerto mais firme, ótimo para fazer curvas com segurança, mas não tão confortável quanto o Onix para enfrentar a buraqueira cotidiana.

Conclusão – Carro por carro, o VW Gol leva a melhor sobre o Chevrolet Onix nas versões intermediárias com motor 1.0 por ter um preço similar e entregar um pouco mais de equipamentos, mesmo que sejam opcionais. Na parte mecânica vem a grande vantagem do Volkswagen, por entregar mais potência com menos motor, sendo econômico sem ser fraco. Dessa vez, a revanche do ex-campeão veio forte.
 

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